O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) participou de reunião no Palácio Anchieta em que a Vale apresentou ao Governador do ES, REnato Casagrande, o cronograma para implantação de um ramal com 80 quilômetros entre Santa Leopoldina e Anchieta, no litoral Sul do ES, da Estrada de Ferro Vitória-Minas.
O deputado avalia com otimismo a expansão da Estrada de Ferro Vitória-Minas para o litoral sul, alcançando Anchieta numa primeira fase e Presidente Kennedy numa fase posterior.
“É mais uma obra estruturante, promovendo desenvolvimento e expansão econômica, abrindo caminho para a expansão ferroviária rumo ao Porto Central, em Presidente Kennedy, extremo litoral Sul. Nosso Estado vive uma nova fase de crescimento baseado na logística e esse investimento vai voltar a acelerar o desenvolvimento também do Sul do Estado”, disse o deputado Mazinho dos Anjos.
A companhia fará também uma conexão de 20 km para atender ao Porto de Ubu, da Samarco, uma joint-venture entre a própria Vale e a anglo-australiana BHP Biliton, com 50% de ações para cada uma.
Ex-ministro
A apresentação foi feita no Palácio Anchieta, em Vitória, pelo diretor de Assuntos Regulatórios da Vale, Marcelo Sampaio, que foi ministro da Infraestrutura no final do governo passado, em substituição a Tarcísio de Freitas.
Além do governador Renato Casagrande e do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, estiveram no encontro representantes da Vale, lideranças empresariais e políticas.
Desde 2020 a empresa vem realizando estudos técnicos de topografia, sondagem e análise geofísica, social e ambiental ao longo do traçado. O projeto básico já foi concluído para o trecho da linha tronco e está em desenvolvimento o trecho de conexão com Ubu.
No início do próximo ano, com a conclusão dos estudos, a Vale deve entrar com o pedido de Licenciamento Ambiental Prévio junto aos órgãos competentes e também realizará estudos complementares para obtenção da Licença de Instalação.
“Avançamos muito no desenvolvimento do projeto, que vem sendo acompanhado por um grupo de trabalho coordenado pelo Governo do Estado e composto por representantes de órgãos públicos, da Federação das Indústrias (Findes), do ES em Ação e da Vale. A partir do momento em que tivermos todas as licenças e a liberação das áreas para as obras, o prazo de implantação da ferrovia é de cerca de 60 meses”, destacou o diretor de Assuntos Regulatórios da Vale, Marcelo Sampaio.
O governador Renato Casagrande disse que é hora dos gestores públicos do governo estadual e prefeitos sobre o projeto:
“A Vale é uma potência mundial que está assumindo um compromisso público de fazer a ferrovia. A partir de agora tem cronograma, prazo e todos nós podemos ajudar. Os gargalos agora são as desapropriações e licenças ambientais. Os prefeitos podem nos ajudar muito na questão das desapropriações. Vamos fazer nossa parte para dar suporte para a empresa iniciar as obras o mais rápido possível .”
Além de construir o Ramal Anchieta, a Vale se comprometeu voluntariamente a doar o projeto básico da Ferrovia Kennedy, um trecho de 87 quilômetros ligando o Ramal Anchieta ao município de Presidente Kennedy, que representa o primeiro trecho da EF-118.
O projeto básico é fundamental para viabilizar investimentos desse porte, tanto na priorização de ações junto aos órgãos públicos quanto na atração de parceiros e investimentos para sua construção. A previsão é que o projeto seja doado ao Governo do Espírito Santo em 2024.
ferrovia
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Com informações de Assessoria de Imprensa
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