Clima político quente em Anchieta Anchieta, sul do Espírito Santo
Foto de capa: Hélio, Assad, Beto
Coluna
PANO DE FUNDO | Política/bastidores
Redação: Don Oleari PN
O vereador e então pré-candidato a prefeito, Renato Lorencini, conhecido por suas críticas contundentes à atual administração, surpreendeu a todos ao desistir de sua pré-campanha.
Mais surpreendente ainda foi a adesão de Lorencini como candidato a vice-prefeito daqueles que ele tanto criticava, da gestão Fabricio Petri.
Beto Caliman Quinteiro se manifestou no Facebook:
“Oposição de verdade em Anchieta sou eu, pré-candidato a vereador com o pré-candidato a prefeito Marquinhos Assad ( Podemos)“, disse Beto.
Críticas e Contradições
Beto Caliman Quinteiro segue sua narrativa afirmando que Renato Lorencini, que deixou o PSB, vinha utilizando a tribuna da Câmara Municipal de Anchieta para denunciar diversos problemas na administração Fabricio Petri, “incluindo problemas na saúde, meio ambiente e infraestrutura”.
“Suas críticas eram direcionadas à gestão atual, que ele acusava de negligência e má administração. Como vai desmentir o que falou?”, destaca Beto.
Beto Caliman Quinteiro argumenta que a decisão de abandonar sua pré-candidatura e se aliar aos antigos adversários políticos deixou muita gente perplexa.
“Entre os mais afetados estão o atual Presidente da Câmara Municipal, Renan Delfino (UNIÃO), e o Vereador Prof. Robinho (UNIÃO), que apoiavam o projeto de Lorencini”, completa Beto Caliman.
Passado Esquecido
Beto lembra que Lorencini sempre se apresentou como um político íntegro, com 25 anos de carreira, tem um passado que ele preferia esquecer.
Durante seu período como Diretor de Meio Ambiente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Renato Lorencini foi envolvido em uma denúncia de desvio de verbas públicas.
Segundo o Ministério Público Estadual (MPES), contratos superfaturados com a empreiteira Odebrecht resultaram em um prejuízo de R$ 8,27 milhões aos cofres públicos.
A denúncia, baseada em auditorias do Tribunal de Contas do Estado (TCE), aponta irregularidades em licitações e contratos entre a Cesan e a Delta Construções S/A, durante a gestão de Paulo Ruy Carnelli.
Essas empresas foram investigadas na Operação Lava Jato, e os contratos vigentes entre 2008 e 2013 envolviam obras de manutenção em elevatórias e reservatórios de água na Grande Vitória :
“Isso não pode ser esquecido politicamente”, pontua Beto Caliman Quinteiro.
Futuro Político de Renato Lorencini
Para Beto Caliman Quinteiro a reviravolta na trajetória de Lorencini levanta questões sobre a integridade e as verdadeiras intenções dos políticos locais.
A população de Anchieta, que já enfrenta desafios significativos em áreas essenciais, como saúde e infraestrutura, agora observa com desconfiança seus movimentos nos bastidores políticos.
A decisão de Lorencini de se aliar aos antigos adversários pode ser vista como uma estratégia política ou uma traição aos seus princípios e apoiadores.
De qualquer forma, os eleitores aguardam ansiosamente os próximos capítulos dessa novela política.
“Em dois dias se esquece tudo”
“Não acredito que o eleitor vai esquecer isto, como o grupo da Prefeitura de Anchieta afirma que em dois dias de esquece tudo”, finalizou Beto Caliman.
Beto Caliman Quinteiro
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari