Coluna AQUI  COLATINA – Paulo Cesar Dutra – Casaca e Conde de Linhares | Renzo Vasconcelos | Unesc-PMC: curso de Direito Tributário | 22/7

colatina
 paulo-cesar-dutra-3.jpg
Paulo Cesar Dutra

Colatina, memória: Casaca e Conde de Linares. e o de agora

Coluna AQUI  COLATINA – Por Paulo Cesar Dutra (Cesinha)

Casaca no futsal

O time de futebol de salão (hoje futsal) do “Casaca” marcou época nos 100 Anos de existência do município de Colatina. Fez um sucesso muito grande no esporte de quadra colatinense. Uma agremiação ousada, inovadora e muito competitiva. Tirei essa informação na certidão de vida do time do Casaca.

Seu dirigente maior, foi o inesquecível e saudoso Mirandinha, conhecido como ” Tio Mira, ou Mirandinha” que se dedicava de corpo e alma pelo time, enfrentando equipes de níveis do Espírito Santo e de outros Estados.

Nos campeonatos locais, não media esforços na busca da conquista de títulos, procurava sempre contratar atletas de alto nível para se manter na ponta da tabela. Nos anos 1990, conquistou o titulo de campeão da cidade numa das maiores competições de quadra de Colatina, decidindo o título com a grande e espetacular equipe da “FADIC”(Faculdade de Direito da época).

 casaca-2.jpg
Jogadores do velho Casaca

A decisão aconteceu à noite, no meio da semana e a comunidade esportiva toda se dirigiu para o Ginásio da ACD, em São Silvano. Os portões tiveram que ser abertos por causa do grande número de torcedores presentes. Quem estava dentro do Ginásio não podia sair e quem estava fora não entrava.  O trânsito de carro sparou na entrada da ACD. O time do Casaca teve que ir a pé até o vestiário do ginásio, para fazer o aquecimento e quase não conseguiu passar entre os torcedores.

O Casaca perdeu o primeiro tempo por 2 x 1 e virou o jogo para 3 x 2 na segunda etapa. O resultado foi uma festa durante três dias consecutivos, para os jogadores e torcedores comemorarem o grande título da cidade.

Na foto que ilustra o texto, ex-jogadores do Casaca, de diferentes gerações em um Encontro de Colatinenses Ausentes em Colatina. Pela ordem da foto: Adir (ou Adi) Gama, Jorginho, Arles Miranda, Luiz Nichio,William, Foquinha, Mirandinha, Kokinha, Carlão, Délio Maia, Veu Tardin, Candinho, Dácio e João Malavazi (João Bafo).

Fale com o vereador?

A Câmara Municipal de Colatina é um dos três poderes do município, mas por questões financeiras, acredito, não conta com uma assessoria de imprensa! Uma casa do povo, sem comunicação com o povo! Pode isto, Arnaldo? Fica aqui a sugestão para que o órgão municipal inclua no seu quadro um assessor de imprensa!

NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari – Fiz um contato com a Câmara de Colatina, fui atendido por uma pessoa, que me passou pra outra, chamada Luciana. Sorte minha. A Luciana tem a manha, sabe lidar com o público e me explicou tudim, direitim. Depois, me mandou tudo o que a Câmara tem de linkis pra VOCÊ procurar informação. Agradeço à Luciana pelo antendimento. E nosotros, o Cesinha e eu, reivindicamos ao presidente da Câmara de Colatina contratar pelo menos um bom profissional que justifique o nome de Assessoria de Imprensa. Vamunessa, Cesinha!

RenzoVasconcelos
Renzo Vasconcelos

Renzo Vasconcelos

O deputado estadual Renzo Vasconcelos (Progressistas) é o representante de Colatina na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (AL/ES).

A “Princesa do Norte” já teve um número maior na Casa de Leis Estadual.

É muito ruim, politicamente, para a cidade. Renzo foi eleito em 2018 com 42.907 votos e precisa de parceiros. Nossa coluna vai acompanhar o trabalho do Renzo, um autêntico representante de Colatina, nossa terra, como diz o Editor Chefão Don Oleari.

Conde de Linhares, Vôlei 1968

Este é o time de voleibol do Colégio Estadual Conde de Linhares de 1968, que conquistou o terceiro lugar no Estado, nos JOPES – Jogos Escolares do Espírito Santo, realizado em três etapas. O time do Conde de Linhares venceu a primeira etapa em Colatina, a segunda etapa em Santa Teresa e ficou com a medalha de bronze na terceira e última fase em Vitória.

Naquela época a média de altura dos jogadores era de 1,75 metro. Na foto estão em pé: Niltão, Jaime Guerra (técnico), Duto Fachetti, Galdino e Evandro Martinelli.

Abaixados: Paulo Cesar Dutra (Cesinha), Bereca, Paulo César Fachetti e Pillar Francisco Calomeni.

A foto foi tirada em Santa Teresa por Jocarly Fachetti.

Taça Cidade de Tênis

O prefeito Guerino Balestrassi participou na terça-feira, 20, da abertura da Taça Cidade de Tênis. O Complexo Esportivo da Avenida Beira-rio receberá cerca de 60 atletas na competição. Os jogos às terças, quartas e quintas a partir das 18h30,, e aos sábados a partir das 16 horas.

https://fb.watch/6VJU1HqTcE/

Leilão de veículos e imóveis

A Prefeitura de Colatina vai realizar leilão público para alienação de veículos e bens móveis inservíveis pertencentes ao patrimôniomunicipal. Leilão será realiado pelo site: https://www.prosalemleiloes.com.br . Arrematação será por lote e por maior lance.

Lotes incluem veiculos de passeio, retroescavadeira, caminhão, van, ônibus, sucatas de ar condidionado, mesas, cadeira, eletrodomésticos, equipamento hospitalares, entre outros. Podem participar pessoas físicas e jurídicas.

Interessados podem fazer vistoria e visitação antecipadamente por agendamento entre os dias 26 e 29 de julho (dias úteis), das 8 às 12 oras e das 13 às 16 horas. Agendamento pelo 27 31777213 com no mínimo 48 horas de antecedência.

 caixas-seletivas-colatina.jpgReforma de ecopontos

Parceria entre Associação de Catadores Colatinenses de Materiais Recicláveis (Asccor) resultou na reforma de 19 ecopontos, aquelas caixas de coleta seletiva para papel, plástico, metal e vidro. A economia gerada para o município foi de cerca de R$ 50 mil com a recuperação dos ecopontos.

Os equipamentos recuperados vão substituir os que estão danificados e serão instalados em pontos estratégicos da cidade, ainda a serem definidos junto aos moradores dos bairros.

Curso Direito Tributário 

Em parceria com a Unesc a Prefeitura de Colatina iniciou na terça-feira, 20, curso de capacitação em Direito Tributário para servidores da Secretaria Municipal da Fazenda. A aula inaugural foi dada pelos professores Fabiano Antonio Babilon e Alfredo Lampier Júnior no auditório do Sanear.

O curso vai até 31 de agosto e dá ênfase no sistema de tributação municipal e oferecerá atualizações da legislação sobre impostos e taxas, calissificação de tributos, contribuições, crédito, entre outros quesitos do Direito Tributário.

Botocudos

Centenário de Colatina

Estão abertas as votações da categoria Júri Popular do Concurso de Fotografia com o tema “Centenário de Colatina”. Foram selecionadas 17 fotos, que estão na págna oficial da Prefeitura no Facebook. Votaçao segue até às 18 yhoras do dia 30 de julho próximo e será realizada através de curtidas, que serão computadas pela Comissão julgadora.

As seis fotos mais bem votadas receberão menção honrosa.

Nota do colunista: a foto faz parte de uma reportagem que escrevi em abril passado para o DIARIODIGITALCAPIXABA.

O Centenário de Colatina em 2021 –

Toda essa região fazia parte do município de Reis Magos, atual município da Serra

https://diariodigitalcapixaba.com.br/noticia/1780/o-centenario-de-colatina-em-2021

Câmara de Linhares

A Câmara Municipal de Linhares divulgou o balanço semestral de gestão que aponta uma redução nos gastos de R$ 2.484.873,68 milhões aos cofres do poder legislativo. A redução das despesas está alinhada ao objetivo da atual gestão que é o de tornar a Câmara referência nacional em transparência, eficiência e sustentabilidade.“Hoje, a Câmara de Linhares se enquadra nos mais elevados padrões de transparência e acesso às informações do estado do Espírito Santo. E esse avanço só foi possível por meio do Diagnóstico Estrutural elaborado por nossas equipes e que direciona as ações da Casa, sempre priorizando o respeito com o dinheiro público”, disse o presidente Roque Chile (PSDB).

Câmara de Linhares II

Os parlamentares da Câmara Municipal de Linhares estiveram reunidos nesta quarta-feira (14), em Sessão Extraordinária, para analisar e votar o Projeto de Lei n° 3519 de 2021, encaminhado pela Prefeitura de Linhares, e que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro do ano de 2022.  O projeto recebeu a Emenda n° 4653, elabora pelo vereador Antônio Cesar, que modifica o seu Artigo 37°, no que se refere ao quadro de detalhamento de despesas a ser apresentado pelo Executivo Municipal. No entanto a emenda foi rejeitada em votação plenária. Já o Projeto de Lei n° 3519 de 2021, que versa sobre a LDO para 2022, foi aprovado com a unanimidade de votos.

Câmara de Linhares III

Para quem não sabe,  Colatina pertencia a Linhares! Depois em uma guerra política, Colatina passou a ser a Sede e Linhares pertenceu a Colatina até 1947. Na próxima edição escreverei em detalhes, o fato.

Isopor no lixo

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados tem a intenção de proibir o uso do isopor em bandejas de acondicionamento de alimentos e em copos térmicos para bebidas quentes no Brasil. Para o deputado Nelson Barbudo (PSL/MT), a proibição do uso do isopor não soluciona o problema dos resíduos gerados, apenas troca o poliestireno por embalagens plásticas ou de papel.

Caixa contrata 10 mil

A Caixa anunciou na última segunda-feira (19), a contratação de 10 mil novos colaboradores, entre empregados e terceirizados, para fortalecer a rede de atendimento do banco. Serão 4 mil empregados, 5,2 mil estagiários e adolescentes aprendizes, e cerca de 800 recepcionistas e vigilantes.As contratações reforçam o papel da Caixa como o banco de todos os brasileiros, com a maior presença bancária no país, tendo 26 mil pontos de atendimento ao cidadão por meio de sua rede de agências, unidades lotéricas, correspondentes bancários, agências-barco e agências-caminhão.

Caixa contrata 10 mil II

Está prevista a contratação de 4 mil empregados ao todo, sendo que 3 mil deles serão convocados do concurso vigente, a depender ainda de autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para ampliação do quadro de pessoal da Caixa. Além disso, haverá mil vagas para pessoas com deficiência (PcD), em concurso específico para esse público, com previsão de lançamento de edital até setembro deste ano. Esta informação é uma utilidade pública da coluna. Vamos lá colatinenses, corram atrás!

Doação de livros

Foram doados mais de 200 livros pelo Unisales – Centro Universitário Salesiano, para a ampliação do acervo literário da biblioteca da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), localizada no Complexo Prisional do Xuri. O evento integra as ações do Projeto “Remição pela leitura”, de iniciativa da juíza Patrícia Faroni, da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, e conta com o apoio da Coordenadoria das Varas Criminais e Execuções Penais do TJES, da Defensoria Pública e da OAB. A doutora Patrícia Faroni poderia sugerir esta ação para o presídio de Colatina!

FGTS perde R$ 45 bilhões

Levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) a pedido da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal- Fenae mostra que, só com duas modalidades de saques autorizadas pelo governo, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), perdeu quase R$ 45 bilhões em menos de três anos. “São recursos que, além de comprometer a sustentabilidade do FGTS, deixam de ser investidos, por exemplo, em moradia popular”, disse o representante da Fenae.

A água pode acabar

O deputado Marcos Madureira (Patri) apresentou Projeto de Lei (PL) 340/2021 na Assembléia Legislativa do Espírito Santo, que institui no estado uma campanha educativa permanente de conscientização sobre a utilização adequada da água, diante da crescente escassez desse bem essencial à vida. O texto propõe que os órgãos do Executivo devem definir a forma, o conteúdo e como deve ser executada a campanha educativa. Os recursos para a sua realização devem ser de dotações orçamentárias próprias e, se for o caso, suplementadas.

A água pode acabar II

A proposição do deputado tem como base a Constituição Federal de 1988, definida pelos artigos 23 e 24 (responsabilidade do Estado pela preservação e proteção do meio ambiente e controle da poluição) e 225 (direito do cidadão ao uso comum do meio ambiente equilibrado). Também é respaldada pelo Artigo 5º da Declaração dos Direitos da Água (1992) da Organização das Nações Unidas (ONU), que diz: “A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras”.

O voto impresso

O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), disse a apoiadores não acreditar mais na aprovação do voto impresso.

  • “Eu não acredito mais que passe na Câmara Federal o voto impresso, tá? A gente faz o possível. Vamos ver como é que fica aí,”, disse. Mas antes da declaração, Bolsonaro sugeriu a eleitores que pode ficar fora da eleição presidencial de 2022 caso a PEC do Voto Impresso não seja aprovada.
  • – “Eu entrego a faixa para qualquer um, se eu disputar a eleição, né? Se eu disputar, eu entrego a faixa para qualquer um. Uma eleição limpa”, disse o presidente a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

https://donoleari.com.br/aqui-afonso-claudio-estrada-cenica/

 

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham