Aqui Rubens Pontes na Bélgica com Isa Colli, de Presidente Kenedy, Sul do ES | 17/7

aqui rubens pontes
Rubens-Pontes-4-2.png
Rubens Pontes

Aqui Rubens Pontes

– “O TEMPO NÃO APAGA O VERDADEIRO AMOR”, CONFESSA A POETA QUE VENCEU A BATALHA CONTRA O CÃNCER

Coluna Aqui RUBENS PONTES – meu poema de sábado

O jornal Monitor Mercantil, em sua edição do dia 24 de outubro de 2020, deu destaque à efetivação da jornalista e   escritora capixaba Isa Colli como membro 74 da AILB, Academia Internacional de Literatura Brasileira, instituição que promove  atividades literárias, além de ressaltar o perfil de escritores que estejam contribuindo para a expansão da presença literária brasileira, dentro e fora do Brasil.

 Colli-Books.pngA escritora e jornalista de Presidente Kennedy, extremo sul do Espírito Santo, na divisa com o Rio de Janeiro, que  morou algum tempo no Rio e em São Paulo, foi inserida no mercado literário desde cedo.

Mas foi no ano de 2018 que criou  sua própria editora: a Colli Books,  especializada em literatura infantil, livros para adultos nos segmentos de ficção, romance e poemas.

Isa Colli mora atualmente na Bélgica, onde continua desenvolvendo seu trabalho literário, reconhecendo que o mercado  é desafiador em qualquer lugar do mundo.

– “Investir no mercado literário é desafio. As diferenças entre o Brasil e o exterior são muitas. Começam pelas leis trabalhistas, assistência ao cidadão, incentivo ao empresário, o momento econômico de cada país, o incentivo à leitura e educação. Eu faço por amor. Mesmo morando fora do país, não podia deixar de trabalhar em minha pátria amada.  Acredito que, com criatividade, podemos vencer dentro do mercado que escolhemos”.

Sobre a escolha do segmento infantil ela brinca e nos faz lembrar que essa opinião tem sido veiculada e defendida pelo Portal Don Oleari:

– “Os adultos que me perdoem, mas escrevo para elas. E não as trato como crianças bobas, não! Sei de seu potencial e inteligência. Apenas busco uma linguagem que se comunique com elas”, conceitua.

sa-colli-capa.jpgSeu primeiro livro lançado, no ano de 2011, foi um romance, “Um amor, um verão e o milagre da vida”, reeditado com o nome “O Recomeço”, trabalho que abriu portas para novos estilos de escrita.

Episódio de séria adversidade, que faria com que muitos de nós nos recolhêssemos brigando com os fados, não impediu que a nossa brava conterrânea desse prosseguimento ao seu ideal de levar aos seus leitores sua palavra de fé inspirada em seus trabalhos.

Isa Colli teve diagnosticado um câncer. O penoso tratamento não a impediu de continuar escrevendo, voltando a publicar livros em 2016 e 2017, somando mais de 27 títulos.

isa-colli-livro-maia.jpgEm outubro do ano passado, seu livro “Maia, a estrela do mar”, entrou na plataforma Buobooks, livraria mundial online que vende e entrega livros em português a quem vive fora do Brasil.

“Luke, o macaco Atleta”, recebeu reconhecimento internacional no Primeiro Encontro Latino-Americano do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, realizado no ano passado.

Seus livros já se encontram em vários países da Ásia, Europa, Oriente Médio, África e América, em português, inglês, francês e árabe..

Isa Colli, mais um motivo de orgulho para os capixabas, já contabiliza uma extensa lista de importantes eventos literários como a Bienal do Rio e de  São Paulo, além de feiras internacionais em Bolonha, Bruxelas, Lisboa e Frankfurt.

Em meio à pandemia, juntamente com um timaço de jornalistas amigos, tem aproveitado as páginas do Instagram, Facebook e Youtube de sua editora, para fazer lives sobre temas como alimentação, obesidade, arte, covid-19 e saúde,  tendo como convidados artistas, médicos, jornalistas e representantes de grandes Instituições como ONU (Organização das Nações Unidas) e Fiocruz.

Sua extrema sensibilidade está presente nos seus poemas, inseridos entre os  os melhores dos nossos maiores poetas, como se lê em “Verdadeiro O Tempo Não Apaga o Verdadeiro Amor”, escolhidos para lustrar a Coluna deste sábado na coluna Aqui Rubens Pontes do Portal Don Oleari.

Rubens Pontes, jornalista

Aqui Rubens Pontes anota ainda:

Isa Colli se mantém positiva:

– “A editora Colli Books nasceu em 2018 e logo veio a pandemia. Estamos nos adaptando a essa nova realidade, assim como muitos outros segmentos. É um momento de transição e análise de cenário, da vida, de tudo. Precisamos estar com a mente aberta para atender as exigências do momento. Ainda este ano desejamos estender a leitura de nossas obras para outros novos países em que ainda não atuamos. Não podemos desistir”, finaliza.

 

O TEMPO NÃO APAGA O VERDADEIRO AMOR                                        

Isa Colli

Ainda que o tempo  passe

que a solidão se instale,

que o sol não volte a brilhar

que a lua se esconda para sempre

e a tristeza seja profunda

Enquanto o amor existir

ainda resta uma esperança.

 

Ainda que nos afastemos

que por estradas diferentes caminhemos

que o sentimento se torne sereno

um outro se há de lembrar.

 

Ainda que o peito arfe palpitante

que a dor seja negra, agonizante

ou que devagar se aproxima a morte

ainda assim, o amor lá estará

único, inesquecível e para sempre.

aqui rubens pontes

https://www.collibooks.com/

aqui rubens pontes

https://donoleari.com.br/free-fire-mega-evento-bernardo-portella/

aqui rubens pontes

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham