Quem somos[email protected]

Search

Edilson Lucas do Amaral: eleições de 2024 à vista! Coluna Pano de Fundo

eleições de 2024
edilson-lucas-do-amaral-395350709225562638ca_n
edilson lucas do amaral

eleições de 2024

Comentarista político experiente passeia pelo cenário eleitoral das eleições de 2024 de municípios da Grande Vitória e mapeia quem está fazendo o que entre as ondas das “águas misteriosas” em busca de terra à vista.

Siga aí com Lucas do Amaral (Don Oleari).

pano-de-fundo.jpeg
coluna pano de fundo

 

Ahoy, aventureiros políticos!

Estamos prestes a navegar pelas águas misteriosas das eleições de 2024, onde terras desconhecidas estão à vista.

Assim como os destemidos navegadores do passado, os políticos estão se organizando em suas embarcações partidárias, buscando conquistar novos territórios eleitorais.

euclerio-e-ronaldo.jpeg
ronaldo chagas vieira, colaborador do Don Oleari, portal de notícias, com o prefeito euclério sampaio

Cariacica

Vamos embarcar nessa jornada analisando o cenário das grandes cidades da região metropolitana, começando pela encantadora Cariacica. Lá, o corajoso Euclério Sampaio está tornando o jogo mais emocionante ao se unir aos seus adversários, formando uma aliança poderosa que une a oposição.

Com uma administração exemplar, elegendo até mesmo Deputado Federal, Sampaio tem trabalhado incansavelmente para melhorar a vida dos cariaciquenses, mesmo que isso signifique fazer alguns sacrifícios, como reduzir investimentos na cultura.

Com seu toque de populismo, ele é conhecido por acordar cedo e percorrer as ruas durante as madrugadas. Com poucos oponentes em seu caminho, pois não se acredita na candidatura do Deputado Federal Hélder Salomão, do Partido dos Trabalhadores (PT), Sampaio parece estar navegando rumo à reeleição no primeiro turno.

A menos que uma tempestade eleitoral mude o curso dessa aventura política, é claro!

lorenzo_pazolini_ellencampanharo_ales-1.jpg
lorenzo pazolini

Vitória

Agora, vamos atracar na capital, onde o prefeito Lorenzo Pazolini está depositando todas as suas fichas em sua estratégia nas redes sociais, mantendo contato direto com a população.

Sua administração tem sido um verdadeiro conto de altos e baixos: por um lado, melhorias na cidade e avanços na área da cultura; por outro, a necessidade de acelerar as entregas para melhorar sua popularidade.

Diferente de Cariacica, Dr. Lorenzo enfrenta uma oposição feroz, com candidatos de peso como João Coser (PT) e o Capitão Assunção do Partido Liberal (PL), representando a ala mais conservadora.

luiz-paulo-outra-1.jpg
luiz paulo vellozo lucas

Além disso, outros personagens políticos estão entrando em cena, como Luiz Paulo Velozzo Lucas, que se organiza partidariamente no PSDB, e o Deputado Gandini, que quase foi para o segundo turno na última eleição.

Há até rumores de que o Deputado Estadual Deninho, da Grande Goiabeiras, esteja buscando sua própria aventura eleitoral.

O jogo está aberto em Vitória, e qualquer coisa pode acontecer, pois até o partido Podemos de Gilson Daniel planeja lançar um candidato na capital, abrindo espaço para um novo deputado federal.

Há até quem diga que o Coronel do Bombeiro Wagner está pronto para entrar em ação caso Gilson Daniel precise, trazendo um perfil mais conservador para a cidade.

 audifax_vidigal_leonardo_sa-1-e1688044323262.jpg 29 de junho de 2023Serra

Agora é hora de aportar na Serra, onde o prefeito Vidigal enfrentará marés turbulentas.

Seu eterno arquirrival, Audifax Barcelos, já está nas ruas como candidato a prefeito e possui uma grande base de apoio eleitoral.

contorno-jacaraipe-alessandro-1-1-e1688045319172.jpg 29 de junho de 2023
deputado xambinho

Além disso, o deputado estadual Xambinho, que já se declarou candidato, está pronto para entrar na disputa.

Mas há uma nova figura política surgindo: o jovem deputado Pablo Muribeca, com altos índices de popularidade, pode surpreender a todos.

A verdade é que muitos habitantes da Serra nunca votaram em prefeitos que não sejam Audifax ou Vidigal, que estiveram no poder por impressionantes 24 anos, alternando entre si.

No momento, Audifax é o favorito, já que a atual gestão enfrenta desgastes evidentes, como mostrado pela expressiva votação de Pablo, que costumava ser uma ferrenha oposição.

Na Serra, é bom lembrar que Xambinho obteve 8% dos votos no primeiro turno na última eleição, e pode surpreender novamente. Os próximos capítulos dessa emocionante aventura política estão por vir!

 montagem-VV-1.jpg 29 de junho de 2023 36 KBVila Velha

E finalmente, chegamos a Vila Velha, onde o prefeito Arnaldinho sempre nutriu grandes ambições de se tornar a nova liderança política do Espírito Santo.

Habilidoso como um mestre dos mares, Arnaldinho se uniu à extrema direita, ao lado do Capitão Assunção, campeão de votos para a AL/ES e presidente estadual do PL, garantindo o apoio dessa ala e mantendo uma relação amigável com o governador Renato Casagrande.

Ele é um exímio comunicador e conquistou muitos corações em toda a Grande Vitória. No entanto, algumas vozes já começam a questioná-lo, rotulando-o como o “prefeito das praças e campos de futebol”.

Apesar de suas conquistas, como melhorias na zeladoria, cultura e obras pontuais, Arnaldinho sempre terá a oposição de políticos que já ocuparam a cadeira de prefeito, como Max Filho e o ex-deputado federal Neucimar Fraga, que estão prontos para lutar por suas bases.

Há um coronel no meio do caminho

Mas para a Eleições 2024 o que realmente preocupa nos bastidores é a candidatura do Coronel Ramalho. Vila Velha sempre clama por segurança e possui um expressivo contingente de eleitores bolsonaristas.

O Coronel pode complicar a situação do atual prefeito, sendo uma figura política nova que pode atrair muitos eleitores. Ramalho conta com o apoio de Gilson Daniel nas Eleições 2024. O presidente do Podemos entrou em conflito com o atual prefeito, alegando que ele não cumpriu com o combinado durante as eleições de 2022.

A bola está rolando, as articulações estão acontecendo, como diria o célebre debate entre Garrincha e o técnico Vicente Feola.

Mas cuidado, navegadores políticos, é preciso estar atento à zaga adversária, pois em cada eleição sempre há surpresas que nem mesmo os melhores analistas e cientistas políticos conseguem prever.

Entretanto, lembrem-se de que essa é apenas uma narrativa lúdica baseada em informações e especulações disponíveis até julho de 2023. A aventura eleitoral reserva reviravoltas e desafios ainda desconhecidos. Preparem-se para a emocionante jornada rumo às eleições de 2024!

Edilson Lucas do Amaral é profissional de Marketing e analista político

eleições de 2024

Edição, Don Oleari – [email protected] – https://twitter.com/donoleari

Ludopatia: Paulo Foletto propõe projeto que conscientiza população sobre transtorno

Rosangela Moro comemora cessão de terreno para hospital de raros em SP

Frente Parlamentar da AL/ES quer fortalecer bares e restaurantes | 27/6

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados