Dia das Bruxas | As receitas de Anette Musso | 31/10

dia das bruxas

Dia das Bruxas

 anette-1.jpg
anette musso

 

 

 

AS RECEITAS DE ANETTE MUSSO –

Anette Musso, radialista

 

Bruxas? Estou com elas e não abro mão. Isso não significa que também não estou com o Saci, a Mula sem Cabeça, o Boi Tatá e outras figurinhas travessas que habitam nosso imaginário sobrenatural.

Halloween é um tema controvertido. Muitos entendem que comemorar a data é apropriação de uma cultura que não tem raízes na brasilidade e que deveríamos prestar homenagem apenas às nossas expressões folclóricas.

saci-capa-monteiro-lobato.jpgA tradição americana do Halloween chegou ao Brasil por meio das escolas particulares de inglês e logo ganhou o gosto dos mais jovens. Lembro muito bem do meu primeiro Halloween e como curti a festa realizada no Yázigi, escola que me apresentou tantas oportunidades culturais e onde fiz amigos que trouxe para a minha vida.

A festividade pagã surgiu na Europa e com o passar do tempo se misturou com as tradições católicas do dia de Finados.

Crianças fantasiadas de “diabinhos”, fantasmas, bruxas e personagens de contos de fadas e cartoons percorrem as casas dos vizinhos para ganhar doces e balas. A expressão Trick-or-treat’ (no Brasil – gostosuras ou travessuras) é a senha para ganhar doces, balas e chocolates. Mas, se o morador não tiver doces ou ignorar o pedido, pode receber uma travessura como ter sua casa coberta por spray de espuma colorida ou papel higiênico molhado. Vale lembrar que tem muito adulto embarcando na brincadeira

Outra tradição do Halloween são as abóboras esculpidas com uma iluminação interna. Contam que as abóboras iluminadas sinalizavam o caminho dos viajantes no início do inverno no hemisfério norte, ou o caminho para o mortos e ainda espantavam os maus espíritos. A verdade é que nesse período as abóboras eram colhidas e estocadas para a serem utilizadas durante a estação mais fria do ano. Após as festividades elas eram transformavam em tortas, bolos, sopas e pães deliciosos, que aqueciam barrigas e almas.

O pão de abóbora da foto é de autoria da Camila da http://@sabordemae. Provei e adorei. A receita é um segredo de família. Mas, pesquisei uma receita de brioche de abóbora que promete ser uma delícia. Mão à obra. Senão, faço umas belas travessuras por ai.

Viva intensamente e viva mais feliz.

Brioche de abóbora
Ingredientes –
600 g de farinha de trigo
50 g de xícara de chá de açúcar
10 g de sal
10 g de fermento biológico seco
4 ovos
250 g de abóbora sergipana sem casca assada e amassada
3 colheres de sopa de leite gelado
200 g de manteiga em cubos congelada
2 ovos batidos
50 g de semente de abóbora sem casca

Prepare assim

Em uma tigela, coloque todos os ingredientes, misture com as mãos adicionando, aos poucos, o leite gelado. Transfira para uma bancada polvilhada com farinha e sove bem até a massa desgrudar das mãos, por cerca de 30 minutos.

Amasse a manteiga em cubos congelada com as mãos e acrescente aos poucos na massa enquanto sova por cerca de 30 minutos ou até desgrudar das mãos novamente.

Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e deixe descansar por 40 minutos.

Divida a massa em 24 porções com 60 gr cada, faça bolinhas e coloque 8 bolinhas em formas tipo de bolo inglês, untadas com óleo e enfarinhadas.

Deixe descansar até dobrar de tamanho, pincele com 2 gemas misturadas com azeite, polvilhe as de semente de abóbora sem casca.  Leve ao forno preaquecido a 180º entre 22 a 25 minutos. Desenforme e sirva.

NEC = Nota do Editor Chefão – A radialista Anette Musso alia informação, bom gosto, bons fluídos, boas práticas ao seu bótimo trabalho. É um privilégio conviver com uma colega profissional desse nível. “É outro patamar”, quinenqui diria nosso ídolo Bruno Henrique, do nosso Mengão. É uma leitura de primeira e uma receita de primeira (Don Oleari).

Edição: Don Oleari

https://donoleari.com.br/

https://www.instagram.com/portal.donoleari/

Dia das Bruxas

Dia das Bruxas

Dia das Bruxas

Dia das Bruxas

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/10/26/interna_internacional,1317253/halloween-a-curiosa-origem-do-dia-das-bruxas.shtml

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham