Quem somos[email protected]

Search

Compulsão alimentar não é uma escolha, é uma doença | 18/9

compulsão alimentar

Compulsão alimentar

 
O transtorno de compulsão alimentar é uma doença mental caracterizada por episódios em que a pessoa consome grandes quantidades de alimentos, muitas vezes até o ponto de desconforto físico.

Não é uma escolha, é uma doença, e, como tal, necessita de tratamento. Embora não haja uma “cura” definitiva, há várias estratégias que podem ajudar a controlar este comportamento. Uma das mais notáveis é o consumo equilibrado de proteínas, que pode ajudar na saciedade e controle da necessidade de comer.

Priscila Gontijo, nutricionista da Puravida, destaca que o primeiro passo é entender o motivo pelo qual acontece o descontrole.

“Da próxima vez que você atacar a geladeira, pense no que está sentindo. É fome? É tédio? É tristeza? É uma mania? Somente identificando a emoção por trás é possível começar o processo de controle”, explica ela.

priscila-1-1.jpg 19 de setembro de 2023 53 KB
Priscila Gontijo, foto do LinkedIn

Um estudo do “Journal of Clinical Nutrition” sugere que um consumo adequado de proteínas ajuda a promover a saciedade e controlar a compulsão alimentar.

“As proteínas têm um efeito térmico maior que carboidratos e gorduras, o que significa que seu corpo gasta mais energia para digerir. Isso pode contribuir para uma sensação mais prolongada de saciedade”, diz a nutricionista.

Nesse quadro, a profissional de saúde aponta seis dicas para tentar controlar a compulsão:

Evite comer de 3 em 3 horas: espere a fome chegar para se alimentar, mas não passe longos períodos sem comer. A dica é criar um cronograma com café da manhã, almoço e jantar, além dos lanches intermediários.

Alimentos ricos em fibras: frutas, verduras e hortaliças são ricas em fibras e podem ajudar na sensação de saciedade. Isso acontece porque a ingestão amplia a saciedade, reduzindo a vontade e o volume dos alimentos consumidos.

Hidrate-se: beber água não só mantém seu corpo saudável, mas também pode ajudar a controlar a fome. A ingestão também é uma forma de amenizar a sensação de vazio no estômago que o paciente compulsivo pode sentir com mais frequência. Caso o paciente tenha dificuldade, uma solução pode ser as águas saborizadas ou sucos.

Evite alimentos industrializados: esses produtos são geralmente ricos em açúcares e gorduras, e pobres em fibras, contribuindo para o aumento do ciclo da fome.

Pratique atividades físicas: além dos benefícios para a saúde física, o exercício libera endorfinas, que ajudam a manter a saúde mental.

Atenção à saúde mental: muitas vezes, a compulsão alimentar é um sintoma de outros problemas como ansiedade, tristeza ou depressão. É fundamental procurar ajuda profissional para um diagnóstico e tratamento adequados.

“A compulsão alimentar é uma batalha diária, mas com o apoio adequado, é possível virar o jogo”, conclui Priscila Gontijo. O tratamento adequado pode incluir ajuda de profissionais como clínicos gerais, nutrólogos, psiquiatras e endocrinologistas.

Sobre a Puravida:

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.

Priscila Gontijo é Nutricionista e Mestra em Ciências da Saúde

linkedin.com/in/priscila-gontijo-corrêa-296bb343

Compulsão alimentar

Com Informações de Ercília Ribeiro

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Baleia Rossi ligou para Lelo Coimbra determinando uma só Convenção do MDB | Depoimento de Aecio Matos, do MDB de São Mateus | Coluna Pano de Fundo | 18/9

Eleições 2024 | Psol decide disputar prefeitura de Vitória com deputada Camila Valadão | 17/9

Edilson Lucas do Amaral | Camila Valadão entra no jogo da Capital, na corrida pela prefeitura | 17/9

“Piotaco” de Don Oleari sobre campanha do programa EM Movimento da TV Gazeta na coluna de Manoel Goes | Mídia ao Molho | 16/9

Festival de Cinema de Vitória | 30º FCV começa nesta segunda-feira, 18

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados