BPMA de Afonso Claudio
Coluna AQUI AFONSO CLÁUDIO | ES
Marcelinho Ambiental |
Polícia ambiental da 1ª Cia/BPMA embargou e multou área desmatada de quase um campo de futebol no córrego Ribeirão do Costa, Zona Rural de Afonso Claudio-ES. A denúncia foi eita pelo 181.
A unidade da 1ª Cia/BPMA anotou num fragmento de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica o desmate de uma área de 8.815 m². A lenha produzida a partir da mata nativa derrubada estava acondicionado em leiras depositadas na área desmatada.
Após a análise dos dados obtidos na fiscalização em campo, das imagens e documentação disponíveis pelo IDAF, o batalhão registrou que o desmate foi realizado sem autorização ou licença do órgão ambiental, afetando vegetação nativa e em estágio inicial de regeneração, em área de reserva legal.
Foi constatada ainda a construção de uma barragem de 15 metros por 5 metros, sem vertedouro e monge, e com um serviço de terraplanagem de 200 metros quadrados, em área de preservação permanente de nascente.
Uma app
A Área de Preservação Permanente (APP) é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
Diante dos registros foram aplicadas as seguintes penalidades ao proprietário autor do desmate: embargo da área e multa, além de responder por crime ambiental de acordo com a Lei federal nº 9.605/98.
Apreensão de gaiolas com pássaros
Em outra ação, também atendendo a denúncias pelo 181, a polícia ambiental de Afonso Cláudio apreendeu 8 aves silvestres mantidas em cativeiro sem a devida licença ou autorização do órgão ambiental.
As aves nas gaiolas – coleiros, trinca ferro e melro – foram entregues à SEMMA (Secretária Municipal de Meio Ambiente).
Trinca Ferro em extinção
Conforme o Decreto Estadual nº 5237-r, de 25 de novembro de 2022, o pássaro com o nome científico de saltador similis (trinca-ferro-verdadeiro), está em estágio de risco extremamente alto de extinção, em decorrência de profundas alterações ambientais ou de alta redução populacional.
BPMA de Afonso Claudio
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Almoço em família com Rubens Pontes | Coluna Viva a Vida! Aqui, tudo se sabe | 12/1
Praia do Morro abre programação do 30º Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Aplicação de adubo em taxa variável proporciona economia em até 20% e aumento da produtividade