Copom eleva juros
Copom eleva juros para 15% ao ano, que é a segunda mais alta do mundo
DA REDAÇÃO DON OLEARI PN
Capa – Flávio Serrano, foto da página no Linkedin
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual na reunião desta quarta-feira (18).
Com isso, a Selic passa a ser de 15% ao ano, a segunda mais alta do mundo.
A decisão surpreendeu parte do mercado.
Flávio Serrano, economista-chefe do Banco Bmg, analisou o resultado do encontro:

“O Copom decidiu elevar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 15,00% a.a., contrariando nossas expectativas. Acreditávamos que o BC manteria a taxa estável em 14,75% a.a. nesse encontro de junho.”
Apesar da surpresa com o aumento, o especialista destaca que a sinalização do comitê é de que o ciclo de alta da Selic chegou ao fim.
“Apesar da alta, a sinalização prospectiva aponta para uma interrupção no ciclo de elevação da Selic, em se confirmando o cenário esperado daqui até a próxima reunião. Os membros querem agora examinar os impactos acumulados do ajuste já realizado e, assim, avaliar se o nível atual é suficiente para assegurar a convergência da inflação para a meta.”
Serrano também comentou a postura cautelosa do Banco Central diante do cenário econômico:
“O comitê, como sempre, enfatizou que seguirá vigilante e que a taxa básica poderá ser ajustada e não hesitará em prosseguir no ajuste caso julgue apropriado. Acreditamos que esse movimento marcou o final do processo de ajuste da taxa básica de juros, que seguirá estável provavelmente até o final de 2025.”
Copom eleva juros
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias
https://www.instagram.com/donolearinoticias/
Com Stephanie Van Sebroeck
Cariacica | Vasco, São Paulo, Galatas do ES e estrelas do voley 4 por 4 estão chegando
Sicoob inaugura Café Hall na Praia do Canto com foco em conexão e cooperação
Se quiser adaptar para uma nota à imprensa, artigo ou rede social, só avisar!




