empresas
Coluna
AQUI VILA VELHA | PDO
No biênio 2017/18 foram abertas 13.274 novas empresas no município de Vila Velha/ES. No biênio 2021/22, este número saltou para 36.355 no total. Houve um crescimento de 173% no número de empresas abertas no município nos dois últimos anos. É um avanço emblemático que vem se transformando em geração de empregos, renda e tributos para Vila Velha, “capital histórica” do Espírito Santo, que completa 488 anos no próximo dia 23, terça-feira.
“É resultado de uma somatória de esforços e trabalho integrados, realizados por várias secretarias municipais, com base na simplificação de procedimentos, na desburocratização e na melhoria do ambiente de negócios. Tudo isso somado às vantagens e avanços consolidados pelo Decreto de Liberdade Econômica vem aumentando a segurança jurídica, administrativa e política de quem quer empreender e investir em Vila Velha. Não é por acaso que, por dois anos seguidos, nosso município é a que mais gera empregos no Espírito Santo”, afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.
Empresas
O prefeito Arnaldinho Borgo completou exibindo expressivos números dos avanços do municiípio de VV:
“A meta agora é continuar gerando resultados que contemplem a melhor qualidade de da população, por meio de uma gestão profissional norteada por indicadores, conduzida pelo diálogo, efetivada por políticas construtivas e fortalecida pela aproximação da municipalidade com a cadeia produtiva. Graças a esses fatores, o município conta hoje com um total de 10.531 empresas instaladas e em funcionamento, além de 57.737 Microempreendimentos Individuais (MEIs) formalizados”, comemorou.
Desburocratização
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, sinaliza para a importância do que vem fazendo a Comissão Técnica de Desburocratização instituída pela PMVV:
“Esta comissão tem promovido grandes conquistas para o município, mobilizando a classe empresarial a unir forças com a Prefeitura, em prol da implementação de políticas públicas centradas no desenvolvimento econômico e social, e também na integração institucional entre o município, o setor privado e os governos Estadual e Federal”, comentou.
E Everaldo prosseguiu:
“Graças à modernização da máquina administrativa e da simplificação das normas que regem as atividades econômicas, Vila Velha hoje é a única cidade do ES onde o empreendedor consegue abrir uma nova empresa e obter o alvará de funcionamento no intervalo de apenas nove horas, enquanto a média nacional é de 23 horas. Também temos um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico atuante e proativo, que está em constante diálogo com as lideranças dos setores produtivos”, afiançou Everaldo.
Redação, Don Oleari e Cláudio Figueiredo
Edição, Don Oleari
Foto: Everton Thiago