Estreia filme produzido por jovens moradores do Território do Bem

O curta-metragem “Tá Tudo Bem?” é resultado das oficinas do projeto Cultura na Praça – Território do Bem, realizado com patrocínio da MedSênior

O filme “Tá Tudo Bem?”, concebido durante oficina de cinema realizada pelo Cultura na Praça – Território do Bem, foi lançado ontem, 21 de fevereiro, às 20h. A produção está disponível no YouTube, no canal do projeto (encurtador.com.br/lrGU2 ) que reuniu moradores da região que abarca nove bairros de Vitória: Penha, Bonfim, Consolação, Engenharia, Floresta, Gurigica, Itararé, Jaburu e São Benedito.

Em dezembro de 2021, durante cinco dias, oito jovens com idade entre 13 e 18 anos tiveram a oportunidade de estudar todas as etapas que envolvem a criação de um filme, resultando no curta-metragem. A oficina de cinema foi ministrada pelo cineasta Cris Azzi, no Instituto João XXIII, localizado no bairro Consolação. Na ocasião, também foram oferecidas duas oficinas de flipbook (técnica de animação no papel), com orientação do cineasta e coordenador do projeto Gilberto Scarpa.

Em “Tá Tudo Bem?”, três jovens procuram reafirmar seus desejos, escolhas e trajetórias. Em cena, Kellen Mara Ferreira Gomes, Rhayara Christinee de Oliveira e Rubi Pianca Jesus convidam as avós Maria da Penha L Lima e Neuza Muniz dos Santos a integrarem o elenco e compartilham com elas os percursos da vida e da criação. Concelita Manoel Rangel e Lea Maria Ribeiro Amon, também moradoras do Território do Bem, participam do filme, reforçando as trocas intergeracionais.

Segundo Scarpa, os jovens fizeram uma imersão no audiovisual. “Eles foram convidados a conhecer e a participar da concepção de um filme, da feitura de um roteiro, das gravações e também das cenas. Esse processo incluiu a exposição de ideias e a expressão de desejos e subjetividades. Tudo por meio da plataforma do cinema e do trabalho em grupo, o que exige escuta e diálogo. Ao final, temos o filme a ser exibido, resultado da experiência do encontro, das descobertas e aprendizados”, comenta Scarpa.

A produção do filme envolveu uma investigação sobre o patrimônio cultural do Território do Bem, trazendo à cena os moradores e suas práticas, a visualidade da região e seus espaços.

Em abril, acontece a última etapa do projeto com um evento público e gratuito, com a estreia presencial do curta-metragem e apresentação dos flipbooks, produzidos pelos alunos. No evento, também haverá apresentações artísticas locais, além da exibição de um filme longa-metragem para toda a família.

Cultura na Praça

Desde 2017, o Cultura na Praça circula pelo país promovendo a cultura e gerando oportunidades para jovens e adolescentes de diferentes localidades. Mais de 30 mil pessoas já participaram do projeto e, juntamente com os alunos de cada comunidade, já foram produzidos 26 curtas-metragens e quatro ainda estão em fase de finalização.

O projeto Cultura Na Praça – Território do Bem é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da MedSênior e realização do Instituto Morada Vivas, Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

 

SERVIÇO

ESTREIA DE “TÁ TUDO BEM?”

Curta-metragem de: Darlyson Divale Pina, Emanuelle Catarina Miranda Pereira, Ires Aparecida da Silva Barbosa, João Gabriel Ruas dos Santos, Kellen Mara Ferreira Gomes, Lucas Rafael Farias do Nascimento, Rhayara Christinee de Oliveira e Rubi Pianca Jesus

ONDE: Canal do Cultura na Praça – Território do Bem encurtador.com.br/lrGU2

SINOPSE

Um encontro intergeracional marcado pelo diálogo entre avós e suas netas. Três jovens procuram reafirmar seus desejos, escolhas e trajetórias respondendo a questão: está tudo bem?

ELENCO

Concelita Manoel Rangel, Kellen Mara Ferreira Gomes, Lea Maria Ribeiro Amon, Maria da Penha L Lima, Neuza Muniz dos Santos, Rhayara Christinee de Oliveira e Rubi Pianca Jesus

Barra do Jucu no carnaval sofre reflexo da era do “putinismo” neste dia 27/2?

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham