Quem somos[email protected]

Search
Bolsonarismo

João Paulo Oleare: Bolsonarismo é culpado pelas mortes de Bruno, Dom e todo defensor da floresta e da terra | 18/6

Bolsonarismo

Opinião

Por João Paulo Oleare, radialista, jornalista

Enfim, o desfecho que todos temiam e ninguém queria, foi confirmado. Na quarta-feira (15), um dos suspeitos (Amarildo da Costa Oliveira, o “Pelado”) confessou a sua participação e mostrou onde Bruno Pereira e Dom Phillips foram mortos. No mesmo dia, alimentando seu desprezo pela decência humana, Jair Messias Bolsonaro mais uma vez culpou as vítimas.

Após já ter dito que o indigenista e o jornalista estavam numa “aventura não recomendada”, também disse que Dom Phillips era “malvisto” na região por suas reportagens. Além disso, há todo seu esforço para impedir e desacreditar os trabalhos de pessoas comprometidas com a causa indígena, dentro e fora da Funai.

Mentiras, mentiras

Com mentiras, sempre com mentiras. Delírios conspiratórios como Ratanabá são apenas tergiversações para tirar o foco de sua política antiambientalista. Assim como culpar ONG’s, falar em “soberania nacional” (falsa, vista sua conhecida subserviência aos interesses estadunidenses e sua relação com Elon Musk e seus satélites) e arrumar confusões com celebridades nacionais e internacionais.

Bruno, uma sumidade entre os indigenistas, foi exonerado da Funai em 2019 do cargo de Coordenador Geral de Indígenas Isolados e de Recente Contato por fazer seu trabalho (após operação contra garimpeiros). Ele foi substituído não por um indigenista experiente, mas por alguém conhecido por catequizar indígenas (o pastor evangélico Ricardo Dias Lopes, aliado de Damares Alves, à época ainda ministra). Diálogo vazado pelo Intercept em 2019 mostrava que a missão de Lopes era converter indígenas.

À época, o ministro era Sérgio Moro, que negou sequer ter tomado conhecimento da decisão (embora tenha sido assinada por seu secretário-executivo e segundo na pasta, Luiz Pontel). Aliás, foi durante o ministério de Moro que 11 dos 15 coordenadores-gerais da Funai, além do ouvidor, foram exonerados. Lopes foi exonerado apenas em 2020, com André Mendonça já como ministro e após diversos escândalos (como entrar com uma comitiva na Terra Indígena do Vale do Javari durante a quarentena da pandemia, expondo os indígenas ao vírus).

pueblos-indigenas-de-marzo-a-traves-de-atalaia-do-norte-en-la-region-amazonica-del-brasil-protestando-contra-un-gobierno-central-planea-municipalize-salud-t6kebm-1.jpgTodos contra a Funai

A Funai está aparelhada com pessoas contrárias à causa indígena. O presidente do órgão, Marcelo Xavier, só se encontrou 2 vezes com indígenas em 2022, por exemplo. Indicado por ruralistas, ele atende bem aos interesses de seus chefes.

Tudo, claro, parte de um esforço do bolsonarismo para minar qualquer tipo de dificuldade para garimpeiros, pescadores ilegais, mineradores e quem mais quiser contribuir para a piora do mundo. Sim, pois destruir a Amazônia significa piorar o mundo. Já muito bem documentadas, as ligações de Bolsonaro com milicianos se somam às relações com crimes cometidos em regiões ermas do país, como o Pantanal e a Amazônia.

Claro, não é o caso de afirmar que antes o trabalho de pessoas como Pereira e Phillips fosse fácil. Não nos esqueçamos que o Brasil foi fundado em cima de sangue indígena, e os caminhos internos do país foram abertos derrubando e queimando vegetação nativa. Mas a situação piorou.

Segundo, a Global Witness, 20 pessoas foram assassinadas no Brasil por defenderem a terra e o meio ambiente. Em 2021, segundo a Comissão Pastoral da Terra, 28 dos 35 assassinatos desse tipo foram cometidos na Amazônia legal. Já em 2022, os dados parciais registram 14 vítimas.

Repare que, ao falar sobre a tragédia, Bolsonaro assume a posição dos garimpeiros. E o jornalismo brasileiro, assumindo a mais medíocre face de reprodutor de declarações, põe suas aspas em título sem qualquer contextualização. Jornalismo, afinal, serve para contextualizar informações e falas.

Assassinatos

Nosso complexo de vira-latas, e uma normalização da violência, exigem que um jornalista estrangeiro seja morto para que esses assassinatos gerem comoção. Paulo Paulino Guajajara, líder indígena que integrava o grupo Guardiões da Floresta, foi assassinado em 2019. Assim como Maxciel Pereira Pereira dos Santos, colaborador da Funai (que, como Bruno, trabalhava no Vale do Jarari).

Dilma Ferreira da Silva, coordenadora do MAB (Movimentos de Atingidos por Barragens), foi assassinada numa chacina no Baião, no Pará, também em 2019. Já em 2022, algumas das vítimas são José Lago (Zé do Lago), sua esposa Márcia Nunes e a filha Joane Nunes, que faziam atividades de preservação da floresta em São Félix do Xingu, também no Pará.

Todos assassinados – e todos os casos sem solução. Ainda de acordo com a Comissão Pastoral da Terra, entre 1985 e 2020 foram registrados 1.536 casos, com 2028 vítimas. Desses, apenas 170 foram julgados. 34 mandantes foram absolvidos, enquanto 39 foram condenados. Dentre os executores, 244 foram absolvidos, e 139 condenados.

Bolsonarismo

Bolsonarismo

https://pib.socioambiental.org/pt/Web_ind%C3%ADgena

Lena Mara: o friozinho pede sopa de abóbora com alho poró e crocante de bacalhau | 16/6

Bolsonarismo

Bolsonarismo

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

diagonal-coluna-do-oleari.png
grande perda

Grande perda

Edilson, grande colega e companheiro de tantas lutas, que participou ativamente dos movimentos sindical e social e das batalhas pela construção e preservação de direitos trabalhistas e pela ampliação do campo democrático neste país, faleceu nesta terça-feira, 23, aos 56 anos.

O velório e sepultamento serão na localidade de Rosca Seca, município de Aimorés, em Minas Gerais, nesta terça.

Grande perda

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –

Hamilton Gangana | Ziraldo foi também publicitário

Dia da Terra (22/4): jornalistas ambientais sofrem ameaças pelo mundo

 

aniversariantes

aniversariantes

Importantes personagens do cenário político do Espírito Santo, o ex-governador Paulo Hartung e o atual pré-candidato a prefeito de Vitória/ES, Sebastião Pelaes, são os aniversariantes do começo da semana.

inline_00127826_00-e1679612574252.webp
antonio e tião pelaes

Hartung festeja seu aniversário neste domingo, 21 de abril, também anotado no calendário como Dia de Tiradentes.

Sebastião Pelaes festeja na segunda-feira, dia 22 de abril, o suposto dia do Descobrimento do Brasil, segundo nos enganaram a vida inteira os livros de história do Brasil, recheados de histórias da carochinha.

Don Oleari Portal de Notícias cumprimenta os dois ilustres aniversariantes, candidatos potenciais às próximas eleições.

Pelaes já é o pré-candidato a prefeito de Vitória/ES, agora em 2024.

Paulo Hartung poderá ser um dos candidatos a Senador na eleição de 2026, o que certamente incomoda aos falados possíveis candidatos a senador, deputado da Vitória, governador Renato Casagrande, entroutros.

Como se sabe, Hartung não cultiva o hábito de perder eleição. Até porque foi um bom senador pelo Espírito Santo  (Don Oleari).

aniversariantes

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

No Posto de Saúde do J. da Penha

Antuerpia, cervejas premiadas

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Vacinação

Por Alda Luzia Pessotti –

Fui ao Posto de Saúde de Jardim da Penha, zona norte de Vitória, a capital do Espírito Santo.

Hoje é dia Nacional de Vacinação em todos os postos de saúde.


vacina-jardim-da-penha-outra.jpg
13 de abril de 2024
5 KBVacinas contra Influenza, Covid e Poliomielite. A programação vai até 17 horas.

Atendimento ótimo no posto do em Jardim da Penha.
Fiz a foto com pessoas esperando para vacinar e a secretária Municipal de Saúde, Magda Cristina Lamborghini com o Zé Gotinha (Alda Luzia Pessotti).

Posto de Saúde

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Antuerpia, cervejas premiadas

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Antuerpia

Uma nota que dou com muito gosto, apesar do “desgosto” de não poder ter ido.

