Carnaval tá chegando: 26/2 a 1/3/2022

Carnaval tá chegando

Carnaval tá chegando

Qualquer país é capaz de fazer e mandar um foguete a Marte ou fabricar uma bomba atômica. Basta ter dinheiro e contratar alguns técnicos especializados ao redor do mundo. Um carnaval como o nosso, não. Nem com muito ouro e a assessoria de brasileiros é possível fazê-lo em qualquer lugar.

Estou falando do nosso carnaval de regozijo público que evoluiu das festas que na Grécia eram feitas em homenagem ao deus Dionísio; em Roma para Saturno e na Alemanha para Herta. Temperadas aqui com uma mistura original dos índios, negros e portugueses.

 carnaval3-300x140-1.jpg
Nós brincamos com a alegria espontânea que é identificável no povo mesmo sem fantasia. É de fácil observação em qualquer lugar do Brasil!

Carnaval tá chegando

Durante o carnaval a arte está mais na rua do que em qualquer outro lugar (músicas, danças, roupas, performances, e principalmente no espírito.) Ao anunciar o beijo, falamos: “Não me leve a mal, hoje é carnaval”. Vivemos dias mágicos de comunhão, tolerância, criatividade e espontaneidade. Talvez, no Brasil, o lapso mais cristão do ano.

 carnaval2-300x170-1.jpgÉ um evento cultural fantástico que revela um desenvolvimento humano extraordinário. E essa convivência que a festividade propicia entre cidadãos de origens diversas, inclusive estrangeiros, tem sido objeto de estudo e admiração de nações desenvolvidas que vivem atormentadas com conflitos internos graves que afastam as pessoas e criam muros.

Temos um espetacular desfile militar bem ensaiado, máquinas sofisticadas, construções monumentais e outras grandes realizações humanas. O homem em liberdade é grandioso. Uma multidão brincando é formidável! Conhecemos muito mais a intimidade da matéria (átomos) e astros celestes distantes milhares de anos luz, do que a nós mesmos.

Embora seja a primeira proposição da filosofia, motivar pessoas para a alegria é tarefa muito mais difícil do que levá-las à guerra ou a construírem canais e pirâmides faraônicas. Atores dizem que é mais fácil sensibilizar a plateia representando um drama do que uma comédia.
E que comédia divina é o nosso carnaval!

Carnaval tá chegando

Ó Abre Alas (1899), de Chiquinha Gonzaga, é considerada a primeira marchinha de Carnaval.

primeira escola de samba, Deixa Falar (hoje, Estácio de Sá), foi criada no Rio de Janeiro em 1928.

Na cidade do Rio de Janeiro, acontecem os desfiles das tradicionais escolas de samba cariocas, no Sambódromo. Da mesma forma, os habitantes se divertem nos blocos carnavalescos.

A cidade de Recife, capital de Pernambuco, também se destaca por ter o maior bloco de Carnaval do mundo, chamado “Galo da Madrugada”.

Em Salvador, na Bahia, a festa é animada pelos trios elétricos, que reúnem os principais nomes da música brasileira.

Com o revival do carnaval de rua e dos blocos, cidades que tradicionalmente não tinham grande expressão na folia, como Belo Horizonte (MG), passaram a realizar sua própria festa.

Com pesquisa:

https://www.calendarr.com/brasil/carnaval/

https://donoleari.com.br/bruno-lamas-descreve-sessao-de-segunda-como-latismavel/

Carnaval tá chegando

 

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham