Energia solar para uma Assembleia sustentável
Já está na mesa diretora da Assembleia Legislativa do ES a indicação 3181/2021 da deputada Janete de Sá (PMN), propondo a criação do Programa ALES Sustentável com objetivo de reduzir os gastos com eletricidade. A proposta visa à instalação de um sistema solar fotovoltaico para geração própria de energia.
Energia solar
A ideia da proposta de indicação é tornar a sede do Poder Legislativo mais sustentável e, ao mesmo tempo, criar alternativas financeiras para o alto custo das tarifas de energia elétrica.
“A energia elétrica vem sofrendo grandes ajustes e os aumentos são exorbitantes. A energia solar depende exclusivamente da luz do sol, uma fonte de energia inesgotável.
Além disso, entre os recursos renováveis como energia eólica, energia hídrica e solar, a energia solar é a mais estável e não causa danos ao meio ambiente. Esta é uma forma de política pública que pode ser uma grande ferramenta para a economia gerada pelo poder público bem como diminuir o dano ao meio ambiente”, justificou a deputada Janete de Sá, autora da indicação.
Instaldo o sistema, o que for gerado pelo Programa ALES Sustentável será utilizada pela própria Assembleia e o excedente da energia gerada será destinado para a rede da concessionária, que devolveria os créditos à Assembleia Legislativa.
Homenagem à agricultura do ES
A presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, deputada Janete de Sá (PMN), homenageou na 30 representantes do setor agrícola capixaba na sessão solene em homenagem ao “Dia Nacional do Agricultor”.
Entre os homenageados estavam agricultores, pesquisadores, extensionistas, representantes públicos e privados ligados ao setor e produtores rurais, que fazem da agricultura capixaba referência para o Brasil e para o mundo.
“No Espírito Santo, nossos produtores e trabalhadores rurais têm sido guerreiros, não deixando faltar alimentos para a população, neste momento de pandemia, além de garantir o desenvolvimento socioeconômico para os municípios, dos quais 80% dependem basicamente da renda rural. Somos um celeiro na produção agrícola”, falou Janete de Sá.
E acrescentou:
“O Espírito Santo se destaca em produtividade e qualidade em várias culturas, sejam elas de clima tropical ou temperado, com uma atividade cada dia mais sustentável, tendo na agricultura familiar nossa grande força. Esta sessão solene é realizada com objetivo de enaltecer e incentivar as boas práticas e ações, e de agradecer aos diversos elos da corrente que se unem para melhorar a vida de nossos agricultores”, destacou a parlamentar.
Representando o Governo do ES, o subsecretário de Estado da Agricultura, Dorval Uliana, ressaltou que a homenagem concedida pela deputada Janete de Sá é importante para o reconhecimento do trabalho de todos os agricultores
“Nosso Estado é protagonista com tantas culturas e a força de trabalho dos agricultores é fundamental para equilibrar a nossa economia. Homenagens como essa são importantes para dar visibilidade ao trabalho de todo setor agrícola capixaba”.
Representando as mulheres rurais, a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) , Letícia Toniato Simões destacou que é preciso união de todo o setor agrícola capixaba para alcançar sempre bons resultados.
“A união entre as entidades públicas e privadas é extremamente importante para os nossos agricultores, principalmente os pequenos e os de base familiar, melhorando significativamente a produtividade e a qualidade dos produtos, sejam eles de origem animal ou vegetal”, disse Letícia Toniato Simões.
O presidente do Sicoob, Bento Venturim, foi agraciado com a Comenda do Mérito Agrícola, honraria instituída no ano de 2018 por iniciativa da deputada Janete de Sá para homenagear aos que prestam relevantes serviços ao setor agropecuário.
Bento Venturim falou em nome de todos os homenageados na sessão.
“É preciso enaltecer esse importante reconhecimento que foi concedido às lideranças e aos pequenos produtores que contribuem para o crescimento da agricultura em nosso Estado”.
Homenageados:
1. Abraão Carlos Verdin
2. Ana Paula Ribeiro Costa Oliveira
3. Antonio Carlos do Nascimento
4. Aucelio Saluci Gama
5. Bento Venturim
6. Daniel Zibel
7. Egidio Malanquini
8. Elias Cassimiro Moreira
9. Eliseu Huber
10. Erasmo José Rovetta
11. Ivan Caliman
12. João Batista Pupim Vizula
13. Joazis Bellard
14. José Domingos Denadai
15. José Lafaiete Freitas de Oliveira
16. Josimar Cazotto –
17. Karina Moreira Nolasco de Carvalho
18. Leticia Toniato Simões
19. Luiz Claudio de Souza
20. Maicon Koehler
21. Márcio Cândido Ferreira
22. Mário Stella Sassa Louzada
23. Mauro Demartha
24. Olair de Almeida Lima
25. Rodrigo da Silva Dias
26. Ronei dos Anjos Vieira
27. Sheila Cristina Prucoli Posse
28. Pedro Rigo
29. Tiago Camiletti
30. Willian Dalvi Sartori
CPI resgata mais um cachorro vítima de maus tratos na Serra
energia solar
energia solar
energia solar