Farmes
Uma em cada 10 pessoas adultas em todo o mundo convive com a diabetes, segundo dados da International Diabetes Federation (IDF)
Neste dia 14 de novembro a Farmes realiza uma grande campanha de prevenção à diabetes em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes do Espírito Santo (SBDES):
O mês de novembro, além de ser marcado pela conscientização sobre o câncer de próstata, também desponta com a campanha Novembro Diabetes Azul, que tem como tema a prevenção e o tratamento adequado da diabetes.
Com mais de 180 lojas, distribuídas em 30 municípios do Espírito Santo, a Farmes usa o alcance de sua rede de farmácias para promover ações de prevenção e conscientização a respeito da doença. O mês foi escolhido porque, no dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Diabetes, em homenagem ao descobridor da insulina, o médico canadense Frederick Banting. A descoberta, inclusive, completou 101 anos em 2022.
A International Diabetes Federation (IDF) estima que uma em cada 10 pessoas adultas em todo o mundo conviva com a diabetes. No Brasil, o número de diabéticos ultrapassa os 16 milhões. Para promover a prevenção e a busca pelo diagnóstico, a IDF, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), criou o Novembro Diabetes Azul. A diabetes é uma doença crônica em que o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.
Os testes aplicados pela SBD nas lojas Farmes fizeram um rastreamento de risco de desenvolvimento da diabetes Mellitus, que mensura o risco que a pessoa tem em desenvolver diabetes nos próximos 10 anos. Além disso, serão medidas a glicose dos capixabas, que também receberam dicas de hábitos saudáveis que podem auxiliar na prevenção à diabetes.
Debate
A importância de campanhas como essa é incentivar o debate sobre o tema, diz Marcelo Frisso, Presidente da Farmes.
“Aproveitamos a campanha para abrir o debate sobre o tema e para estimular a curiosidade, seja para iniciar uma busca pelo diagnóstico seja para auxiliar em informações sobre o tratamento daqueles pacientes que já estejam diagnosticados, além de aproximar, é claro, o laço de nosso cliente com nossas lojas”.
A Blitz da Saúde é uma prática consistente da Farmes, afirma Frisso, que sempre adere às agendas das campanhas de saúde do país.
O grande diferencial, explica o presidente da Farmes “para termos nos transformado na maior Rede de Farmácias do Espírito Santo é o nosso investimento em tecnologia, comunicação, estrutura, profissionais qualificados, mas principalmente estarmos juntos com nossos clientes”.
Redação Don Oleari com Júlio Cesar Caldeira, da Assessoria de Imprensa
Farmes
Governador do ES representa Consórcio Brasil Verde em reuniões da COP 27 no Egito