Cem anos do rádio no Brasil: Rádio Excelsior | 27/7

Cem anos do rádio

Cem anos do rádio

Com Agência Brasil – Por Rádio MEC – Brasília

A  P R G – 9, Rádio Excelsior, foi fundada em São Paulo em novembro de 1934 por Paulo Machado de Carvalho. Transmitia música erudita e programas culturais, missas  e também um programa dedicado especialmente ao turfe.

Após um acordo com a arquidiocese, ainda nos anos 1930, o slogan da Rádio Excelsior passou a ser a “voz de Anchieta”  e a emissora ficou conhecida como “a primeira estação católica do mundo”.

O empresário Victor Costa adquiriu a frequência da Excelsior em 1953. Na segunda metade da década de 1950, a emissora irradiava programas como o Ecos da Broadway, apresentado por Renato Macedo e Moacyr Expedito.

O Swing Show, comandado por José Cândido Cavalcante, contava também com o jornalista Antônio Aguillar, como produtor de programas de auditório.

Já no início da década de 1960, o programa O Pick-up do Pica pau, do jornalista Walter Silva, era sucesso de audiência na Excelsior, em São Paulo.

Rádio Nacional de São Paulo se tornou um espelho da Rádio Globo, enquanto a Excelsior – a máquina do som, espelhava a programação da Rádio Mundial do Rio de Janeiro.

Uma pessoa fundamental na construção do sucesso das emissoras musicais jovens do sistema Globo de rádio, desde o fim dos anos 1960, mas especialmente na década de 1970,  foi Newton Alvarenga Duarte, o imortal disk jóquei Big Boy que também tinha um programa na Excelsior.

A “máquina do som” também cumpriu um outro importante papel no sistema Globo de rádio.

Como a emissora era considerada alternativa, a Excelsior serviu como plataforma de lançamento para novos formatos e, sobretudo, novos profissionais.

Muita gente que depois se destacou na comunicação começou na Excelsior.

Em seus últimos anos, a equipe e a programação da Rádio Excelsior foram o embrião para a criação da rede all news, a CBN.

A “a máquina do som”  levou sua programação ao ar pela última vez em 30 de setembro de 1991, sendo substituída no dia seguinte pela rádio CBN de São Paulo.

Foto de capa: Roquette Pinto junto dacasa que abrigo o primeiro transmissor de radio no Brasil a Sociedade Radio Rio do -Janeiro-PRA-2
100 anos de radio100 anos rádio no Brasil – Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham