Código
Editora tech que faz parte do ecossistema Alura já publicou mais de 240 livros ao longo da sua trajetória, que trazem temas como programação, data science, DevOps, UX & Design e gestão.
Apesar de 76% das pessoas ainda preferirem livros físicos, 65% realizam as suas leituras digitalmente, como aponta uma pesquisa do Opinion Box.
Já dados da BusinessWire revelam que o mercado de e-books deve crescer em 28% até 2026, chegando a US$ 23,1 bilhões. É dentro deste cenário que a Casa do Código, editora da Alura, o maior ecossistema de ensino em tecnologia do Brasil, vem impactando o setor literário e tech; a marca completa 11 anos de trajetória em 2023, vendendo, em média, 19 mil títulos digitais sobre o tema por ano em sua loja oficial.
Código
A empresa já comercializou mais de 270 mil obras, além de 40 mil produtos por meio de intermediários como parceria com a distribuidora Bookwire. Junto das vendas feitas nas livrarias físicas, a companhia também soma mais de 240 publicações desde o começo das suas atividades, em 2012, tendo cerca de 210 obras em catálogo no momento.
Com livros sobre programação, data science, DevOps, Design e gestão de produtos, a editora busca gerar valor para estudantes e profissionais do meio tech através do aprendizado. Não à toa, seu Diretor Geral, Carlos Silveira, pai de Paulo e Guilherme Silveira, fundadores da Alura, reforça a importância de oferecer diferentes fontes e formatos de estudo na área, contribuindo para a acessibilidade na capacitação.
“Estamos muito felizes em celebrar 11 anos de dedicação à disseminação do conhecimento em tecnologia por meio do estudo nos livros, que, para muitas pessoas, é o melhor ou até o único jeito de aprender. Acreditamos no potencial transformador do setor na sociedade e, por isso, seguimos comprometidos em publicar conteúdos relevantes e de qualidade com uma didática proveniente da experiência da Alura, para um público que enxerga na aprendizagem de TI um caminho de desenvolvimento pessoal e profissional. Cada passo da pessoa é importante para nós e deve ser valorizado”, destaca Carlos.
Incentivo às mulheres autoras
Além da Casa do Código já ter dado espaço para vários profissionais lançarem os seus primeiros livros com um papel ativo na preparação deles, a editora também é conhecida pelo incentivo à representatividade feminina na literatura. Um dos destaques da marca é “Gestão de Produtos como você nunca viu”, obra colaborativa escrita por mais de 30 mulheres, que falam sobre carreiras na área, dicas de desenvolvimento e estratégias para criar produtos digitais melhores.
Levar oportunidades para autoras de tecnologia também é um dos focos da empresa por ser tratar uma quebra de tabus na sociedade e no próprio mercado; dados da Revelo mostram que mais de 87,7% dos desenvolvedores são homens, enquanto só 12,7% das vagas na função são ocupadas pelo público feminino.
Sobre a Alura
A Alura é o maior ecossistema de aprendizado em tecnologia do Brasil. São mais de 1.400 cursos em sua plataforma de ensino e novos lançamentos todas as semanas, bem como profundidade e diversidade em suas formações com o objetivo de desenvolver carreiras em T – profissionais que buscam conhecimento para além da sua área de especialização. Com cerca de duas décadas no mercado, a escola impactou mais de 500 mil estudantes e 5 mil empresas.
Por meio de sua comunidade colaborativa e ativa que conta com mais de 80 mil pessoas e 200 novas chegadas todos os dias, promove aprendizados em Programação, Front-end, Data Science, Mobile, DevOps, UX & Design, Negócios, Marketing e muito mais.
O ecossistema Alura conta ainda com uma gama de conteúdos, incluindo os notórios podcasts Hipsters Ponto Tech, Like a Boss e Bolha Dev, bem como as unidades de negócio Alura Para Empresas, focada em soluções de educação corporativa; Alura Latam, uma extensão da empresa para a América Latina; Casa do Código, editora de livros de tecnologia e inovação; e a escola de produtos digitais PM3. Além da FIAP, instituição referência em ensino superior de tecnologia, onde co-criaram a Pós Tech, oferecendo pós-graduações únicas, 100% digitais, hands-on e assíncronas nas áreas de Dev, Cyber Segurança e Dados.
Sobre a Casa do Código
Editando livros desde 2012, a Casa do Código, editora do ecossistema Alura, publica escritos de autores brasileiros que lecionam na área de tecnologia (TI, Ciência da Computação e Gestão). Com livros sobre programação, marketing, design, gestão de produtos e UX, a editora atua na geração de valor para estudantes e profissionais do meio tech por meio do aprendizado.
Edição, Don Oleari
Apresentadora Carla Prata marca presença no São Paulo Fashion Week, a convite da estilista nordestina Marina BituFábio Farias começou vendendo lápis. Hoje é um empreendedor que faturou mais de R$ 16 milhões ano passado