Weyden Rodrigues: 15 de maio, dia do orgulho de ser travesti e transexual

15 de maio

15 de maio

O Movimento Nacional, organizado, de Travestis e Transexuais nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de maio de 1992, através do grupo ASTRAL – Associação de Travestis e Liberados, que se tornou a primeira ONG de Travestis e Transexuais da América Latina. Até a data não se tinha conhecimento de outra associação específica, feita por e para pessoas Trans na região.
Idealizado por um grupo de 6 Travestis, sendo elas Jovanna Baby, Jossy Silva, Elza Lobão, Beatriz Senegal, Raquel Barbosa e Munique do Bavier.
Com objetivo de atuar no resgate da cidadania plena, inclusão social e enfrentamento da violência cometida pela sociedade em geral contra a nossa população. Bem como a luta pela conscientização e prevenção do HIV/Aids, e o apoio às pessoas positivas.
Por esse motivo, discutimos a importância de marcar a data de criação deste movimento no Rio de Janeiro no calendário nacional, como o Dia do Orgulho de Ser Travesti e Transexual.
Uma data que não anula ou se contrapõe a data do 29 de janeiro – Dia da Visibilidade Trans, já ratificada no Brasil. Ambas são importantes e somam forças para a  luta das Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans.
O 15 de Maio marca uma data histórica para o segmento no Brasil, desconhecida pela maioria, pois pela primeira vez essa população estava se organizando de forma política, o que causou visibilidade e repercussão na mídia.
Esse fato ampliou a visibilidadade, dada a sua importância ao articular essas pessoas em associações, para aumentar as forças coletivas e lutar pela existência das pessoas Travestis e Transexuais.
O Fórum de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro reconhece, ratifica e institui nacionalmente, a partir do ano de 2017, o Dia 15 de maio 05, como o *DIA DO ORGULHO DE SER TRAVESTI E TRANSEXUAL*, para que a nossa história seja lembrada, fique registrada e conhecida nacionalmente, e para que tenhamos cada vez mais Orgulho de ser quem somos!
*Organizações Nacionais, Regionais e estaduais que Apoiam a instituição e reconhecimento da importância da data:
ABGLT – ABRAFH – ANOTTRANS – ANTRA – ASTRA – ANTRAFA – ATRANS-CE – CEDS-RJ – FONATRANS – FORUMTT-ES – FORUMTT-PI – IBRAT – REDE TRANSEDUC – RENOSP – UNALGBT – UNEGRO LGBT
 homofobia-frase.jpg#15Maio #DiaDoORGULHOTrans #OrgulhodeSER#OrgulhodeSerHomemTrans #OrgulhoTT #OrgulhoTravesti#OrgulhoTransvesti

Matar ou violentar alguém pela identidade de gênero ou pela orientação sexual é ato de barbárie que faz de nosso sofrido Brasil uma das nações aonde mais se perseguem as comunidades LGBTQIA+ no Mundo!

Encerrar esta prática selvagem faz parte de um projeto nacional que valorize e empodere a diferença, que faça da tolerância e do respeito ao outro a forma de reunirmos a grande nação ferida que é o Brasil !
Políticas públicas e visibilidade política para todas as causas que são sufocadas em nossa democracia doente !
Enfrentar e derrotar a miséria e a desigualdade pede a unidade de todos nós e a nossa unidade somente será verdadeira no respeito à diversidade e na luta contra a LGBTWIA+fobia. Como disse Lulu Santos, “consideramos justa toda forma de amor”!

15 de maio

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham