Bairro Dom Bosco: Prefeitura de Cariacica atende demandas da comunidade – 11/12

bairro dom bosco

Bairro Dom Bosco

ronaldo-foto-prassinatura-da-coluna.jpg
ronaldo chagas vieira

 

COLUNA AQUI CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira, Correspondente Comunitário 

A Associação Comunitária do bairro Dom Bosco realizou Ação Social em parceria com a prefeitura, integrando diversos equipamentos públicos, disponibilizando acesso a serviços, principalmente a pessoas vulneráveis.

O foco foi a saúde do homem, partindo de um levantamento realizado em Cariacica que mostrou que o público masculino não tem o hábito de procurar as unidades de saúde para realizar os exames periódicos, importantíssimos na prevenção de diversas doenças. O preconceito ainda é enorme.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer, disse a este colunista o Dr. Adão Vieira, médico humanista.

Exame salva vidas

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela se-localiza abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O exame pode salvar um vida.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

O Dr. Adão Vieira afirma que “cuidando corretamente, as chances são 100% de cura”.

Uma equipe competente e dinâmica

Diagnóstico precoce

Conversando com Luiz Nascimento, enfermeiro respeitado, ele me disse que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

 messias-donato-e-fran-1.jpg

Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal,

Integração

O movimento contou ainda com informações inerentes ao Cadastro Único, através de Carolina Xavier. Teve também cortes de cabelos, informações educacionais e solicitação de exames de rotina e PSA, relacionados ao foco da ação, bem como a presença do balcão de empregos, através da agência do trabalhador. E várias aferições de glicose e pressão arterial.

O secretário de governo Messias Donato representou o prefeito Euclério Sampaio, enfatizando que “onde estiver um cidadão cariaciquense  é determinação do prefeito que os serviços públicos estejam presentes”.

Fran das Comunidades

 Leudes-FRan-e-familia-1.jpg
Leudes, Fran e filhas

 

Francielle Muqui, a Fran das Comunidades, é a presidente da Associação Comunitária do bairro Dom Bosco. Ela agradeceu o emprenho da Secretária de Assistência Social, Danyelle Lirio, que não mediu esforços para a realização do evento.

Fran disse a esta coluna que o prefeito Euclério Sampaio abriu as portas da prefeitura e tem realizado um brilhante trabalho. Ela agradeceu aos secretários de Serviços Marcos Aranda, de Educação, Jose Roberto Martins Aguiar, e de Governo, Messias Donato, pela presença e pela realização, atendendo demandas da comunidade.

Fran das Comunidades, Bacharel em Direito e Pós Graduada em Direito Constitucional, é casada com Leudes Marcos Alves, policial Penal da SEJUS/ES. O casal tem duas filhas, Esther de 8 anos e Elias de 1 ano e 4 meses. É uma liderança atuante e em ascensão na comunidade. Está sempre ligada aos acontecimentos. leitora do Portal Don Oleari, sempre por dentro dos acontecimentos, em buscando ligar as demandas das comunidades aos gestores públicos.

Recentemente, firmou parceria com a Fundação Educacional Antônio Dadaldo para o curso de técnicas de vendas e atendimento ao cliente, anteriormente de Auxiliar Administrativo. O foco da líder Fran, além de cuidar da família, é contribuir para o crescimento da comunidade, auxiliando em suas necessidades.

Don Oleari:

Já no finzim da edição desta coluna, recebi o vídeo abaixo da chefe de gabinete do prefeito Euclério Sampaio, Zilá Spíndola, de Cariacica/ES.

https://donoleari.com.br/

Editado por Don Oleari

 

bairro Dom Bosco

bairro Dom Bosco

bairro Dom Bosco

https://www.cariacica.es.gov.br/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham