Festival Cine.Ema Itinerante quer despertar novos ambientalistas em escolas públicas do ES com o cinema

Compartilhe:

coluna-bom-pra-cabeca-vinheta-esta-e-que-valejpg.jpgCine.Ema Itinerante

CINEMA |

MEIO AMBIENTE !

DON OLEARI

O Cine.Ema Itinerante apresenta filmes brasileiros, debates e oficinas para estudantes de escolas públicas de Aracruz, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Vila Velha, municípios do Espírito Santo, durante este mês de maio.

Através do  audiovisual, o festival promove discussões sobre meio ambiente, cultura e crise climática.

A proposta é simples: se muitos alunos não conseguem chegar ao cinema, o cinema chega até eles. A expectativa é alcançar cerca de 2,5 mil estudantes, em municípios com diferentes realidades ambientais e sociais.

 Festival-Cine.Ema-_-Credito_-Weliton-Aiolfi-_-13.jpgConsciência ambiental

O projeto acontece num momento em que a crise climática deixou de ser assunto distante. Eventos extremos, perda de biodiversidade e aquecimento global passaram a fazer parte da rotina e também do debate nas escolas.

A ideia do Cine.Ema Itinerante é usar o cinema como ferramenta para aproximar os estudantes dessas questões de forma mais acessível e conectada ao cotidiano.

“A gente leva o telão para dentro da rotina deles, com histórias que têm relação com a realidade que vivem. Depois da sessão, o tema ambiental deixa de ser algo distante e passa a fazer parte da vida deles”, destaca o diretor Vinicius Silva.

Cinema brasileiro

Além da pauta ambiental, o projeto também aposta na valorização do audiovisual nacional.

A programação reúne filmes exibidos ao longo das 11 edições do Festival Cine.Ema, com produções que abordam territórios, comunidades, biodiversidade e culturas brasileiras.

Segundo Vinicius Silva, o contato com essas produções também ajuda os jovens a perceberem que suas próprias histórias podem virar cinema.

Festival nasceu no interior do ES

O Festival Cine.Ema surgiu em 2015, em Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim, sul do ES – imagem destacada, de capa.

O nome faz referência à Pedra da Ema, formação rochosa conhecida pela sombra em formato de ema projetada no fim da tarde.

Cine.Ema ItineranteDesde então, o festival passou por vários municípios capixabas e ampliou o alcance com mostras online, mantendo o foco em produções ligadas às questões ambientais.

Filmes selecionados

Entre os títulos exibidos estão:

  • A Nave Que Nunca Pousa
  • Ciranda Feiticeira
  • Lagrimar
  • Nada, Nadador!
  • Nonna
  • Odoyá
  • O T-Rex e a Pedra Lascada
  • Plantae
  • Só Rezando…

Programação

Aracruz

  • Oficina de Fotografia — 11 a 14 de maio — CEEMTI Monsenhor Guilherme Schmitz
  • Sessão de Cinema e bate-papo — 12 de maio — EEEFM Primo Bitti
  • Sessão de Cinema e bate-papo — 13 de maio — CEEMTI Monsenhor Guilherme Schmitz

Serra

  • Sessão de Cinema e bate-papo — 14 de maio — EMEF Profª Maria Istela Modenesi

Cachoeiro de Itapemirim

  • Oficina de Vídeo — 18 a 21 de maio — Instituto Rochativa
  • Sessão de Cinema e bate-papo — 20 de maio — EEEFM Wilson Resende

Fotos | Weliton Aiolfi

Cine.Ema Itinerante

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Instagram do Don Oleari Portal de Notícias

https://www.instagram.com/donolearinoticias/

Agência Pública | Marina Amaral: vale a pena acreditar em jornalista?

 

Siga nossas redes:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham