Cesan inaugura escritório em Cariacica sede quinta-feira | 3/5

Cesan

Cesan

ronaldo-foto-prassinatura-da-coluna-1-1-1-1-1-1.jpg
ronaldo chagas vieira

 

Coluna AQUI CARIACICA – Ronaldo Chagas Vieira, correspondente comunitário

A inauguração do escritório da Cesan, resultado de uma articulação do secretário de agricultura, Nilson Teixeira,  será na quinta feira, 5 de maio, às 8 da manhã, no Centro Histórico Eduartino Silva, onde já funcionam diversos serviços públicos, dentro do programa de revitalização da Sede Municipal.

A Cesan atenderá toda quinta-feira de 9 às 15h15m no segundo piso do Centro Histórico.

Serviços

Às terças feiras, a Secretária de Assistência Social já atende, oferecendo os serviços da pasta, principalmente o CadUnico, que dá acesso aos programas sociais do governo federal.  Toda quarta-feira, a secretaria de Defesa Social leva serviços relacionados a táxi, multas, atendimento a idoso e portadores de deficiência, bem como o estacionamento preferencial.

Já na quinta, o atendimento é da secretaria de Finanças, tais como IPTU, parcelamento e certidões negativas.  Na sexta-feira, além da transferência do gabinete do prefeito para a Sede de Cariacica, onde o prefeito Euclério Sampaio atende aos moradores, tem também a secretaria de Desenvolvimento, levando a agência do trabalhador e Ciampe para o apoio empresarial.

O processo de revitalização da Sede de Cariacica já é uma realidade. O primeiro ato foi a utilização da antiga prefeitura no Centro Histórico Eduartino Silva para serviços essenciais à população. No primeiro piso, ainda funciona uma biblioteca com livros obsoletos e 4 computadores com sistemas ultrapassados.

O segundo piso, onde foi a primeira sede da Câmara Municipal, era um local abandonado, sem nenhuma utilização. Agora, tudo se transformou… A demanda está crescendo a cada dia. Nas quintas-feiras, o atendimento da secretaria de finanças exige a utilização de senhas para controle. O ambiente é climatizado, cadeiras confortáveis, para conforto da população.

A Advogada Solange Braga Santos parabenizou a administração pela  implantação dos serviços.  Segundo ela, isso demonstra respeito à história da Sede de Cariacica. A corretora de imóveis Fabíola Santos esteve no local e constatou agilidade na prestação de serviços.  Ele sempre procura o setor de finanças para demandas referentes a clientes.

Igreja São João Batista, Centro Histórico Eduartino Silva, Estrada Velha (por onde passou a carruagem de D. Pedro II), Casarão de Ibiapaba, enfim, a riqueza histórica e cultural, passa por Cariacica Sede, mas vai além de pontos turísticos, pois durante muito tempo era a concentração da economia local, bem como as decisões políticas, pois na Sede ficavam a prefeitura, a Câmara Municipal, o Fórum, Cartórios, Detran, enfim, todos os serviços públicos necessários a população.

A Sede da prefeitura seria em Vila Merlo, onde se localiza a praça do bairro em frente à igreja católica. Entretanto, um desentendimento entre Celso Merlo e Vicente Santório, que era o prefeito, por causa de uma rapariga, legou o Centro do Poder para a região de Campo Grande.  Aos poucos, foram retirando o Poder legislativo, Judiciário, Detran…só não levaram a histórica igreja São João Batista, pois não tinha rodinha.

A última porrada foi o cartório, que saiu da Sede, motivada inicialmente por  uma vontade própria, consequência de briga conjugal, contando com apoio do prefeito na época (Ronaldo Chagas Vieira).

Cesan

O reencontro dos formandos da turma dos anos 1980 será dia 7 de maio

Cesan

https://www.cnnbrasil.com.br/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham