Estrada Cênica: comunidade recebe prefeito Luciano Pimenta e vice Stewand Schultz para discutir projeto na Rota Vale do Empoçado | 20/7

DETALHES DO ANEXO dinah-lopes-1.jpg
dinah lopes

Projeto da estrada cênica no Vale do Empoçado entra na pauta da prefeitura.

Coluna AQUI AFONSO CLÁUDIO – Dinah Lopes, jornalista

Três Pontões

Um projeto turístico inovador para as montanhas capixabas está sendo executado no município de Afonso Cláudio: a transformação da Rota Vale do Empoçado numa Estrada Cênica, aproveitando as variadas vistas panorâmicas da exuberante paisagem natural local.

O tema foi debatido numa reunião entre a comunidade, o prefeito Luciano Pimenta e o vice-prefeito Stewand Berger Schultz no domingo (18), na igreja católica local.

Num trabalho de aproximação com as comunidades, o prefeito mostrou interesse em apoiar o projeto que visa fazer dos 6 km da estrada do Vale do Empoçado um atrativo turístico diferenciado e que seja referência no Estado. Durante a reunião, os moradores apresentaram as demandas, principalmente em relação à segurança na estrada, devido ao aumento de público no local e aos abusos de velocidade de motoristas e motoqueiros.

 prefeito-de-afonso-claudio.jpg
Luciano Pimenta
DETALHES DO ANEXO vice-prefeito-de-afonso-claudio.jpg
Stewand Berger Schultz

O prefeito Luciano Pimenta comprometeu-se a elaborar estudos e projetos para implantação de quebra-molas, via própria para pedestres e ciclistas, rotatória na entrada, meio-fios, placas de trânsito com símbolos turísticos e em caráter experimental a mão única nos finais de semana e feriados por um periodo de dois meses:

– “Depois podemos reavaliar isso junto com a comunidade”, ressaltou. Ele também informou que durante recente visita do secretário de Agricultura do ES Paulo Foletto ao município, reivindicou um projeto de instalação de guardrails nas quatro pontes da Rota.

 IMG-20210719-WA0047.jpg

Segundo o prefeito, o turismo é uma das atividades estratégicas para o desenvolvimento do município, mas são necessárias medidas estruturantes:

– “Estamos fazendo o inventário turístico de Afonso Cláudio para conhecermos o que temos e o que é necessário fazer. As informações estavam desatualizadas”.

Pimenta também citou a importância da lei estadual 164/2021, aprovada que recentemente pela Assembleia Legislativa do ES, que cria a Rota Vale do Empoçado e logo sancionada pelo governador Renato Casagrande:

rota – “A lei transformou a Rota em interesse turístico e cultural do Estado e isso faz com que o município também tenha que adotar medidas alinhadas ao Governo visando cumprir a legislação estadual e fortalecer a Rota”.

estradaEstrada Cênica

Formando um círculo de 6 km dentro de um vale cercado por cordilheira de pedras, a Rota Vale do Empoçado é uma das estradas mais bonitas do Espírito Santo:

Estrada cênica

A Coluna Aqui AFONSO CLÁUDIO destaca o que temos defendido ao longa das jornadas comunitárias de trabalho:

estrada– “A estrada está dentro da paisagem com diferentes vistas panorâmicas por todos os lados e ângulos. Queremos que a estrada seja um atrativo turístico, já que ela está incorporada ao cenário natural local”.

comunidadeLembramos também que a estrada interliga trilhas ecológicas na cordilheira, propriedades rurais, bares e restaurantes, queijaria, sítios para aluguel em finais de semana.

comunidadeEstrada cênica

Famosa pela beleza, a estrada é cada vez mais procurada para contemplação da paisagem, caminhadas, ciclismo, fotos, contato com a natureza e o produtor rural. O projeto de transformá-la em Estrada Cênica é uma iniciativa da comunidade, que há quatro anos desenvolve ações com esta finalidade.

Os moradores, a maioria proprietários rurais, realizam mutirões para plantio de árvores nas margens, implantação de placas artesanais com mensagens, padronização da identidade visual das propriedades e da Rota, construção de portal rústico e outras atividades.

estrada cênica
Don Oleari

NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari –

O Vale do Empoçado é quinenqui aquele islogan do sutiã, duiurimembar? Criado pelo célebre publicitário Washington Olivetto, a peça publicitária está na história da propaganda do Brasil Varonil. Dizia a menina:

– “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”.

E daí, vai perguntar ocê aí: uquitem o sutiá com as calças…digo, com a estrada em foco? Ora, ora, pois, pois, tem muito, meus caros.

Desde que fui ao Vale do Empoçado pra ser apresentado a um grande cara, o Tio Elpídio, neverjamé esqueci daquele lugar. Sempre disse: a primeira vez que se vai ao Empoçado a gente nunca esquece.

Sempre pensei que niquiqui ganhasse um troco arrumado nas loterias do Cassino Brasil, eu compraria um pedaciquim de terra pramiscondê no Vale do Empoçado.

Vejam bem. Conheci Tio Elpidio há uns 800 anos. Tinha nadinha duquiqui tem hoje no vale encantado. Atualmente, tá mais paraíso ainda. Já avisei pra Mariinha Gomes que horinha dessas vou baixar no Vale, levando umas duas galinhas caipira pra ela fazer com polenta, quiabo e jiló.

estradaE ditardinha, vamubaixá na birosca do Jerônimo e da Ceninha prumodi dá uma beiçada numa tacinha de vinho e naqueles quejim danadudibão que eles fazem.

Mas, não se preocupem: só posso ficar no máximo uma semana. O Vale do Empoçado pramim é um Santuário. O outro lugar da minha paixão é o maravilhoso São Pedro de Alcântara de Itabapoana, em Mimoso do Sul.

pedro-antonio-e-casa-de-maria-antonieta.jpg
Pedro Antonio de Souza e a casa da poetas Maria Antonieta Tatagiba, restaurada

Aproveito pra anunciar que vem aí a Coluna AQUI SÃO PEDRO DE ITABAPOANA + Mimoso do Sul, em parceria com a Academia Maria Antonieta Tatagiba – Artes, Letras, História, presidida por Dr. Pedro Antonio de Souza, um grande líder intelectual, vocacionado para o coletivo.

Agradeço à colega Dinah Lopes pela parceria na coluna AQUI AFONSO CLÁUDIO, espaço que ela vai usar e abusar pra falar de tudibão que tem no município. De cabo a rabo (Oswaldo Oleari Oleare).

estrada cênica

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham