birdwatchingobservação de aves ou passarinhada, é uma prática antiga, que teve origem no século XVIII, na Inglaterra.

Naquela época, somente os pesquisadores e naturalistas é que faziam expedições para coletar informações sobre esses animais. No entanto, atualmente, cada vez mais pessoas estão aderindo ao birdwatching.

Esse tipo de prática contribui para conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger e preservar os ambientes naturais.

Além disso, traz vários benefícios para a saúde, podendo ser uma maneira de combater a depressão e a ansiedade, pois possibilita maior conexão com a natureza e também fazer e estreitar laços de amizade.

Ficou com vontade de começar a “passarinhar”? Então confira agora algumas dicas que preparamos para que você faça a sua primeira passarinhada da forma mais proveitosa possível!

Conteúdo [Exibir]

Pesquise grupos de observação de aves na região que você mora

O primeiro passo para se aventurar no birdwatching é pesquisar por grupos ou clubes de observadores. Você pode entrar em contato com parques, faculdades ou agências de turismo que realizam caminhadas e passeios com essa finalidade.

Se juntar a outros observadores mais experientes que você é uma boa estratégia para não perder tempo, ir ao lugar certo e ficar sabendo de expedições futuras.

4 de outubro de 2021 38 KBConsiga equipamentos de observação

Alguns tipos de equipamentos e materiais auxiliam a realizar uma boa observação de pássaros:

  • Binóculo: esse equipamento é muito útil para encontrar as aves entre as folhagens, antes que elas voem. Escolha um modelo com aumento de pelo menos 8 a 10 vezes, peso leve e lentes com diâmetro maior (são mais fáceis de focar).
  • Câmera fotográfica: muitos observadores preferem investir em uma boa máquina fotográfica, pois além de poderem funcionar como um binóculo, também registram por meio de fotos todas as observações.