Vi num poderoso grupo de uatizapi ligado à Associação dos Moradores da Praia do Canto, Vitória/ES, uma nota sobre cervejas premiadas, inclusive de Colatina, nossa terra.

antuerpia-chope-200.jpg 7 de abril de 2024 10 KBA nota me atiçou.

Através da amiga @Martha Pimenta, soube da Antuerpia Cervejaria. Agora, minha agenda infernétiva anotou em tom de vermelho & preto bem forte:

Programar para conhecer a Cervejaria na primeira brecha.

A foto do grupo de cervejeiros degustando da capa me foi repassada pelo @Hudson Ruela.

 Antuerpia

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Quem mudou

Por Alexsandro Eller –

calendario-2.jpg 5 de abril de 2024 4 KBCalendário eleitoral fechou a janela de mudanças de partidos. Mudou, mudou.

Um vai pra cá, vai pra lá, que é aquele horror da lei eleitoral.

Mas as datas estão aí (Alexsandro Eller).

Quem mudou

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Perdemos! Alexandre Lima se foi

no PP

Por Alexsandro Eller –

Pano de Fundo | Política – Bastidores

O médico Fernando Santório, neto do ex-prefeito de Cariacica Vicente Santório Fantini, se filiou ao Partido Progressistas.

Santório se prepara para concorrer a uma vaga na Câmara de vereadores de Cariacica.

Na foto, Fernando e o presidente do PP de Cariacica, Sandro Locutor.

no PP

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

 

Lastenio no MDB

Lastenio no MDB

Prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso, já contava com o apoio do MDB para sua campanha à reeleição.

ssinatura-de-lastenio-no-mdb-a-de-200.jpg 4 de abril de 2024 7 KBAgora, a partir desta noite de quinta-feira, Lastenio não só conta com esse apoio, mas ele próprio acaba de se filiar ao MDB, de cujo partido é o vice-prefeito Patrick Favarato.

Sua filiação contou com o prestígio da presença do presidente do Diretório do MDB do ES, o vice-governador Ricardo Ferraço, como também com a presença do pré-candidato a prefeito de Vitória, a capital, de Sebastião Pelaes, um emedebista com 45 anos de partido.

Seu irmão Antonio Pelaes foi vice-prefeito de Vitória com o então prefeito Hermes Laranja, outro histórico emedebista (Don Oleari).

Lastenio no MDB

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

avô de primeira

O amigo Pelaes (***)  me mandou a foto do avô de primeira, prefeito de Baixo Guandu, Lastenio Cardoso.

gadita-com-lelo-e-pelaes-1-1-300x206-1.jpg3 de abril de 2024 7 KB 200 por 137 píxeis
Pelaes, Lelo e Gadita

Lastenio, feliz da vida, com a primeira netinha, a Cecília, que aterrisou no planetinha neste dia 1º de Abril. Tudibão pra Cecília e pra toda a família. Pro avô de primeira viagem, o abração da tchiurma do donoleari.com.br = Don Oleari Portal de Notícias.

(***) Sebastião Pelaes, pré-candidato a prefeito pelo MDB em Vitória – acompanhou o amigo prefeito Lastenio Cardoso, de Baixo Guandu/ES, durante os dois dias que ele passou aqui no fim de semana.

avô de primeira

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Baby e Eller

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

 

 

Baby e Eller

Nelson Baby, presidente do diretório municipal do PCdoB de Cariacica/ES, e Alexsandro Eller, nosso colaborador, se encontraram e falaram sobre o quê?

euclerio-e-baby-1.jpg 30 de março de 2024 6 KBSobre política e sobre futuro do município. Esses dois devem ter informações que não chegaram nem ao colunista Ronaldo Chagas Freitas nem aqui na redação.

Mas horinha dessas eles vão nos contar, ah, isso vão! Ronaldo tá monitorando os dois. A foto deles foi feita depois desse encontro aí, da alta direção do PCdoB com o prefeito Euclerio Sampaio (Don Oleari).

Baby e Eller

democracia.”

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

Aboudib toma posse na AESL

Perdemos

alexandre-lima-recortada.jpg 28 de março de 2024 5 KB

 

Enfim, foram anos de, a cada dia, uma lembrança dele, um músico, um líder, um empreendedor.

Nesta quinta-feira, Alexandre se despediu definitivamente da família, dos amigos, dos admiradores.

Perdemos

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

 

Posts Relacionados