Corrida tem papel fundamental na saúde mental durante pandemia

corrida

Estudos comprovam que a corrida desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde mental dos atletas e que sua prática regular diminui os riscos de depressão.

Coluna SporTotal – Matheus Thebaldi

Além de melhorar o condicionamento físico, a corrida também melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral. Ela, ainda, libera serotonina no cérebro, um hormônio que melhora o humor e o sono.

corrida
Mayara Guzzo

Corrida

A  a psicóloga e corredora capixaba Mayara Guzzo disse que “colocar o corpo em movimento está entre uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde mental”.

– “O importante é sempre manter o cuidado com a segurança e conforto durante a prática de qualquer atividade. É bom não esquecer que, diante da ameaça que o novo vírus oferece à saúde das pessoas, manter um comportamento sedentário pode ser ainda pior. Isso porque a prática de atividade física melhora o sistema imunológico e, ainda, contribui para a proteção e o combate às doenças crônicas, que podem agravar as consequências do coronavírus”, disse Mayara.

O profissional de Educação Física Zé Paulo, que atua em Vitória, destaca que os seus alunos estão encontrando na corrida a válvula de escape para os problemas deixados pela pandemia do coronavírus.

– “Já ouvi dos alunos relatos de estresse e ansiedade, entre outros problemas, e a corrida vem diretamente ajudando todos eles. Além do condicionamento físico, também entram a estética e a autoconfiança. Aos poucos, eles estão mostrando evolução nas pistas e na vida pessoal.

Zé Paulo destaca resultados:

– “Daí a importância da prática desse esporte, a superação diária, seja na distância e na velocidade ou apenas no ato de ir treinar. Isso já os torna mais fortes para enfrentar o dia a dia tão corrido e duro que estamos vivendo”, destacou o profissional”.

corrida
Priscila Passos

A corredora Priscila Passos, que é empreendedora e tem um espaço de beleza em Vitória, conta de que forma a corrida tem ajudado a superar os reflexos da pandemia.

– “Sempre amei me exercitar, ter contato com a natureza, me conectar com pessoas, e hoje acredito que a corrida proporciona isso e muito mais. Hoje me sinto mais forte fisicamente e emocionalmente. A corrida me ajudou e me ajuda a superar momentos difíceis durante a pandemia, principalmente. Me ajuda a exercitar diariamente minha organização e meu planejamento, pois me motiva a começar e terminar minhas atividades.

Priscila fala de seu limite:

– Me faz bem, me faz chegar ao meu “limite” e descobrir que eu posso mais, muito mais! Me ensina a tomar decisões pensando na minha liberdade! Me ensina a trabalhar em equipe, trocar abraços de superação e, ao mesmo tempo ,faz eu me sentir inteiramente dona de mim, me empodera ainda mais como mulher e ser humano! Correr me leva a lugares distantes, onde minha mente não me permitia alcançar, e me ajuda a reconhecer que eu sou foda”.

Dona Aurora: “empresária” honesta 

Assembleia Legislativa custa R$ 200 milhões ao povo do ES, revela Majeski

corrida

https://pacefit.com.br/blog/sites-de-corrida/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham