Quem somos[email protected]

Search

Saúde na zona rural de Cariacica/ES melhora depois de medidas adotadas pelo prefeito Euclerio Sampaio

Saúde

Saúde

A Zona Rural de Cariacica ocupa 54% da área total do município e possui uma agricultura variada e atrações voltadas para o agroturismo.

COLUNA

AQUI CARIACICA | Grande Vit/ES

ronaldo-foto-prassinatura-da-coluna-1-1-1-1-1-1.jpg
ronaldo chagas vieira, correspondente comunitário

Ronaldo Chagas Vieira

Foto de capa: Cacá Lima | Reserva de Duas Bocas

É grande produtor de banana orgânica, considerado o maior do Brasil.

As condições de saúde dessas populações, segundo os resultados de diversos estudos, evidenciam uma situação mais precária, se comparadas com as da população urbana.

No campo e na floresta, em todo o Brasil, ainda existem limitações de acesso e qualidade nos serviços de saúde, bem como um tímido investimento em saneamento ambiental.

Ainda no mandato de deputado estadual, o atual prefeito Euclério Sampaio (MDB), esteve na região de Duas Bocas, localidade de Destacamento de Baixo, com a funcionáia da prefeitura, Cristiane Cabral.

Lá, ouviu de moradores várias queixas sobre o atendimento à saúde, principalmente na unidade da Sede de Cariacica que, em decorrência de falhas administrativas, tinha profissionais trabalhando abaixo da carga horária contratada, prejudicando o acolhimento.

 Duas-Bocas-1.jpg 4 de maio de 2024 64 KBNa ocasião, a comunidade solicitou ao deputado estadual Euclerio Sampaio a instalação de um ponto de apoio à saúde e desta forma humanizar o tratamento ao trabalhador rural.

Logo que assumiu a prefeitura, Euclerio determinou a Cristiane Cabral para fazer o esboço do planejamento, considerando o investimento, público alvo e necessidades para implementação.

A servidora Cristiane procurou a comunidade, fez parcerias e hoje o atendimento é real. A região rural é dividida em duas partes, 13 e 14.

Esse experimento, na região 14, envolvendo Cachoeirinha, Sabão, Sertãozinho, Pedrinhas, Morro do Pico, Duas Bocas, Destacamento de Baixo, Destacamento de Cima, Sertão Velho, Patioba, Parte de Mairicará, alcançou metade dos 54% da área rural, com atendimento eficaz.

De acordo com a moradora Maria da Penha Monteiro, o atendimento na Zona Rural está melhor que o plano de saúde que teve tempos atrás.

Ela é da região de Duas Bocas. O casal Denys e Marlene Leite colabora bastante na ornamentação do local de atendimento. Denys, inclusive, fez a pintura do ambiente, com tinta doada pela comunidade.

Todas as vezes que a aposentada Ivonete Noqueira Ramos, 73 anos, precisava de agendar uma consulta médica, ela tinha que ficar a manhã inteira fora de casa e se deslocar de Duas Bocas até a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cariacica-Sede.

Agora, ela é atendida perto de casa, em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saude (Semus), que está levando os serviços para perto da população que mora na zona rural do município.

São oferecidos atendimento médico, de enfermagem, aferição de pressão e glicemia, e atividades de promoção da saúde. Os moradores da região estão comemorando a iniciativa.

“Eu já deixei de fazer consultas porque não tinha como ir à Unidade de Saúde. Agora, com o atendimento mais perto de casa, fica mais fácil”, contou dona Ivonete.

 saude-e1714833515535.jpg 2 de maio de 2024 94 KBA dona de casa Cleudimara Bastos, de 35 anos, levou seus familiares para receber atendimento, entre eles seus pais e seus três filhos.

“Fiz consultas e exames. Essa ação me ajudou muito”, comemora.

O objetivo é facilitar o acesso dos moradores da região aos serviços de saúde. A cada 15 dias são feitos os atendimentos. Sempre na terça-feira, são feitos em Duas Bocas, no anexo da igreja Católica, comunidade São José, da paróquia São João Batista, e em Cachoeirinha, na comunidade São Geraldo Magela, da mesma paróquia.

A cada semana, são oferecidos atendimentos médicos e de enfermagem pela Semus na zona rural. O objetivo é cadastrar 100% dos habitantes da região, facilitando o processo, fazendo as consultas serem marcadas previamente por funcionários da Secretaria de Saúde.

A principio, as consultas serão marcadas utilizando o serviço de Whatsaap, em grupos criados para essa finalidade. A comunidade se encarregou de instalar internet com wi-fi para dar andamento aos processos.

O ponto de apoio tem o gerenciamento da Unidade Básica de Saúde Dr. Humberto Bezerra, na Sede de Cariacica.

Hoje, a coordenadora é Polyana Campanha, que prometeu dar um choque de gestão, principalmente no relato de moradores, uma vez que existem profissionais que não cumprem seus horários de trabalho.

A coordenadora tem dado total apoio ao atendimento rural, desta forma, atingindo mais da metade do município em extensão rural (Ronaldo Chagas Vieira).

Saúde

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –

Com Ronaldo Chagas Vieira

Meu Vinho Minha Vida | Churrasco com vinho? Thamirys Schneider, Sommelière da Wine, fala sobre boas combinações

Sportotal ! Terceira fase da Copa do Brasil 2024 começa nesta terça e vai até quinta

Tevês Globo, Record e SBT querem brasileirão, diz site F5 da Folha de SP

Rivaldo novo | Campeão responde perguntas de Cafu e Giovanni no novo episódio para a Betfair

Alejandra Rodríguez, advogada e jornalista, confirma expectativas e é coroada Miss Universo Buenos Aires

 

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.