Quem somos[email protected]

Search

José Augusto Anjos Araujo | Bisavô de Ayrton Senna nasceu em Castelo/ES

Bisavô de Ayrton Senna

 exclusivo-300x193-1.jpg 6 de março de 2024 15 KB

Bisavô de Ayrton Senna

NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari | 

Há dias em que somos privilegiados com grandes presentes. Pois num é que nesta manhã de domingo, 12 de maio, dando um giro pelo maledeto feissibuqui pra conferir os “amo”, “curtiu”, “compartilhou”, dou de cara com uma novidade?

Leio umas duas linhas do José Augusto Anjos Araujo falando com o Jonatan Schmidt num comentário em linki de uma pesquisa sobre Ayrton Senna, como várias que publiquei nos últimos dias – uma delas tem o linki lá embaixo, no final do texto.

Dizia o pesquisador José Augusto que Ayrton Senna tinha ligações familiares no Espírito Santo. O Jonatan Schmidt, quié dusbão nos textos lá do feissibuqui, quinenqui o Rogerio Schneider Kunsh, perguntou: “é verdade?”.

O José Augusto Anjos Araujo, quié desses caras de matar a cobra e mostrar o…a cobra morta, não se fez de rodado. Cascou logo embaixo o texto que o privilegiado leitor do Don Oleari PN vai ser a seguir.

É um presentaço. Aproveito pra lembrar a COLUNA FUTEBOL DE BOTÃO, que o José Augusto Anjos Araujo manda veizincando aqui no Don Oleari PN.

Foto de capa: a legenda fala na casa de um Sena em Castelo/ES. Siocê botar o oclim ou olhar numa lupa, vai ver. Minha incompetência infernéitica nao me permitiu miorá a visibilidade da legenda. (Don Oleari).

jose-augusto-outra-foto.jpg 9 de março de 2024 7 KB
josé augusto

José Augusto Anjos Araujo

Bisavô de Ayrton Senna nasceu em Castelo/ES

O pai de Dona Neyde, João Senna, nasceu no bairro do Bom Retiro em 28 de agosto de 1906.

Seus pais, Luigi Sena e Giovanna Maria Magro, haviam chegado ao Brasil na década anterior, tendo ambos desembarcado no estado do Espírito Santo, onde se casaram na cidade de Castelo no dia 13 de dezembro de 1896.

Tiveram um filho em Castelo, Espírito Santo, e pouco tempo depois, entre 1898 e 1899, instalaram-se na cidade de São Paulo, o que caracteriza um fluxo migratório bastante incomum naquele tempo.

Luigi Sena, bisavô de Ayrton, já desde a temporada no Espírito Santo passara a se chamar Luiz Senna, adicionando um outro N ao sobrenome.

Teria esse bisavô, um imigrante como tantos outros, de poucas posses, um dia imaginado que seu sobrenome se tornaria mundialmente conhecido e representaria uma marca valiosíssima?

O bisavô Luigi Sena chegou ao Brasil pelo porto de Cachoeiro de Itapemirim, ao sul do ES, em 20 de março de 1893. Era um jovem de apenas 24 anos que, sozinho, veio “fare l’America”.

Deixou para trás a pequena localidade de Scisciano na província de Nápoles, onde nascera em 5 de novembro de 1869, filho de Antonio Sena e Concetta Ardolino. O sobrenome da família oscilava nos registros italianos entre Sena e Di Sena.

No sul do Espírito Santo, em Castelo, Luigi Sena casou-se com Giovanna Maria Magro, conhecida também como Joanna Maria Magro e depois como dona Joaninha Senna.

Giovanna Magro nasceu em 8 de julho de 1876 no município de Siculiana, na província de Agrigento, numa das partes mais pobres da Sicília.

Bisavô de Ayrton Senna

Seu nome foi dado muitos anos depois à sua neta, Neyde Joanna, mãe de Ayrton.

Chegou ao Brasil em 6 de dezembro de 1894, aos dezoito anos, com seus pais Giovanni Magro e Angela Curabba. Também vieram seus irmãos menores Serafina, Antonino e Carmela (José Augusto Anjos Araujo).

Bisavô de Ayrton Senna

Ayrton Sena superou seleção brasileira como símbolo do Brasil em todo o mundo

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Ídolo Ayrton Senna e sua personalidade através das frases mais célebres | “O segundo nada mais é do que o primeiro dos perdedores” | Veja as frases de Senna

SUS | Vereador André Moreira convida para “Audiência pública: O SUS e a Saúde da População Negra”

Lastenio homenageia alunos Eduardo Henrique Cézar e Emanuel Antônio Cézar | “Os 10 passos de Padre Alonso” | Encontro da Melhor Idade

Pedro Antônio de Souza | Dia da mães

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.