513
Dos 513 deputados federais eleitos ou reeleitos no último dia 2 de outubro, apenas 28 se elegeram somente com seus próprios votos, sem depender do quociente eleitoral dos seus partidos.
O levantamento foi pelo pelo Congresso em Foco – https://congressoemfoco.uol.com.br/ – na edição deste domingo, 9 de outubro. Dos 28 que alcançaram a eleição ou reeleição sem depender da soma de votos dos seus partidos, há um super campeão de votos, o jovem mineiro Nikolas Ferreira, 26 anos, do Partido Novo – mesmo partido do governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema – que obteve 1.492.047 votos (foto de capa).
O outro deputado federal eleito que rompeu a barreira do 1 milhão de votos foi Guilherme Boulos, de São Paulo, com 1.001. 472 votos. A outra que beirou o milhão foi a reeleita Carla Zambelli, com 946.244 votos.
O jornalista Edson Sardinha, diretor de redação do Congresso em Foco, anotou que dos 28, nove são mulheres e 19 são homens. Nove são do PL, o partido do presidente candidato à reeleição, quatro são do PP, partido do presidente da Câmara, Artur Lira, e do ministro Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.
Dos demais, três são do Psol, dois do PT, dois do PSD e dois do Republicanos, ficando com um deputado cada os partidos PSB, Cidadania, Avante, Novo e Podemos.
Bolsonaro vem ao Espírito Santo uma semana antes do segundo turno | 10/10
513