Quem somos[email protected]

Search

Deputado considera extensão de ferrovia Sta. Leopoldina a Anchieta como acelerador de crescimento econômico | 14/7

ferrovia
ferrovia

O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) participou de reunião no Palácio Anchieta em que a Vale apresentou ao Governador do ES, REnato Casagrande, o cronograma para implantação de um ramal com 80 quilômetros entre Santa Leopoldina e Anchieta, no litoral Sul do ES,  da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

O deputado avalia com otimismo a expansão da Estrada de Ferro Vitória-Minas para o litoral sul, alcançando Anchieta numa primeira fase e Presidente Kennedy numa fase posterior.

“É mais uma obra estruturante, promovendo desenvolvimento e expansão econômica, abrindo caminho para a expansão ferroviária rumo ao Porto Central, em Presidente Kennedy, extremo litoral Sul. Nosso Estado vive uma nova fase de crescimento baseado na logística e esse investimento vai voltar a acelerar o desenvolvimento também do Sul do Estado”, disse o deputado Mazinho dos Anjos.

A companhia fará também uma conexão de 20 km para atender ao Porto de Ubu, da Samarco, uma joint-venture entre a própria Vale e a anglo-australiana BHP Biliton, com 50% de ações para cada uma.

mazinho-mat-1-1.jpg 15 de julho de 2023 34 KBEx-ministro

A apresentação foi feita no Palácio Anchieta, em Vitória, pelo diretor de Assuntos Regulatórios da Vale, Marcelo Sampaio, que foi ministro da Infraestrutura no final do governo passado, em substituição a Tarcísio de Freitas.

Além do governador Renato Casagrande e do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, estiveram no encontro representantes da Vale, lideranças empresariais e políticas.

Desde 2020 a empresa vem realizando estudos técnicos de topografia, sondagem e análise geofísica, social e ambiental ao longo do traçado. O projeto básico já foi concluído para o trecho da linha tronco e está em desenvolvimento o trecho de conexão com Ubu.

No início do próximo ano, com a conclusão dos estudos, a Vale deve entrar com o pedido de Licenciamento Ambiental Prévio junto aos órgãos competentes e também realizará estudos complementares para obtenção da Licença de Instalação.

“Avançamos muito no desenvolvimento do projeto, que vem sendo acompanhado por um grupo de trabalho coordenado pelo Governo do Estado e composto por representantes de órgãos públicos, da Federação das Indústrias (Findes), do ES em Ação e da Vale. A partir do momento em que tivermos todas as licenças e a liberação das áreas para as obras, o prazo de implantação da ferrovia é de cerca de 60 meses”, destacou o diretor de Assuntos Regulatórios da Vale, Marcelo Sampaio.

O governador Renato Casagrande disse que é hora dos gestores públicos do governo estadual e prefeitos sobre o projeto:

“A Vale é uma potência mundial que está assumindo um compromisso público de fazer a ferrovia. A partir de agora tem cronograma, prazo e todos nós podemos ajudar. Os gargalos agora são as desapropriações e licenças ambientais. Os prefeitos podem nos ajudar muito na questão das desapropriações. Vamos fazer nossa parte para dar suporte para a empresa iniciar as obras o mais rápido possível .”

Além de construir o Ramal Anchieta, a Vale se comprometeu voluntariamente a doar o projeto básico da Ferrovia Kennedy, um trecho de 87 quilômetros ligando o Ramal Anchieta ao município de Presidente Kennedy, que representa o primeiro trecho da EF-118.

O projeto básico é fundamental para viabilizar investimentos desse porte, tanto na priorização de ações junto aos órgãos públicos quanto na atração de parceiros e investimentos para sua construção. A previsão é que o projeto seja doado ao Governo do Espírito Santo em 2024.

ferrovia

Edição, Don Oleari – [email protected]https://twitter.com/donoleari

Com informações de Assessoria de Imprensa

Leia também:

Rubens Pontes: Afonso Cláudio, mais que uma cidade, capítulo na História do ES | O colóquio das águas (O rio e o mal) Afonso Cláudio de Freitas Rosa | 15/7

Fernando Belmonte viu na pandemia momento ideal para criar primeiro marketplace industrial do Brasil | 14/7

Luiz Felipe Bazzo: Ibovespa cai e dólar sobe em meio a dados fracos do varejo |14/7

Artrose | Cirurgia no joelho: 3 razões para optar por um procedimento robótico em caso de artrose

 

Tags

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados