“Laranjal” Câmara de Cariacica: César Lucas (PV); Leo do Iapi, PDT; Marcelo Zonta e Mauro Dorval, Cidadania; Juarez do Salão e Juquinha, PMN | 3/5

Câmara de Cariacica

Câmara de Cariacica

Redação e pesquisa Portal Don Oleari & estagiário

Seis dos 19 vereadores eleitos no último pleito municipal da Cariacica estão arrolados no processo.

Os possíveis cassados: César Lucas (PV), ex-presidente e atual líder do prefeito Euclério Sampaio na Câmara; Leo do Iapi, PDT; Marcelo Zonta e Mauro Dorval, Cidadania; Juarez do Salão e Juquinha, PMN

pe-de-laranja-nossa-arvore-de-natal-1-1.jpgLaranjal terá inicio de julgamento

Nuvens carregadas pairam sobre o município de Cariacica. Anos atrás, aconteceu a prisão de 14 vereadores, envolvidos na prática do famoso Rachid: os 14 vereadores foram acusados de embolsar o pagamento de seus assessores.  No mesmo ano registrou-se a morte do então prefeito,  Cabo Camata, e a cassação de seu vice, Jesus Vaz.

Nos anos 80, a troca de prefeitos era comum no município, que, então, era meio terra de ninguém. As causas variavam entre escândaos por corrupção, assassinato ou morte acidental.

A descontinuidade na gestão impediu o crescimento, alavancou a desordem, criando bolsões de miséria em loteamentos desordenados, sem infra-estrutura básica, tipo arruamento, meio fio, água, luz, todos habitados por pessoas carentes, em sua maioria.

A eleição de Euclério Sampaio gerou expectativas no mercado político. No município é comum ouvir pessoas dizeremj que o prefeito trabalha, chega cedo aos eventos e cumpre seus horários.

Saúde

Mas, são gritantes as carências quanto ao atendimento de serviços básicos. Faltam projetos de esgoto sanitário, de ruas sem calçamento, de iluminação pública, de segurança.

Na área de saúde, o déficit é gigantesco, principalmente por ineficiência quanto à gestão em geral. A Prefeitura de Cariacica está devendo e prova disso são as reportagens diárias nos veículos de comunicação sobre o precário atendimento nas unidades de saúde do município.

Educação

Na educação, Cariacica está há quase uma década com índices bem abaixo do esperado, segundo os índices do IDEB Intituto de Desenvolvimento da Educação Básica,  criado em 2007.

 leo-alexandre-1.jpg
leo do iapi
 marcelo-zonta-1.jpg
marcelo zonta

Vem porrada por aí

Não para por aí e tem mais. Os mandatos  de seis vereadores de Cariacica, eleitos em 2020, serão definidos pela Justiça Eleitoral no próximo dia 20 de maio às 9 horas da manhâ, no fórum de Cariacica.

Nesse dia,  será conhecida a decisão do rumoroso processo sobre a prática de candidaturas “laranjas” no último pleito municipal. Caso a denúncia seja comprovada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os vereadores perderão o mandato.

 mauro-durval-1.jpg
mauro durval
 juarez-do-salao-1.jpg
juarez do salão

Estão envolvidos no processo e poderão ser cassados os vereadores César Lucas (PV), ex-presidente da Câmara; Leo do Iapi (PDT); Marcelo Zonta e Mauro Dorval (Cidadania); Juarez do Salão e Juquinha (PMN).

A decisão decorre da Ação de Impugnação de Mandato, em andamento no TSE por força de denúncias de eleitores, com pedido de cassação dos seis vereadores pela utilização, na composição de suas chapas, de candidaturas fictícias de mulheres, fraudando a obrigatoriedade da cota feminina prevista na legislação eleitoral.

 juquinha-1.jpg
juquinha

Confirmada a cassação, eles serão substituídos por Marcos Palinha (PCdoB); Zete Araújo (DEM); Ilma Siqueira (PSDB); Sargento Nunes (PTC); Ronildo Andrade (DC); e Professor Ésoj (PSD).

As candidatas fictícias à vereadora tiveram votação pífia, entre zero e quatro votos, e, além isso, fizeram campanha nas redes sociais para outros candidatos, o que pela legislação eleitoral, caracteriza fraude por cota de gênero, que garante o mínimo de 30% de candidaturas femininas nas disputas legislativas.

Alguns partidos políticos, diante da dificuldade de preenchimento de tal percentual obrigatório, utilizam-se do ardil de apenas inscrever o nome de mulheres de confiança, que sequer chegam a realizar campanha, gastos eleitorais ou até mesmo confeccionar material gráfico, tendo suas votações  muita das vezes zeradas ou com um, dois e até três votos.

Se houver desistência das mulheres no meio da corrida eleitoral, o partido tem por obrigação substituir a candidatura. E não foi o que ocorreu. Agora, cabe à justiça decidir o rumo do processo.

Vale ressaltar que em diversos municípios decisões semelhantes tiraram os mandatos de vereadores, cassando por completo a chapa que disputou a eleição por cometer grave crime eleitoral.

Laranja & Banana

Cariacica é o maior produtor de banana orgânica da América Latina, contudo a laranja também entra no mercado, buscando seu espaço.  Bom lembrar que a laranja podre pode contaminar toda a produção, afetando inclusive as plantações de vizinhos, levando os detritos da impureza para rios e lagos, contaminando as nascentes, causando crise no ecossistema.

Um eleitor bem humorado disse ao estagiário que realizou esta pesquisa para o Portal Don Oleari que o mais prudente seria aproveitar esses restos do laranjal para adubo, porque, pelo menos gerará um efeito positivo, para um futuro melhor.

Cesan inaugura escritório em Cariacica sede quinta-feira | 3/5

Câmara de Cariacica

Câmara de Cariacica

Câmara de Cariacica

Câmara de Cariacica

https://www.camaracariacica.es.gov.br/

Câmara de Cariacica

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham