uva Tannat
Já ouviu falar na uva Tannat? De origem francesa, da região de Madiran, é marcada por seus fortes taninos. É a uva símbolo do Uruguai, onde também é conhecida como Harriague. Devido à alta concentração de taninos, entra em cortes com Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon.
Para abrandar seus taninos ela passa por barris de carvalho, o que, segundo os entendidos, “amacia” suas caracteristicas marcantes e acentuadas.
História da Tannat
Sua origem é de uma região nos Pirineus, chamada Madiran, na França. Trazida para o Uruguai, ali se deu bem, expandiu e se tornou um símbolo da vitivinicultura uguguaia. Mas continua sendo cultivada em outras parte do mundo.
A Tannat chegou ao ao Uruguai em 1870, levada por Don Pascual Harriague, que plantou suas primeiras mudas. Na região, a Tannat se adaptou ao terroir, e, 200 anos depois, sua produção comercial se expandiu no Uruguai, onde é uma das castas mais importantes.
No Uruguai, o clima tem temperaturas mais baixas durante a noite, influência dos rios Uruguai e da Prata, além do Oceano Atlântico. Essa oscilação de temperatura conduz a vinhos mais estruturados e com taninos mais brandos.
No Brasil, na região da Campanha Gaúcha, a Tannat vem ganhando terreno e várias vínícolas investem na expansão de vinhedos com a Tannat.