Festival da Moqueca Capixaba em goiabeiras, vitória
Coluna AQUI VITÓRIA – Anilson Ferreira, jornalista
Depois do sucesso da edição 2021 do Festival Mariscada, realizado dos dias 3 a 5 de setembro, na Ilha das Caieiras, o “2º Festival da Moqueca” também faz parte dos festejos pelos 470 anos de Vitória
São 12 barracas montadas por desfiadeiras, marisqueiras e comerciantes de pratos tipicamente capixabas.
A promessa da Associação dos Moradores de Goiabeiras, organizadora do festival, é surpreender os visitantes.
“A feira tem um pouco de tudo. Moqueca, torta capixaba, sururu, camarão, caranguejo, casquinha de siri e vários outros mariscos”, diz a presidente da associação, Hélida Regina Loreto Rangel.
“Nosso principal objetivo é a interação com a comunidade, mas, queremos também, incentivar o nosso turismo e a nossa economia”, afirmou Hélida.
“Além de ser um mês muito especial para a nossa capital, pelos seus 470 anos, estamos empenhados em trabalhar sempre pela valorização da cultura e da culinária local. Precisamos cada vez mais mostrar aquilo que temos de melhor e talento e arte, temos de sobra”, completou Luciano Gagno.
Eliana do Beco do Siri
“O festival da moqueca capixaba tá pocando”, me disse a famosa Eliana do Beco do Siri, da Ilha das Caieiras.
O II Festival da Moqueca Capixaba, segundo Evandro Figueiredo, da Prefeitura de Vitória, que patrocina o festival, vai até este domingo com muita música e a presença de um público expressivo.
Para Evandro, o festival tem o objetivo também de fortalecer as atividades das centenárias paneleiras de Goiabeiras, uma tradição de um dos mais importantes ícones da produção artesanal e do turismo de Vitória, a capital do ES.
Goiabeiras Velha é um dos bairros mais antigos de Vitória e está situado num lado do manguesal que vai até a área da Universidade Federal do ES (Ufes).
As famosas panelas de Goiabeiras são patrimônio cultural desde 2002. A produção coletiva gera renda para cerca de 120 famílias da região.
Eu entrevistei o Evandro Figueiredo para a coluna AQUI VITORIA do Portal Don Oleari e pro meu canal no you tube.
No vídeo a seguir eu converso com a famosa personagem da Ilha das Caieiras, muito conhecida como Eliana do Beco do Siri, nome do seu restaurante na primitiva ilha. Eliana é uma entusiasta do trabalho que envolve os produtos do mar. Ela me recebeu e foi logo dizendo:
– “O Festival da Moqueca de Goiabeiras tá pocando e eu vim aqui dar minha colaboração e minha colaboração a esta valiosa comunidade”. Vejam aí minha conversa com Eliana:
Partimônio Cultural do Brasil.
Serviço
II Festival da Moqueca de Grande Goiabeiras
Sábado (25), de 19 às 23 horas, e domingo (26) do meio dia às 19 horas.
Preços de petiscos e pratos a partir de R$ 8,00
Local: Na rua Silvana Rosa (Rua do Galpão das Paneleiras)
Entrada: gratuita
Programação
Sábado – 25/9
20h30m – Jokas do Samba (samba e pagode)
Domingo – 26/9
14 horas – Forró Raiz (forró nordestino)
16 horas – Vlad AKS e banda (samba e pagode)