Quem somos[email protected]

Search

Camata | Assembleia Legislativa do ES abre mostra sobre imigração italiana e homenageia ex-governador Gerson Camata | 22/2

Camata

O radialista, jornalista, economista Gerson Camata foi o autor da proposta no senado para a criação da data, 21 de fevereiro. Seguem as comemorações pelos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes à Província do Espírito Santo e ao Brasil. no país e no Estado. 

Aecio Matos

Nosso colaborador Aecio Matos me mandou anotações nesta quinta-feira bem cedo sobre a exposição aberta na Assembleia Legislativa do ES em comemoração ao Dia Nacional da Imigração Italiana.

tiao-pelaes-e-rita-camata.jpg22 de fevereiro de 2024 28 KB
tião pelaes e rita camata

Aecio anotou:

Rita Camata e Marcelo Santos recebem convidados

“A ex-Primeira Dama e ex-Deputada Federal Rita Camata e o Presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Santos recepcionaram o Governador Renato Casagrande, os ex-Governadores Paulo Hartung e José Inácio Ferreira, o ex-Deputado Federal Lelo Coimbra e deputados estaduais.

A seguir, Tião Pelaes, Pré-Candidato a Prefeito de Vitória pelo MDB, além de muitos filiados e militantes do MDB de Vitória e dirigentes de outros partidos”.

Aecio Matos destacou que vários oradores enalteceram o legado político do vereador, deputado estadual, deputado federal, governador, senador Gerson Camata, “pelos relevantes serviços prestados ao Espírito Santo e à nação brasileira” (Aecio Matos).

Exposição

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) abriu a exposição “Camata – A Voz da Imigração Italiana” na noite desta quarta-feira (21), Dia Nacional do Imigrante Italiano.

Carregar mais DETALHES DO ANEXO exposicao-camata-outra-foto.jpg 22 de fevereiro de 2024 24 KBCom fotos históricas, homenageia o ex-governador Gerson Camata, um dos principais líderes do ES com raízes na imigração italiana. Quando senador, Camata propôs a lei que instituiu a data.

“Esta exposição ocorre no contexto dos 150 anos da imigração italiana e o presidente Marcelo Santos decidiu homenagear Camata por ver no Camata a expressão natural de ser um descendente de italiano”, destacou o diretor de Relações Institucionais da Al/ES, Giuliano Nader.

A inauguração reuniu lideranças capixabas e contou com a presença de familiares do ex-governador, incluindo a viúva e ex-deputada Rita Camata, que agradeceu a a homenagem e a exposição.

“O sentimento é de muita gratidão à Assembleia Legislativa, à colônia italiana, porque, se não fosse a colônia italiana, nossa descendência também, nós não estaríamos celebrando 150 anos de quem desbravou o Espírito Santo. Eles vieram para substituir a mão de obra escrava e o Gerson teve o orgulho de poder representá-los por mais de 40 anos na vida pública”, afirmou Rita Camjata.

Italianos no ES

Além da história de Camata, a mostra faz uma retrospectiva da imigração italiana no Espírito Santo, destacando imigrantes que participaram ativamente do desenvolvimento do estado.

Para o presente da AL/ES, deputado Marcelo Santos (Podemos), a mostra tem dois objetivos:

 

Carregar maisDETALHES DO ANEXO marcelo-santos-rita-camata-e-renato-casagrande-e-as-nestas-antonella-e-rafaella-2021232-article.jpg 22 de fevereiro de 2024 38 KB
marcelo santos, rita camata,,renato casagrande, enesta antonella e rafaella | Foto: Damon | “Fotogarfada” da coluna de Renata Rasseilli, de A Gazeta

Mostrar e reconhecer o trabalho dos imigrantes italianos no desenvolvimento do estado do ES, o porto de chegada dos italianos ao Brasil e enaltecer também a figura de Gerson Camata, que foi o primeiro governador descendente de italiano que trabalhou muito pelo desenvolvimento do  Espírito Santo”, ressaltou o presidente Marcelo.

De acordo com o governador Renato Casagrande (PSB), o evento é uma justa homenagem a Gerson Camata. Para Casagrande, o ex-governador conduziu o estado de forma positiva.

“Uma justa homenagem a um descendente de italiano. Governou este estado com espírito italiano, com alegria, com disposição, com integração, com leveza, com amor no coração. Parabéns à Assembleia e a seu presidente Marcelo Santo pela homenagem”, disse o governador do ES.

O chefe do Executivo abordou o trabalho dos italianos na construção do Espírito Santo.

“É bom que a gente possa fazer uma viagem ao passado e pensarmos o que era o Espírito Santo há 150 anos e imaginar que eles fugiam de lugares difíceis, buscando uma vida melhor. Com esperança, mas ao chegaram, encontraram um ambiente a ser construído. Depois de 150 temos a contribuição dos italianos, que ajudaram a construir o estado que nós temos hoje, e o Brasil que nós temos hoje”, pontuou o governador Casagrande.

pelaes-e-paulo-hartung.jpg22 de fevereiro de 2024 40 KB
ex-governador paulo hartung com o pré-candidato a prefeito de vitória, Tião Pelaes

Estiveram presentes os ex-governadores do Espírito Santo Paulo Hartung e José Ignácio e representantes do demais poderes estaduais.

Serviço

A exposição “Camata – A voz da imigração italiana” destaca o legado político e cultural do ex-governador. A iniciativa é uma parceira da Assembleia Legislativa com o Instituto Sincades.

Os visitantes podem ver fotos e itens históricos da trajetória de Gerson Camata, além de assistir a arquivos multimídia com interação. Uma linha do tempo traz fatos e personalidades importantes da história dos imigrantes italianos no Espírito Santo.

A mostra é aberta ao público e fica em cartaz até 19 de abril das 7 às 19 horas no térreo da Assembleia Legislativa (Ales).

Camata

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Foto: Lucas S. Costa

O bronzeado | Biocosméticos como aliados para conquistar bronzeado perfeito | 20/2

Edilson Lucas do Amaral | Capitão Assumção quer tirar Pazolini da direita e diz ao prefeito: “Pazolini, você tem que ser homem, seu moleque” | 22/2

Wanderley e Paula Smarssaro completam 1° ano de história e crescimento do site Clube dos Suplementos

Aqui Colatina | Muitos raios, fortes rajadas de ventos e 73mm de chuvas nas últimas 24 horas em Colatina

Aloysio Reis, da Sony, lança seu livro “O Eterno Desencontro das Pararelas” dia 7 de março na Livraria Leitura em Vitória | 21/2

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados