Dia Mundial da uva Tannat | 14/4

Uva tannat
Don-Oleari-Corleone-1-1-2-1.jpg
Don Corleari (sugestão do colega Francisco Henrique Borges)

uva Tannat

Coluna MEU VINHO MINHA VIDA – Don Oleari, “O Engólogo”
Dia 14 de abril é o Dia Mundial da Tannat. A data foi escolhida para divulgar a uva Tannat porque foi num dia 14 de abril que faleceu Pascual Harriague, imigrante basco-francês que trouxe a casta para  o Uruguai.
O solo arenoso e pedregoso da região de Maldonado se tornou uma referência mundial para os vinhos energéticos e frutados da uva Tannat.
Uva tannatUva símbolo do Uruguai

Já ouviu falar na uva Tannat? De origem francesa, da região de Madiran, é marcada por seus fortes taninos. É a uva símbolo do Uruguai, onde também é conhecida como Harriague. Devido à alta concentração de taninos, entra em cortes com Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon.

Para abrandar seus taninos ela passa por barris de carvalho, o que, segundo os entendidos, “amacia” suas caracteristicas marcantes e acentuadas.

História da Tannat

Sua origem é de uma região nos Pirineus, chamada Madiran, na França. Trazida para o Uruguai, ali se deu bem, expandiu e se tornou um símbolo da vitivinicultura uguguaia. Mas continua sendo cultivada em outras parte do mundo.

A Tannat chegou ao ao Uruguai em 1870, levada por Don Pascual Harriague, que  plantou suas primeiras mudas. Na região, a Tannat se adaptou ao terroir, e, 200 anos depois, sua produção comercial se expandiu no Uruguai, onde é uma das castas mais importantes.

No Uruguai, o clima tem temperaturas mais baixas durante a noite,  influência dos rios Uruguai e da Prata, além do Oceano Atlântico. Essa oscilação de temperatura conduz a vinhos mais estruturados e com taninos mais brandos.

No Brasil, na região da Campanha Gaúcha, a Tannat vem ganhando terreno e várias vínícolas investem na expansão de vinhedos com a Tannat.

 

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham