Circuito atrai turistas
Coluna AQUI AFONSO CLÁUDIO – Dinah Lopes, jornalista
São grandes as expectativas para o Circuito Capixaba de Montanhas – Etapa Afonso Cláudio marcado para 22 de agosto na Rota Vale do Empoçado. O circuito atrai público expressivo e trará impactos positivos para a economia do município.
A previsão dos organizadores são 500 atletas inscritos no evento e mais cerca de 1000 a 1500 pessoas que vêm como acompanhantes, equipes técnicas, patrocinadores, entre outros.
Considerando que, em média, cada visitante gasta pelo menos R$ 250,00 com diárias de hospedagem e refeições, a injeção de recursos previstos para 1500 pessoas em apenas um dia será de R$ 375 mil.
Circuito
Segundo o empresário dono da marca Circuito Capixaba de Montanhas, Orlando Gorza Rezende, responsável pelo evento, é surpreendente o interesse do público para a etapa de Afonso Cláudio.
– “Promovemos o circuito em Santa Teresa e Domingos Martins. Esta será a primeira vez que faremos a corrida em Afonso Cláudio. Como a região é pouco conhecida para esse tipo de promoção, surpreende o número de pessoas interessadas em participar ou conhecer a região”, afirmou.
De acordo com Orlando Gorza, a demanda por hospedagem é grande, havendo um déficit no município para atender todos os interessados. Com um mês de antecedência, já estavam esgotadas as vagas em hotéis e pousadas. Casas e sítios também foram alugados no interior.
– “A hospedagem está sendo um problema para este evento. O município precisa estruturar-se. O turismo de aventura está começando no município, que tem grande potencial para esta atividade. Com o tempo, esperamos que as pessoas acreditem nas oportunidades e invistam mais em pousadas e hotéis. Não adianta alugar casas sem oferecer roupas de cama, banho e café da manhã. Tem muito atleta que vem de fora do Estado e não vai trazer excesso de bagagem no transporte aéreo”, frisou .
Gorza informou que os atletas são de várias regiões: Além da Grande Vitória e outras cidades capixabas, também vêm de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e do Amazonas. Muitos formam equipes e representam empresas para as quais trabalham. Para esta etapa, são esperados grupos de corredores das marcas Café Cafuso, Qualy e Active.
A programação do Circuito inclui três categorias: 6 km para iniciantes, 14 km para intermediários, e 24 km para os mais experientes.
A saída será do Parque de Exposições Dr. João Eutrópio, na Rota Vale do Empoçado, subindo por diferentes pontos da Cordilheira e voltando para o local de partida. A corrida maior, de 24 km, deve ter duração de até 5 horas, conforme o nível de experiência e preparo físico do atleta.
Para o secretário de Esporte e Lazer de Afonso Cláudio, Leonardo Lopes Ferreira, este primeiro evento vai gerar impacto positivo, incentivando os empreendedores locais a se prepararem para os próximos.
Além dos restaurantes instalados na Rota Vale do Empoçado, ele falou que também a Associação do Carro de Boi de Afonso Cláudio vai montar uma estrutura para atender o público com barracas de comida, bebida e banheiros no Parque de Exposições, local de início e final da corrida.
– “Os restaurantes não dão conta de atender a todo o público. Temos que apresentar um reforço nesta área e garantir que todos sejam bem atendidos”, explicou.
Informações:
https://www.ticketagora.com.br/e/3-etapa-do-circuito-capixaba-de-montanhas-32088
https://www.facebook.com/circuitocapixabademontanhas/
A programação do Circuito inclui três categorias: 6 km para iniciantes, 14 km para intermediários, e 24 km para os mais experientes. A saída será do Parque de Exposições Dr. João Eutrópio, na Rota Vale do Empoçado, subindo por diferentes pontos da Cordilheira e voltando para o local de partida. A corrida maior, de 24 km, deve ter duração de até 5 horas, conforme o nível de experiência e preparo físico do atleta.