Estado presépio: Denise Moraes | 31/8

estado presépio

Por Denise Moraes

Ao visitar em pensamentos os tempos idos, me vêm  à mente lembranças que não se apagam  e eis que  me remeto aos passeios pelo Espírito Santo.  Meu pai nos levava para conhecer os Municípios do Estado, era de suma importância  e um aprendizado.

Dentre tantos, visitávamos com maior frequência Campinho de Santa Isabel, a casa onde meu pai nascera, e ainda menina observava seu olhar saudosista sob o antigo sobrado arborizado. A roda  d’água em movimento  contínuo  parecia  perceber que a visita lhe era familiar. Eu o ouvia atentamente contar e resgatar a sua infância no longínquo pensamento afável.

Estado presépio

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, visitou pelo segundo ano consecutivo o estande da Rede Sem Fronteiras (RSF).

O presidente recebeu a Coletânea Sem Fronteiras pelo Mundo, volume 6 (parte 1 e 2), e o Catálogo “Vitrine Literária Lusófona”, contendo a maioria dos escritores solo do estande do RSF deste ano.

Fotos-Feira-2020-Acervo-RSF-1.jpg
feira 2020

Montanhas, rochas, vales e dunas de Norte a Sul a nos inebriar.  Ao  Sul  Domingos Martins, Venda Nova, Pedra Azul de tonalidade esverdeada, esculpida e  ornamentada  pela Rota do Lagarto.  Riqueza e diversidade natural do nosso Estado presentes nas montanhas.

É  impressionante ao avistarmos o Dedo de Deus nos abençoando. Nesse cenário bucólico de Domingos Martins, homenagem denominada ao herói Capixaba e mártir  da revolução Pernambucana.

 feira-da-denise-moraes.jpgNo entorno  dos montes nos deparamos com o  Pico do Itabira, Pedra da Bota,  Ilha da Trindade, A Serra do Castelo, Serra do Caparaó, Pico do Forno Grande, Pedra Três Pontões,  Pedra da Flores, Morro Buenos Aires, Pedra do Elefante, Monte Aghá, Morro da Pescaria que se confunde com o céu e mar adentro, na Praia do Morro em Guarapari.  Área preservada de Mata Atlântica.

Na BR 262, no município de Viana, a imponente igreja Nossa Senhora da Conceição.  A contribuição cultural deixada pelos europeus resiste ao tempo.  Os jesuítas, índios e negros também ajudaram na construção histórica do município, criado em 1862.

Nas reminiscências, minha saudosa mãe, oriunda de Viana, onde fora criada às margens da primeira estrada de ferro que  ligaria Vitória a Minas Gerais.

DETALHES DO ANEXO denise-moraes-rede-sem-fronteiras.jpgDescendente de portugueses e italianos, seus avós e seu pai, eram proprietários de terras cortadas pelas linha do trem, na qual qual desfrutei grande parte da minha infância da natureza de um céu azul anil inigualável, colhendo frutos e molhando os pés no riacho das águas que desciam da fonte, daquele ar puro,  que guardo no baú da saudade.

Avistável cartão postal, um cenário confundível  a uma pintura emoldurada pelas nuvens envolta ao sagrado monumento, “O Frade e a Freira”, anunciando o céu azul anil da Cidade Secreta.

Nas trilhas dos passos de Anchieta, lá  do alto a igreja zelando a maresia que o catequista dos nativos, na areia, deixou marcas imorredouras.

A Pedra da Ema, localizada no distrito  de Burarama, município de  Cachoeiro de  Itapemirim, entre o rochedo ao entardecer e o sol rescindindo seus raios sobre a pedra, surge a esplêndida figura de uma ema. Um fenômeno da natureza.

DETALHES DO ANEXO feira-da-denise-Cabecalho-FLL2021_bx.pngA Baía e o exuberante Penedo, Gruta da Onça, Pedra  Dos Dois Olhos.  No cume o Convento da Penha cercado pelo mar sob uma rocha.  Morros cobertos pelo verde, A Pedra do Sapo, Pedra da Baleia e a nossa Ilha sob vigília do português João Moreno, em sua homenagem, Morro do Moreno.

Ao Norte deparamos com o Monte da igreja jesuítica dos Reis Magos saudando a beleza litorânea.

O Vale do Canaã em sua magnitude a  perder-se de vista, sinuosa criação.  Santa Teresa!  És Santa por natureza com suas cachoeiras, pássaros canoros a beijar flores.  Do alto da Capelinha pitoresca, a bucólica terra das rosas, beija-flores e do cientista Augusto Ruschi, faz fronteira com Fundão, onde há o Parque Goiapaba-Açu.

Rochas  do Mestre Álvaro e Moxuara, originando  lenda folclórica dos primitivos que o tempo baniu.

Em  Cariacica,  a extinta fábrica de linho Braspérola, e a nobre Rota Imperial, homenagem pela visita  do  Imperador Dom Pedro II ao ES.

As Rochas e os Morros do ES homenageiam o meio ambiente com a fauna e a  flora  que a natureza esculpiu.

O ES tem a Vitória de uma  Cidade Presépio.

Denise Moraes

[email protected]

https://donoleari.com.br/?p=19067&preview=true

https://www.facebook.com/redesforg/

Estado presépio

Estado presépio

Estado presépio

Estado presépio

Estado presépio

Tags

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham