O radialista, jornalista, economista Gerson Camata foi o autor da proposta no senado para a criação da data, 21 de fevereiro. Seguem as comemorações pelos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes à Província do Espírito Santo e ao Brasil. no país e no Estado.
Aecio Matos
Nosso colaborador Aecio Matos me mandou anotações nesta quinta-feira bem cedo sobre a exposição aberta na Assembleia Legislativa do ES em comemoração ao Dia Nacional da Imigração Italiana.
Aecio anotou:
Rita Camata e Marcelo Santos recebem convidados
“A ex-Primeira Dama e ex-Deputada Federal Rita Camata e o Presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Santos recepcionaram o Governador Renato Casagrande, os ex-Governadores Paulo Hartung e José Inácio Ferreira, o ex-Deputado Federal Lelo Coimbra e deputados estaduais.
A seguir, Tião Pelaes, Pré-Candidato a Prefeito de Vitória pelo MDB, além de muitos filiados e militantes do MDB de Vitória e dirigentes de outros partidos”.
Aecio Matos destacou que vários oradores enalteceram o legado político do vereador, deputado estadual, deputado federal, governador, senador Gerson Camata, “pelos relevantes serviços prestados ao Espírito Santo e à nação brasileira” (Aecio Matos).
Exposição
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) abriu a exposição “Camata – A Voz da Imigração Italiana” na noite desta quarta-feira (21), Dia Nacional do Imigrante Italiano.
Com fotos históricas, homenageia o ex-governador Gerson Camata, um dos principais líderes do ES com raízes na imigração italiana. Quando senador, Camata propôs a lei que instituiu a data.
“Esta exposição ocorre no contexto dos 150 anos da imigração italiana e o presidente Marcelo Santos decidiu homenagear Camata por ver no Camata a expressão natural de ser um descendente de italiano”, destacou o diretor de Relações Institucionais da Al/ES, Giuliano Nader.
A inauguração reuniu lideranças capixabas e contou com a presença de familiares do ex-governador, incluindo a viúva e ex-deputada Rita Camata, que agradeceu a a homenagem e a exposição.
“O sentimento é de muita gratidão à Assembleia Legislativa, à colônia italiana, porque, se não fosse a colônia italiana, nossa descendência também, nós não estaríamos celebrando 150 anos de quem desbravou o Espírito Santo. Eles vieram para substituir a mão de obra escrava e o Gerson teve o orgulho de poder representá-los por mais de 40 anos na vida pública”, afirmou Rita Camjata.
Italianos no ES
Além da história de Camata, a mostra faz uma retrospectiva da imigração italiana no Espírito Santo, destacando imigrantes que participaram ativamente do desenvolvimento do estado.
Para o presente da AL/ES, deputado Marcelo Santos (Podemos), a mostra tem dois objetivos:
Mostrar e reconhecer o trabalho dos imigrantes italianos no desenvolvimento do estado do ES, o porto de chegada dos italianos ao Brasil e enaltecer também a figura de Gerson Camata, que foi o primeiro governador descendente de italiano que trabalhou muito pelo desenvolvimento do Espírito Santo”, ressaltou o presidente Marcelo.
De acordo com o governador Renato Casagrande (PSB), o evento é uma justa homenagem a Gerson Camata. Para Casagrande, o ex-governador conduziu o estado de forma positiva.
“Uma justa homenagem a um descendente de italiano. Governou este estado com espírito italiano, com alegria, com disposição, com integração, com leveza, com amor no coração. Parabéns à Assembleia e a seu presidente Marcelo Santo pela homenagem”, disse o governador do ES.
O chefe do Executivo abordou o trabalho dos italianos na construção do Espírito Santo.
“É bom que a gente possa fazer uma viagem ao passado e pensarmos o que era o Espírito Santo há 150 anos e imaginar que eles fugiam de lugares difíceis, buscando uma vida melhor. Com esperança, mas ao chegaram, encontraram um ambiente a ser construído. Depois de 150 temos a contribuição dos italianos, que ajudaram a construir o estado que nós temos hoje, e o Brasil que nós temos hoje”, pontuou o governador Casagrande.
Estiveram presentes os ex-governadores do Espírito Santo Paulo Hartung e José Ignácio e representantes do demais poderes estaduais.
Serviço
A exposição “Camata – A voz da imigração italiana” destaca o legado político e cultural do ex-governador. A iniciativa é uma parceira da Assembleia Legislativa com o Instituto Sincades.
Os visitantes podem ver fotos e itens históricos da trajetória de Gerson Camata, além de assistir a arquivos multimídia com interação. Uma linha do tempo traz fatos e personalidades importantes da história dos imigrantes italianos no Espírito Santo.
A mostra é aberta ao público e fica em cartaz até 19 de abril das 7 às 19 horas no térreo da Assembleia Legislativa (Ales).
Camata
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Foto: Lucas S. Costa
O bronzeado | Biocosméticos como aliados para conquistar bronzeado perfeito | 20/2
Wanderley e Paula Smarssaro completam 1° ano de história e crescimento do site Clube dos Suplementos