Quem somos[email protected]

Search

“Cartas para Mercedesssssss” e “Dramaturgia Negra para Dançar” entram em cena no Sesc Glória em 2 fins de semana

Cartas

Cartas

O Sesc Glória receberá atrações com temáticas exclusivamente negras nos 

“Cartas para Mercedesssssss” (RJ), “A invenção do Nordeste” (RN), “Dramaturgia Negra para Dançar” (RJ) e “Carmin: 16 anos sobrevivendo em um Nordeste Inventado” (RN) estarão em cena, dentro de um dos dois maiores projetos de circulação de artes cênicas do país, o Palco Giratório.

Nesta sexta-feira (21), o espetáculo “Cartas para Mercedesssssss” da Cia. Étnica de Dança (RJ) mostra, por meio da arte, a pujança da discussão sobre a formação da identidade das pessoas pretas, a riqueza de suas origens e a influência que essa história traz até os dias atuais.

Em  “Cartas para Mercedesssssss”, a proposta do grupo é promover conversas abertas entre os universos biográficos e artísticos da bailarina, coreógrafa e professora negra-brasileira Mercedes Baptista e a vida e a dança de bailarinas e coreógrafas negras de diferentes gerações.

No sábado, dia 22, a palestra/performance “Dramaturgia Negra para Dançar” será apresentada, a partir das 20 horas, em dois momentos. No primeiro, a coreógrafa Carmen Luz fará uma breve exposição ilustrada por vídeo e fotografias, a partir de suas pesquisas sobre a presença de artistas negras/pretas nas danças acadêmicas; e, no segundo, levantará um debate sobre “Que negro é esse na dança negra?”


Espetaculo_A_Invencao_do_NE_Foto_Carlos-Gomes-1-1-1.jpeg
18 de julho de 2023Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia

Na próxima semana, um dos destaques será a peça teatral “A invenção do Nordeste”, vencedor do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e do Cesgranrio de Melhor Espetáculo.

Ela será apresentada no sábado (29) a partir das 20h pelo Grupo Carmin (RN), levantando a discussão sobre a identidade, a cultura, a história pessoal e os dilemas de ser um nordestino.

Na sexta-feira (28), o Grupo Carmin também compartilhará os elementos de dramaturgia e referência historiográfica que nortearam a construção da peça “A invenção do Nordeste” em “Carmin: 16 anos sobrevivendo em um Nordeste Inventado”, a partir das 20 horas.

Palco Giratório

O Palco Giratório foi lançado em 1998 e em 25 anos de estrada o projeto girou com 380 grupos, ofereceu aproximadamente 10 mil apresentações e atendeu a um público estimado em 5 milhões de espectadores.

A diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha, fala sobre o projeto:

“Mais do que um projeto de circulação de grupos artísticos, o Palco Giratório promove o intercâmbio de modos de fazer, criar e pensar, explorando a diversidade das manifestações brasileiras e destacando temas de relevância para a sociedade, como é a cultura das pessoas pretas.”

Segundo Janaína, “as criações de temática preta fazem parte do conjunto de 15 espetáculos de circo, dança e teatro desta 25ª edição do Palco Giratório e refletem demandas de nosso tempo histórico e o anseio por espaços de partilha com públicos de variados gêneros, faixas etárias e classes sociais.”

Serviço

Ingressos

Dias 21, 22, 28 e 29 de julho, a partir das 20 horas.

Em Vitória/ES, a entrada ao Sesc Glória é gratuita e solidária. Acesse o site: sescgloria.lets.events, garanta sua vaga e leve 1kg de alimento não perecível no dia do evento para retirar o ingresso. As doações serão encaminhadas para o programa contra a fome e desperdício de alimentos do Sesc, Mesa Brasil.

Cartas

Edição, Don Oleari – [email protected]https://twitter.com/donoleari

Com informações da Assessoria de Imprensa

Leia também:

Mercado de cavalos, jumentos, burros e mulas movimenta cerca de R$ 30 bilhões por ano no país | 18/7

Gandini cobra Do Val para reassumir ou abrir vaga para a suplente Rosana Foerst no Senado | 18/7

Coisas de Ruth leva para Espaço Thelema cantora e  compositora Luiza Dutra Na 81ª da edição do Projeto Ensaios

Filipe Denki: “Cooperativas podem recorrer à recuperação judicial” | 17/7

Dia do Homem | 30% dos homens não têm hábito de ir a médico regularmente e 70% só vão com as mulheres |17/7

 

Tags

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados