Quem somos[email protected]

Search

Troca de faixa de Casagrande com Ferraço 2026 passa por Enivaldo dos Anjos? | Cap. Assumção conversa com vice de Vitória | Ala do PT se reúne em Cariacica | 22|6

Assumção

Assumção

A coluna vai para a eleição de 2026 e depois volta à de 2024, para prefeito e vereadores. 

A eleição de 2024 está se desenhando. Mas a de 2026 também está. Muito cedo?

“Nada é cedo em política”, diz mineiramente um interlocutor da coluna. E acrescenta que da mesma forma um “não” pode ser apenas uma estratégia e o “nunca” nunca existe.

O preâmbulo decorre da pergunta do título, cuja resposta não pode ser outra: sim, passa por Enivaldo sem qualquer dúvida de sombra. E por sua pregação pelo municipalismo.

Casagrande sai possivelmente para uma volta ao Senado – ou para uma super votação a deputado federal, com menos riscos – Ricardo Ferraço assume e se torna o candidato à reeleição dentro do atual esboço capitaneado pelo atual governador.

Enivaldo-e-Casagrande-parceria-foto-Gilberto-Gil-350x250-1.jpg
Reeleição. Parceria vai além de 2026 – Foto: Gilberto Gil

Tudo de acordo com o que desenhou o prefeito de Barra de São Francisco, emérito articulador político, na formulação do quadro em 2022.

Fazendo um ligeiro fleshibeque, a coluna lembra do movimento comandado por Enivaldo pela reeleição de Renato Casagrande, defendendo paralelamente um nome do Noroeste/Norte do ES para candidato a vice-governador.

Que, se vingasse, certamente seria ele mesmo, Enivaldo, apesar da dúvida se ele deixaria então a prefeitura de BSF de mão beijada para seu adversário político Gustavo Lacerda, seu vice e ex-secretário de Saúde, por ele demitido.

Talvez, por isso mesmo, ágil pensador político, tenha engendrado um Plano B com um velho aliado, o longevo deputado estadual Theodorico de Assis Ferraço.

Enivaldo X Ferracim

Dos Anjos articulou e logo, logo, volta à cena o filho de Theodorico, Ricardo Ferraço, ex-senador, tornado candidato a vice-governador de Casagrande,  elevado ao nível de melhor alternativa para comandar, em nome do grupo, a eleição de 2026.

E, nesse cenário, quem seria, digamos, o candidato a vice-governador? Por que não ele mesmo, Enilvaldo dos Anjos, o artífice do projeto? Ou – quem sabe? – o deputado estadual Mazinho dos Anjos, que vem desenvolvendo com maestria o roteiro criado por ele e por Enivaldo na região Noroeste desde que eleito deputado estadual?

O colunista fez esse raciocínio com um interlocutor de credibilidade na cena do jornalismo político, que o aprovou.

euclerio-1.jpg 13 de junho de 2023 4 KB
Antes de Euclério, tem Manato, Malta, com maior projeção

Euclério, candidato da Direita?

Comentei ainda que um interlocutor da coluna, situado na Direita, acredita num suposto apoio de Renato Casagrande ao atual prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, como candidato a governador em 2026, uma pretensão  acalentada por parte da Direita. A resposta foi objetiva:

“Esse é o sonho de parte da Direita. Mas Euclério se esquece que existem outros nomes na Direita com mais lastro do que ele, inclusive nacionalmente como é o caso do médico Carlos Manato ou do senador Magno Malta”.

E complementou:

“Euclério não tem estatura para uma candidatura a governador. Ele pode pensar numa candidatura a Deputado Federal, no máximo”.

Por último, mas não o pior, o mesmo raciocínio feito com outro interlocutor recebeu a seguinte anotação:

“Como Renato Casagrande, um suposto quadro de Esquerda, poderia apoiar um candidato escancaradamente de Direita como Euclério? Casagrande tem governado com muitos partidosda Direita, mas seria demais imaginar que na eleição ele se exporia dessa maneira, apoiando um candidato indisfarçavelmente de Direita”.

Assumção

No PL a movimentação é intensa e a direção do partido só pensa…naquilo – a eleição municipal de 2024. Assim é que o campeão de votos para deputado estadual Cap. Assumção, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, não para.

Mesmo com as limitações impostas pela justiça, Assumção é todo disposição em busca de contatos, novos aliados, possíveis futuros parceiros.

 evair-e-cap-WA00001-1-1.jpg 22 de junho de 2023 23 KBAssumção e Evair

Do que se sabe de mais recente, Cap. Assumção se encontrou com o presidente do Republicanos, Erick Musso, a quem pediu apoio para o futuro candidato a prefeito do PL de Vitória .

Depois, se reuniu com o deputado federal Evair de Melo, com quem afinou uma conversa para caminharem juntos em 2024.

Cap. Assumção X Cap. Estéfane

Agora, acaba de se reunir com a vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfani, que tem pretensões de dar novos passos e consolidar sua carreira política.

cap-e-cap-18-WA00001-1-1.jpg 22 de junho de 2023 22 KBO vice-presidente do PL de Vitória, Cemir Rodrigues, comenta para a coluna que essas conversações são muito positivas, pois abrem perspectivas junto a outros partidos e a lideranças que interessam ao seu partido, o PL.

A coluna perguntou a Cemir:

– A vice-prefeita poderia ser um nome para a pré-candidatura a prefeito?

Discreto, ele derivou:

– Quem hoje pode dizer ou prever o que será o cenário para a eleição até se cumprirem todos os prazos legais da lei eleitoral? Mas pode ser uma integrante da chapa de candidatos a vereador”, completou.

capitao-estefane-republicanos-vice-prefeita-vitoria-foto-cedida-30-11-2020-compressor-1.jpg
capitã estéfane – foto da vitória com Pazolini

Estéfane da Silva Franca Ferreira estudou durante toda a vida em escolas públicas municipais de Vitória.

Com o sonho de ingressar na Polícia Militar do do Espírito Santo, Estéfane começou a trabalhar bem cedo. Trabalhou como manicure e atendente de telemarketing.

Aos 18 anos, iniciou a carreira militar como soldado e, três anos mais tarde, se formou no Curso de Formação de Oficiais – Bacharelado em Ciências Políticas e Segurança Pública.

helder_salomao_celia_tavares_leonardo_sa-1-1.jpg 22 de junho de 2023
helder e célia – Foto: Leonardo Sá

Ala do PT de Cariacica se reúne

Em Cariacica, uma ala do PT está em se articulando para que o partido tenha uma boa chapa para competir com a pretensa reeleição do prefeito Euclério Sampaio.

Há petistas que fazem oposição serrada a Sampaio e o querem fora da prefeitura a partir de 2025. Numa reunião recente, alinharam os nomes do deputado federal Helder Salomão, da candidata na eleição passada Célia Tavares e de um nome novo, que seria o de Thiago Amorim.

Amorim é militante ativo e se dispõe a tudo. Sem duvida, conforme o rumo das coisas, será uma candidatura a vereador, pois o PT quer eleger pelo menos dois nomes em 2024.

Assumção

Editado por Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

“Nuances de Paris” é a nova exposição da Mosaico Fotogaleria, de Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi | 21/6

Saúde: Frio não é desculpa para abandonar exercícios físicos; saiba como se manter motivado e praticar sem arriscar a saúde | 21/6

Programa brasileiro de doação de leite humano é referência internacional 21/6

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados