Dia Nacional do Dentista: Janete de Sá homenageia e destaca desafios da categoria | 26/10

Dia Nacional do Dentista

Dia Nacional do Dentista – homenagens na Assembleia Legislativa/ES

 

A deputada Janete de Sá (PMN) homenageou na noite desta segunda-feira, 25, em Sessão Solene, os profissionais que se destacam na odontologia capixaba em comemoração ao Dia Nacional do Dentista.

Foi uma noite de festa e também de reflexão sobre a saúde bucal no Brasil e os desafios profissionais enfrentados pela categoria.

De acordo com a Federação Dentária Internacional, a saúde bucal continua a ser uma das áreas mais negligenciadas da saúde global. A tragédia decorre do fato de que a doença bucal é uma epidemia silenciosa que aflige 3,58 bilhões de pessoas – mais da metade da população do mundo, embora seja grandemente evitável. A falha coletiva de prevenir a doença bucal custa à economia mundial cerca de US$ 442 bilhões.

A deputada Janete de Sá lamentou que uma parte muito pequena da população consiga acessar os serviços odontológicos.

“É um descaso com a população e com vocês (dentistas) a precariedade de recursos para a odontologia na atenção básica. Por falta de investimentos, principalmente federais, temos um país de desdentados nas classes mais pobres da nossa sociedade. Realidade que precisa ser modificada porque a saúde começa pela boca”, ressaltou a parlamentar, que também destacou a necessidade de concursos nas prefeituras.

“Nosso objetivo com essa Sessão é valorizar, prestigiar e jogar luz sobre esses profissionais, que são importantes e decisivos na equipe de saúde. São profissionais que não medem esforços para melhorar a qualidade de vida do próximo, elevando sua autoestima, inserindo e reinserindo seu paciente na sociedade, fortalecendo a cidadania. Produzir um sorriso é multiplicar felicidade”, ressaltou a deputada Janete de Sá.

Prestigiaram a Sessão Solene proposta pela deputada Janete de Sá, Luzimar Gomes de Oliveira Pinheiro, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do ES, Rossana Bezerra de Rezende, Presidente do Sindicato dos Odontologistas do ES e Tereza Jacy, presidente da Associação Brasileira de Odontologia, seção ES.

Para a presidente do Sindicato dos Odontologistas do Espírito Santo, Rossana Bezerra de Rezende a formação profissional ainda é um dos maiores desafios a ser enfrentado nesses 140 anos de existência da profissão no Brasil. Já a presidente do Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo, Luzimar Gomes, enfatizou a importância do dentista no ambiente hospitalar, que já é uma realidade e, outros estados brasileiros.

Os homenageados receberam a Comenda do Mérito do Dentista Capixaba Doutor Gilton Coutinho Barros.  A honraria foi criada pela deputada Janete de Sá e é a maior honraria do Legislativo Estadual concedida aos dentistas.

“A iniciativa de criar a Comenda do Mérito do Dentista Capixaba Doutor Gilton Coutinho Barros, foi uma maneira que encontrei de homenagear e reconhecer o trabalho de todos aqueles que atuam, principalmente na rede pública de saúde, trabalhando desde a prevenção até a plena garantia da saúde bucal de nossa população”.

Disse mais:

“O Doutor Gilton Coutinho Barros atuou por 40 anos no ramo da odontologia, ligado especialmente à formação adequada de inúmeros estudantes, pautando sua conduta pela ética, respeito ao paciente, compromisso com a ciência, com a boa educação, no empenho pela garantia de qualificação do ensino, vindo a falecer em 2004. O nome do saudoso professor, que é referência na odontologia capixaba”, lembrou a deputada Janete.

Homenageados com a Comenda do Mérito “Gilton Coutinho Barros”

  1. Antônio Venturin Zardo
  2. Bianca Ribeiro Ceotto
  3. Camila Lopes Gonçalves
  4. Cinthia Fonseca Pozzi Ottoni
  5. Cristiani Sandrelli Ferreira Pacheco de Oliveira
  6. Dalton José Sousa Costa
  7. Elaine Oliveira Duailibi
  8. Elza Maria Brum Leite
  9.  Fabrício Gama Torezani
  10. Fellipe Bonisem Torres
  11. Gabriela Mayrink Gonçalves.
  12. Hudson Hanna
  13. Iza Maria de Vita Maciel.
  14. João Bosco Collodetti.
  15. Juliana Ferreira de Souza Rubert Rodrigues
  16. Livingston Rocha
  17. Liziane Buss Woelffel
  18. Luciene de Oliveira Martins
  19. Marcos Antônio Canal
  20. Marlei Bonella Zorzal
  21. Nathália Silveira Finck
  22. Patrick Arcangelo Pertel
  23. Paula Sampaio de Mello
  24. Rodrigo Curty Pires
  25. Rogéria Rangel  Zanon
  26. Rosangela Loureiro Dalapícula
  27. Sérgio Augusto Lima Soares
  28. Sperandio Del Caro Neto
  29. Thais Rodrigues Alves
  30. Vinícius Borges Teixeira Magalhães
  31. Ferraz Drumond Baião

A Sessão Solene aconteceu no dia 25 de outubro porque foi nessa data, no ano de 1884, que foram criados os primeiros cursos de graduação de Odontologia do país, sendo as primeiras faculdades instaladas no Rio de Janeiro e na Bahia.

Com Nety Fapanha

https://donoleari.com.br/

Janete de Sá

Gabinete: (27) 3382-3552

Dia Nacional do Dentista

Dia Nacional do Dentista

Dia Nacional do Dentista

Dia Nacional do Dentista

Dia Nacional do Dentista

Dia Nacional do Dentista

https://tinypng.com/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham