Quem somos[email protected]

Search

Câncer de próstata | Novembro Azul pra lembrar diagnóstico e cuidados com câncer de próstata | 14/11

câncer de próstata

câncer de próstata

Cerca de 80% dos pacientes são diagnosticados em fases iniciais. Contudo, a jornada longa e desgastante acaba sendo desafiadora tanto para o paciente quanto para a equipe multidisciplinar

Novembro é o mês conhecido pela conscientização do câncer de próstata, o terceiro tumor maligno mais incidente no Brasil (veja no final ***) e o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Somente em 2020, foram identificados mais de 1,4 milhão de novos casos, tornando o câncer de próstata o tipo mais diagnosticado entre aqueles com próstata em mais da metade do mundo.

A próstata é uma glândula que só o sexo masculino possui e que se localiza na parte baixa do abdômen.  Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).

“O câncer de próstata é o resultado do crescimento de células anormais no órgão, que formam o tumor. Não necessariamente vão surgir sintomas, mas alguns dos mais comumente identificados são: dificuldade para urinar, sangue na urina ou sêmen e aumento das idas ao banheiro para urinar”, informou o Dr. Arnaldo Fazoli.

“Em alguns casos, o paciente só vai buscar ajuda médica quando identifica outras mudanças no corpo, o que pode significar que a doença já está em estado mais avançado”, complementou.

Câncer de próstata avançado

 prostata-og.jpg 14 de novembro de 2023 20 KBO câncer de próstata avançado é quando o tumor está se espalhando para outros órgãos do corpo, não se restringindo apenas à próstata.

Neste momento, o cuidado e o tratamento demanda maior atenção da equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, familiares, nutricionistas, entre outros) com o objetivo de estender o tempo e a qualidade de vida do paciente.

Quando o diagnóstico é o avançado, a terapia atualmente indicada é a de privação de andrógenos, ou seja, a redução dos níveis de hormônios masculinos como a testosterona, a depender das características da doença e perfil do paciente.

Isso é feito pois as células cancerosas da próstata dependem dos hormônios para crescerem, e, com a terapia, pode ocorrer a interrupção do aumento das células. Pacientes com câncer de próstata avançado têm aproximadamente 3 em 10 chances de sobreviver 5 anos.

Como é feito o diagnóstico?

Existem alguns exames que diagnosticam o câncer de próstata e que podem se complementar de acordo com a necessidade, são eles:

  • Exame PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade do Antígeno Prostático Específico (PSA), uma proteína produzida pelas células da próstata, na corrente sanguínea. Níveis elevados de PSA podem indicar a presença de câncer de próstata, mas também podem ser causados por outras condições, como inflamação ou aumento da próstata[9],[10].
  • Exame de toque retal: é um exame físico que tem como objetivo avaliar o tamanho, a forma e a textura da próstata. Para a realização do exame, o médico introduz o dedo, protegido por uma luva lubrificada, no reto do paciente[11].
  • Biópsia: é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou de toque retal. Durante a biópsia, uma pequena amostra da próstata é removida e analisada no laboratório para determinar a presença ou não de células cancerosa[12],[13].
  • Exame de ressonância magnética: é um exame recomendado pelo médico, em algumas situações, para gerar uma imagem mais detalhada da próstata, que ajuda a determinar o estágio do câncer[14].
  • Exame PET-CT: é um exame que une PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) e CT (Tomografia Computadorizada) que possibilita a visualização dos focos de câncer de próstata no corpo. Para alguns pacientes, o exame é importante para auxiliar na determinação do estágio da doença[15].

Segundo o Dr. Arnaldo Fazoli, “com os exames realizados, vamos entender em qual estágio o câncer se encontra e determinar como proceder com o tratamento”.

Ele cita que “as pessoas com próstata devem sempre realizar acompanhamento médico, através de check-ups anuais. O cuidado com o bem-estar pessoal é importante para que após o diagnóstico, o paciente seja capaz de ter uma boa recuperação”.

Referências

[1] Ministério da Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/inca-lanca-a-estimativa-2023-incidencia-de-cancer-no-brasil/. Acesso em setembro 2023.

[2] INCA. https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/prostata . Acesso em setembro de 2023.

[3] Sung H, Ferlay J, Siegel RL, et al. Global cancer statistics 2020: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA Cancer J Clin. 2021;71(3):209-249. doi:10.3322/caac.21660.

[4] American Cancer Society. What is prostate cancer. ACS website. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/prostate-cancer/about/what-is-prostate-cancer.html. Acesso em outubro de 2023.

[5] Mohler JL, Antonarakis ES, Armstrong AJ, et al. Prostate Cancer, Version 2.2019, NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology. J Natl Compr Canc Netw. 2019;17(5):479-505.

[6] Gillessen S, Omlin A, Attard G, et al. Management of patients with advanced prostate cancer: recommendations of the St. Gallen Advanced Prostate Cancer Consensus Conference (APCCC) 2015. Ann Oncol. 2015;26(8):1589-1604.

[7] Smith MR. Androgen deprivation therapy for prostate cancer. N Engl J Med. 2012;367(21):2035-2041.

[8] American Cancer Society. Survival Rates for Prostate Cancer. ACS website. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/prostate-cancer/detection-diagnosis-staging/survival-rates.html. Acesso em outubro de 2023.

[9] . Cartilha câncer de próstata. INCA. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_nov2019_3areimp_2022_visualizacao.pdf. Acesso em outubro de 2023.

[10] . Diagnosis of prostate cancer. American Cancer Society. Disponível em:  https://www.cancer.org/cancer/types/prostate-cancer/detection-diagnosis-staging/how-diagnosed.html. Acesso em outubro de 2023.

[11] Cartilha câncer de próstata. INCA. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_nov2019_3areimp_2022_visualizacao.pdf. Acesso em outubro de 2023.

[12] Diagnosis of prostate cancer. American Cancer Society. Disponível em:  https://www.cancer.org/cancer/types/prostate-cancer/detection-diagnosis-staging/how-diagnosed.html. Acesso em outubro de 2023.

[13] Prostate cancer – diagnosis. Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/prostate-cancer/diagnosis-treatment/drc-20353093. Acesso em outubro de 2023.

[14] Prostate cancer – diagnosis. Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/prostate-cancer/diagnosis-treatment/drc-20353093. Acesso em outubro de 2023.

(***) – [15] Hofman MS, Lawrentschuk N, Francis RJ, Tang C, Vela I, Thomas P, Rutherford N, Martin JM, Frydenberg M, Shakher R, Wong LM, Taubman K, Ting Lee S, Hsiao E, Roach P, Nottage M, Kirkwood I, Hayne D, Link E, Marusic P, Matera A, Herschtal A, Iravani A, Hicks RJ, Williams S, Murphy DG; proPSMA Study Group Collaborators. Prostate-specific membrane antigen PET-CT in patients with high-risk prostate cancer before curative-intent surgery or radiotherapy (proPSMA): a prospective, randomised, multicentre study. Lancet. 2020 Apr 11;395(10231):1208-1216. doi: 10.1016/S0140-6736(20)30314-7. Epub 2020 Mar 22. PMID: 32209449.

Câncer de próstata

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com informações de Juliana Catalão

Procedimentos estéticos: o que fazer para evitar surpresas. Falta de cuidados pode ser fatal | 14/11

Empilhadeiras | 106 anos depois, quais as principais evoluções dessa máquina cheia de história até aqui?

Pesquisa | Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos mostra que quase 90% dos microempreendedores não têm curso superior

Verão à Vista: piscinas são estrelas da estação, mas requerem cuidados |10/11

Webmotors revela que 62% pretendem trocar de carro na Black Friday

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.