Aqui vice tem vez! | Idoso e jovem: que dupla! | Alencar Garcia de Freitas | 2 em 1

itamar-franco, vice
Alencar Garcia de Freitas
Alencar Garcia de Freitas

Vice agora tem vez?

De lá pra cá todos os  vices vêm tendo serviços, até mesmo para que façam jus aos gordos salários que recebem. Assim foi com o vice de Fernando Collor de Mello, de Dilma Rousseff, por impedimento, assumindo seus vices, respectivamente, Itamar Franco e Michel Temer

 

Existem milhares de brasileiros que, debochadamente, costumam perguntar: pra que serve o vice? A resposta quando se trata da nossa República é, e tem sido assim, para substituir o presidente nos seus impedimentos. Desde Getúlio Vargas, que suicidou-se com um tiro no peito em 24 de agosto de 1952, a cadeira do vice não tem ficado vazia, inclusive no tempo da ditadura militar.

itamar-franco, vice
Itamar Franco foi vice de Fernando Collor

Depois desta, o tal do colégio eleitoral elegeu Tancredo Neves, presidente e José Sarney, vice. Morrendo o mineiro em decorrência de uma diverticulite aguda. Embora ambos ainda não estivessem empossados, por meio de uma solução bem à brasileira, pois o certo seria a realização de novo pleito, foi empossado o vice com o beneplácito dos militares, que ainda continuavam dando as cartas em quase tudo no país.

Vice

De lá pra cá todos os vices vêm tendo serviços, até mesmo para que façam jus aos gordos salários que recebem. Assim foi com Fernando Collor de Mello e Dilma Rousseff, por impedimento, assumindo seus vices, respectivamente, Itamar Franco e Michel Temer…

Agora mesmo, com a doença, hospitalização e tratamento do presidente Jair Bolsonaro, devendo assumir o vice Hamilton Mourão (praza aos céus que seja em caráter transitório!..).

Estando o vice fora do país, como aconteceu o senhor Hamilton Mourão, a substituição ocorre segundo preceitua a nossa Carta Magna, devendo ser o presidente da Câmara dos Deputados, ou do Senado e em último lugar o presidente do Supremo Tribunal Federal (http://portal.stf.jus.br).

A pergunta para que serve o presidente está respondida acima, isso na Presidência do Brasil, mas, fora disso, aí fora, em várias organizações, parece que a pergunta continua valendo, exceto nesses casos, a menos que o titular da entidade tenha morrido.

Idoso e jovem: que dupla!

Por maior que seja a torcida dos que estão de fora, pretender que esses dois extremos se entendam bem, parece demais, não?

Seria muito bom se eles tivessem uma convivência mais harmoniosa, embora se saiba que não é fácil suportar, nem entre eles, idosos, imagine entre os jovens e idosos, a mesma lengalenga de sempre!

Na maioria das vezes, nós, os idosos, nos esquecemos que o nosso tempo já passou há tempos e que os jovens estão vivendo a vez deles?

Integração jovem x idoso

Nós, os idosos, precisamos cair na real e vê de que  maneira podemos conviver com os jovens de maneira que eles se sintam bem em estar  perto da gente. Quem sabe se dessa maneira seja possível um maior aproveitamento dos jovens com a experiência dos velhos.

Com toda sinceridade: há momentos que nem nós mesmos conseguimos nos suportar, e imaginar pretender  que os outros nos aguentem por perto!

Em situações como essas me considero réu-confesso, até com os textos que escrevo para este portal, por vezes são repetitivos com relação às minhas experiências pessoais, com o editor chefe se espremendo para me dar um basta.

Assumo com o meu editor e meu chefe, que doravante vou procurar me acostumar ficando mais entre os parágrafos e menos em pontos e vírgulas.

Alencar Garcia de Freitas é jornalista aposentado

Nós, os idosos, precisamos cair na real e vê de que  maneira podemos conviver com os jovens de maneira que eles se sintam bem em estar  perto da gente. Quem sabe se dessa maneira seja possível um maior aproveitamento dos jovens com a experiência dos velhos.

http://A mãe das necessidades: Eustáquio Palhares | Coluna Contraponto | 23/7

https://donoleari.com.br/goleira-selecao-sub-17-don-oleari/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham