Quem somos[email protected]

Search

Dólar, contratos futuros, Ibovespa | Luiz Felipe Bazzo | 27/10

contratos futuros

bazzo-2-e1698441533406.jpg 27 de outubro de 2023 55 KB
luiz felipe bazzo

Coluna Fechamento de mercado |

por Luiz Felipe Bazzo, CEO do transferbank

Brasil

Nesta semana, observamos eventos que contribuem para uma análise equilibrada do mercado financeiro. O destaque vai para o IPCA, que teve um aumento de +0,21%, o que está próximo das expectativas do mercado. Isso reforça a importância de monitorar os indicadores de inflação de perto.

A taxa próxima das expectativas do mercado é um sinal de estabilidade nesse aspecto, o que é fundamental para a economia. Um controle da inflação pode resultar em um ambiente mais favorável para a política monetária.

Além disso, as informações revelam um cenário positivo para o ciclo de queda de juros no Brasil. A evolução da inflação tem sido um dos principais fatores considerados pelo Banco Central ao tomar decisões sobre a taxa Selic.

Com o IPCA-15 alinhado às projeções, podemos esperar que o Banco Central continue a adotar uma postura responsável em relação às taxas de juros, visando a manutenção da estabilidade econômica.

A neutralidade no Ibovespa, embora careça de grandes oscilações, reflete a prudência dos investidores em um ambiente global de incerteza. A manutenção da cautela é essencial, visto que os mercados podem ser influenciados por fatores diversos, como eventos econômicos internos e externos, políticas governamentais e desdobramentos geopolíticos.

Dólar

Pela manhã, o real ganhava terreno ante o dólar, impulsionado pelo superávit primário positivo do governo central brasileiro e por dados de inflação nos EUA.

O dólar à vista recuava 0,77%, a R$4,9485, e o dólar futuro, 0,82%, a R$4,950 e cedia perante 13 das 23 moedas acompanhadas, desvalorizando principalmente diante das divisas emergentes. A moeda americana perdeu força após o núcleo do índice de preços ao consumidor (PCE) subir em linha com o esperado, o que reforçou as apostas de que o Banco Central americano não voltará a subir juros na semana que vem.

contratos futuros

Já no período da tarde o dólar passou a subir após a publicação de comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a jornalistas  de que a meta fiscal para 2024 não precisa ser zero e que “dificilmente” o governo alcançará esse resultado.

Logo após os comentários, as taxas de alguns contratos futuros de juros também aceleraram os ganhos, enquanto o Ibovespa renovou as mínimas da sessão.

“Nós dificilmente chegaremos à meta zero, até porque não quero fazer cortes em investimentos de obras”, afirmou Lula a jornalistas em Brasília.

Luiz Felipe Bazzo é CEO do transferbank, uma das 15 maiores corretoras de câmbio do Brasil. O executivo também já trabalhou em multinacionais como Volvo Group e BHS. Além disso, criou startups de diferentes iniciativas e mercados tendo atuado no Founder Institute, incubadora de empresas americanas com sede no Vale do Silício. O executivo morou e estudou na Noruega e México e formou-se em administração de empresas pela FAE Centro Universitário, de Curitiba (PR), e pós-graduado em finanças empresariais pela Universidade Positivo.

contratos futuros

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com Aira Annoroso

Betfair pesquisa | Flu é Brasil na Libertadores? Pesquisa da Betfair indica que brasileiros vão torcer para o Fluminense na final | 26/10

Plano de de Promoção da Equidade Racial será apresentado em Audiência Pública | 27/10

Champagne Day: Cibele Alves Siqueira, sommelière da Wine, fala dos vários estilos do champanhe | 27/10

Carla Prata | Rainha de Bateria da Tucuruvi utiliza vestido com mais de 5 mil pedras em samba da Festa dos Pilotos | 25/10

Guardiões das Abelhas de escolas de Vila Velha participam de formatura na EAMES | 26/10

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.