Assistência Social num Dia D com sucesso
Coluna Aqui CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira – Correspondente comunitário
A Secretaria de Assistencial Social de Cariacica, realizou o dia D da Assistência, e foi um sucesso. Todas as gerências ofereceram serviços, orientações e dicas.
“O Dia D foi uma grande mobilização com o objetivo de atender aos munícipes de forma organizada e mais rápida. O carro-chefe foi o cadastramento e a atualização do CadÚnico. Mas vários serviços ligados à Assistência no município estavam presentes, assim como vacinação e testagem contra a Covid-19.
Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social, destacou a atuação dos servidores, com dedicação e profissionalismo.
“Por meio das medidas previstas em lei cabe à Assistência Social garantir o mínimo de condições para uma existência digna, a fim de integrar e incluir o assistido na sociedade, podendo este exercer novas atividades que garantam sua subsistência”.
Danyelle Lyrio esclarece que a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) é indispensável para inserção nos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.
“Foram feitos vários atendimentos. Quem compareceu, achou rápido e bastante prático. A Gerência de Igualdade Racial deu ênfase ao atendimento aos povos tradicionais, como a vacinação de ciganos, pomeranos, pescadores, marisqueiras e ribeirinhos”.
Houve recolhimento de brinquedos, livros e roupas para serem doados para aos necessitados. No mesmo local também aconteceu a entrega dos cartões do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Cariacica (Comseas).
A gerência dos Direitos da Mulher levou para o Dia D uma Cabine SOS, onde foi possível ouvir áudios nos quais mulheres vítimas de violência pediam socorro durante a ligação. Essa cabine é utilizada nas ações externas como forma de impactar e incentivar a denúncia.
Também aconteceu distribuição de cartilhas de orientação sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
danielle lyrio, da acão social
Já a Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional apresentou os benefícios do aproveitamento integral dos alimentos e dicas de receitas, além de distribuição de panfletos com essas orientações.
A Gerência da Juventude divulgou e auxiliou as pessoas a criarem o ID Jovem, que é ligado ao CadÚnico e tem como público-alvo jovens de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos.
O programa oferece benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, bem como gratuidade em concursos públicos, além de possibilidade de ter 100% de desconto em viagens interestaduais.
Ronaldo Chagas Vieira
https://donoleari.com.br/trabalhadores-rurais/
https://www.cariacica.es.gov.br/