Eleição 2024
TRE proibe divulgação de pesquisa em Anchieta
ESPECIAL ANCHIETA | Litroal Sul/ES
Anilson Ferreira
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo determinou na noite desta sexta-feira (30/8/2024) a SUSPENSÃO da divulgação de resultado da pesquisa eleitoral “que não cumpriu integralmente os requisitos exigidos pela Lei n.º 9.504/97 e pela Resolução TSE 23.600/2019”, segundo a autoridade eleitoral.
A pesquisa foi feita em parceria com o Jornal Opinião ES e divulgada pelo JORNAL OPINIÃO ES e pelo Portal Redação Capixaba.
Ela foi publicamente divulgada pelo candidato a prefeito de Anchieta, Léo Português, e pelo vice-prefeito Renato Lorencini.
Após uma representação, a autoridade coatora proferiu despacho manifestando a necessidade de esclarecimentos sobre diversos pontos e afirmou “que a pesquisa não cumpriu integralmente os requisitos exigidos pela Lei n.º 9.504/97 e pela Resolução TSE 23.600/2019”.
Os veículos de comunicação Jornal Opinião ES e Portal Redação Capixaba foram especificamente proibidos de divulgar a pesquisa, sob pena de multa de R$ 30.000,00.
O Tribunal Superior Eleitoral tem intensificado o rigor com relação às pesquisas eleitorais, exigindo o envio de relatórios mais detalhados com dados do levantamento para garantir maior transparência.
Isso se deve ao fato de que, culturalmente, o eleitor brasileiro costuma ser muito influenciado por pesquisas eleitorais, o que requer maior rigor e cuidado na sua divulgação.
A decisão do TER-ES está alinhada com essa premissa.
Eleição 2024
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Rubens Pontes: Biblioteca Pública do ES, a quinta criada no Brasil
Dia Internacional dos Afrodescendentes, 31 de agosto
Histórico das Paralimpíadas começam em 1948 com Jogos de Stoke Mandeville, na Inglaterra
Caminhada da Melhor Idade Chega a Linhares, promovida pelo Sesc Espírito Santo
Dia 31, Dia do Bacon | O bacon Movimenta R$1,6 Bilhão por ano no País