Exposição CORPO-EXPERIMENTO abre inscrições para formação de educadores | 11/7

experimento

Experimento

Texto: Paulo Gois

Com inscrições até o próximo dia 12 de julho, essa atividade é gratuita e voltada para professores do ensino público

Dentro das atividades que fazem parte da programação da exposição CORPO-EXPERIMENTO, coletiva em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), estão abertas, até o dia 12 de julho, as inscrições para o Curso CORPO-EXPERIMENTO para Professores e Educadores.

Rafael Bqueer

Essa atividade de formação é gratuita, voltada para educadores da rede pública de ensino e será conduzida pelos artistas e arte educadores Bruno Makia e Maíra Vaz Valente, que realizaram a curadoria educativa da mostra. Link para o formulário de inscrição (https://bit.ly/curso_corpo-experimento).

A proposta dessa formação é aproximar os educadores das obras da exposição CORPO-EXPERIMENTO e propor uma reflexão sobre cada uma delas. Durante o Curso, os professores serão estimulados a estabelecerem um contato teórico-prático com importantes produções artísticas contemporâneas (vídeo, instalação, fotografia, objetos e performance) que tratam do corpo como um campo de experimentação.

A formação atenderá a 40 participantes que serão organizados em dois grupos. Os professores assistirão a três encontros sequenciais: duas aulas online via Google Meet e uma visita guiada à exposição. Cada cursista irá receber certificado de participação, material educativo e catálogo da exposição.

Eneida Sanches

TURMA 1

Encontro 01 – 13/07 (terça-feira) das 19h30 às 21h30 via Google Meet

Encontro 02 – 15/07 (quinta-feira) das 19h30 às 21h30 via Google Meet

Encontro 03 – 17/07 (sábado) OU 18/07 (domingo) – visita ao Maes com educadoras das 14 às 16h

TURMA 2

Encontro 01 – 19/07 (segunda-feira) das 19h30 às 21h30 via Google Meet

Encontro 02 – 21/07 (quarta-feira) das 19h30 às 21h30 via Google Meet

Encontro 03 – 24/07 (sábado) OU 25/07 (domingo) – visita ao Maes com educadoras das 14 às 16h

– Formação online (via Google Meet): 4 horas

– Visita à exposição com educadores da exposição: 2 horas

– Total de horas de formação: 6 horas

Para a visita à exposição, o participante do Curso fará o agendamento prévio ao se inscrever para o Curso. Serão disponibilizados quatro diferentes horários para a visitação à exposição CORPO-EXPERIMENTO.

Sobre os Curadores Educativos

experimento
Bruxo Mania

Bruno Makia – É artista educador que trabalha e pesquisa o campo da mediação cultural desde 2007. Atualmente é estudante do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Poéticas Visuais da ECA-USP. Sua pesquisa poética percorre os caminhos sinuosos da memória e atravessa os campos da educação, pintura, desenho, fotografia, projetos de livros de artista, encadernações manuais e outras artesanias.

Já atuou como educador, supervisor e assistente de coordenação de equipes educativas em diferentes locais como unidades do Sesc SP, Centro de Preservação Cultural da USP, MAB-FAAP, Paço das Artes, Museu da Cidade de São Paulo dentre outros espaços.

experimento
Maira Vaz Valente

Maíra Vaz Valente – Natural de São Bernardo do Campo -SP, é artista e professora de arte. Trabalha a questões socioambientais a partir de práticas performativas no campo da visualidade e seus desdobramentos em suas ações diretas, colaborativas ou participativas. Ao focalizar o encontro com seu público, traz a  questão das águas e dos rios convocando seu público.

É estudante de mestrado em Poéticas Visuais no departamento de Artes Visuais (CAP) da Escola de Comunicações e Artes (ECA), onde cursou licenciatura em Artes Visuais. Em 2018, finalizou a especialização em Estudos Brasileiros: Sociedade Cultura e Educação na Escola na Sociologia e Política do Estado de São Paulo (FESPSP). Fundou e coordenou o Núcleo Aberto de Performance (NAP) de 2007 a 2012 e a Embaixada da Performance Arte (EPA!) em 2019.

No campo da educação atua como professora de arte em escolas do ensino regular, tendo experiência como mediadora cultural em espaços da educação não formais da arte desde 2006 como Fundação Bienal de São Paulo, Paço das Artes, MAB-FAAP, Itaú Cultural e em diversas unidades do SESC São Paulo.

SERVIÇO

Curso CORPO-EXPERIMENTO para Professores e Educadores

Inscrições GRATUITAS até o dia 12 de julho de 2021 no link (https://bit.ly/curso_corpo-experimento)

Exposição coletiva CORPO-EXPERIMENTO

Visitação:  até 25/08/2021  / De Terça a Sexta-Feira: das 10 às 16h / Sábado, Domingo e feriados: das 12 às 16h

Entrada franca!

IMPORTANTE: os horários poderão ser alterados em função do mapa de risco da pandemia da Covid-19 da cidade. Para entrar no MAES, é obrigatória a utilização de máscara. Há disponibilização de álcool em gel para os visitantes.

Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) / Av. Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória – ES.

VISITAÇÃO: o público espontâneo poderá visitar o museu a qualquer horário, desde que não ultrapasse a quantidade de 5 pessoas. Para grupos acima de  5 pessoas, o agendamento deverá ser feito por e-mail [email protected] / Mais informações: 27 3132 8393

Redes Sociais / Instagram: @corpo_experimento  / Facebook: @corpo.experimento

Link fotos/ Obras exposição CORPO-EXPERIMENTO: https://bit.ly/Obras_exposicao_corpo_experimento

(fotógrafa: Paula Barbosa)

Link fotos/fotos artistas e curadores: http://bit.ly/corpoexperimento

Assessoria de Imprensa: Paulo Gois Bastos / 27 98134 6831

experimentoSobre a exposição CORPO-EXPERIMENTO

Reflexões sobre o corpo e suas diferentes possibilidades materiais e sensíveis. Essa é a temática da exposição CORPO-EXPERIMENTO, coletiva composta por obras de artistas visuais contemporâneos de diferentes localidades do Brasil. Os trabalhos são apresentados em diversos suportes e utilizam diferentes linguagens, como a fotografia,  o vídeo  e a instalação.

A ideia é refletir sobre o tema em questão, porém de forma ampliada, pois cada obra se utiliza de diferentes materiais, suportes e linguagens. Fazem parte dessa mostra os artistas Aline Motta, Angella Conte, Geovanni Lima, Natalie Mirêdia, Nazareth Pacheco, Peter de Brito, Rafael Bqueer, Renan Marcondes, Renata Felinto e Tiago Sant’Ana, além de Eneida Sanches – artista convidada especial para apresentação de pesquisa em arte.

A exposição CORPO-EXPERIMENTO foi contemplada pelo Edital Setorial de Artes Visuais de 2019/Funcultura da Secretaria de Cultura do Espírito Santo e, além das visitações, contará com uma programação paralela cuja maior parte das ações acontecerá no ambiente online.

Serão atividades de arte-educação, disponibilização de materiais paradidáticos, formações para diversos públicos e conversas com curadoria e artistas.

Edição: Don Oleari

https://donoleari.com.br/basquete-sul-americano-don-oleari/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham