Contra protecionismos e reserva de mercado para o vinho brasileiro: só o pequeno produtor perde | 29/4

contra protecionismos

Contra protecionismos

NEC = Nota do Editor Chefão: Estamos acompanhando o movimento do economista e jornalista Didu Russo, que levantou a bandeira contra os privilégios frequentemente defendidos pelos grandes do vinho brasileiro, em detrimento do pequeno produtor. Concordamos plenamente com as proposições desse conceituado profissional Didu Russo, um dos maiores conhecedores do mercado do vinho em toda a sua cadeia de produção (Don Oleari).

didu-russo-1.jpg
didu russo, economista, jornalista

 

Coluna MEU VINHO MINHA VIDA – 

Por Didu Russo, economista, jornalista – http://didurusso.com.br
– Tenho mostrado minha preocupação aqui constantemente e há anos a respeito das constantes tentativas de reserva de mercado, protecionismos, e abusos contra o pequeno produtor de uvas, por parte das lideranças do vinho brasileiro, notadamente a Uvibra-Consevitis.
Foi criada uma comissão de estudos que demorou meses e meses para apresentar ao MAPA uma reformulação da lei do Vinho.
Na ocasião escrevi para eles enviando sugestão de mudanças para o chamado Vinho Colonial. Não recebi nenhuma resposta, retorno, agradecimento ou ponderação a respeito, o que denota falta de transparência, falta de educação e de respeito, típico de prepotentes.
 didu-russo-frase-de-texto-pro-pdo-2.pngAgora, como já postei no Instagram, fico estarrecido por saber que tentam proibir importação de vinho em embalagens acima de 1,5 litro, o que inviabilizaria a importação de Bag-in-Box do qual sou tradicional defensor.
Não houve uma linha sequer de mudança na política do vinho artesanal que continuará refém dessas lideranças que nunca dão as caras e nem têm coragem de defender suas idéias. Foi assim no passado com salvaguardas e continua assim.
Então escrevi ao sr. Marconi Lopes de Albuquerquem, Secretário da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Vitivinicultura, Vinhos e Derivados na tentativa de obter oficialmente o que queria, uma vez que minhas fontes não podem me oferecer publicamente o que estou sabendo.
Aí está o e-mail dele: [email protected]
Abaixo vocês podem ver meu e-mail, a resposta do sr. Marconi e a minha última cobrança ainda sem resposta.
Conclamo a todos os jornalistas, entidades sérias e interessadas pelo Vinho, Sommeliers, Lojistas, Importadores e Consumidores que cerrem fileiras contra mais esta aberração protecionista que se arma como sempre sorrateiramente. Uvibra – União Brasileira de Vitivinicultura #provinho #dicasdodidu Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham