Anette Musso: Já ouviu falar na Whole Food Plant-Based Diet? / 11/12

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Anette Musso  – a tal da Whole Food Plant-Based Diet?

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AS RECEITAS DE ANETTE MUSSO – Radialista

Cada vez mais, verduras, legumes, panc’s e frutas assumem o protagonismo do prato, deixando a proteína animal bem longe da nossa boca  e fazendo a alegria dos adeptos da filosofia Whole Food Plant-Based Diet.

A dieta à base de alimentos integrais propõe realizar refeições que contenham ingredientes frescos, ou seja, mais vegetais e alimentos minimamente processados e corte total dos industrializados.

A ideia é dizer não aos multi processados e trazer alimentos naturais para o prato e para a vida, além de excluir o consumo de produtos de origem animal como ovos, laticínios e carnes.

Nada que não se tenha visto anteriormente, mas que ganha força com o aumento da produção de orgânicos, do cultivo das hortas domésticas e a crescente preocupação com a qualidade de vida.

E é aí que entram os cogumelos. Os alucinógenos, não, por favor!  Os cogumelos são fungos e são considerados super alimentos, ricos em proteínas e baixíssimas calorias. Pronto, está explicado porque eles se tornaram os queridinhos dos que optaram por comer comida de verdade e manter o shape do corpinho.

Nas montanhas capixabas encontramos produtores de diversos tipos de cogumelos: Champignon, Shimeji e, em maior escala, o Shiitake.Todos deliciosos e com inúmeras possibilidades de consumo – grelhados, em saladas, sopinhas, risotos.  Assim, deixam a categoria de guarnição para assumirem o posto de prato principal.

No último domingo, preparei uma polenta super caprichada e servi com cogumelos shitake refogados no azeite. É super fácil de fazer e tem um sabor incrível.

Shitakes refogados

Ingredientes

300g de cogumelos Shitake

½ cebola roxa cortada em cubinhos

½ maço de cebolinha fresca picadinha, melhor ainda se for ciboulette

Azeite a gosto

Prepare assim

Limpe os cogumelos com um pano de prato seco para retirar as impurezas, restos de substrato e algum bichinho com asas e muitas perninhas.

Retire o talo e corte o chapéu do cogumelo em tirinhas. O talo é mais fibroso e se preferir, guarde-o para outras preparações, como um caldo para risoto.

Coloque azeite em um frigideira, aqueça e refogue a cebola roxa até murchar. Junte os cogumelos e mexa delicadamente para que cozinhem por igual. Não precisa acrescentar água. Cozinhe em fogo baixo. Finalize com a ciboulette e sirva com polenta. Coma sem moderação. E aproveite para explicar o que esse queijinho ralado está se exibindo neste prato Plant Based.

https://donoleari.com.br/

Editado por Don Oleari

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Don Oleari - Editor Chefão

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Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham