Festival Vila Musical
Fotos: Victoria Dessaune
As atividades, que serão realizadas nos dias 2 e 3 de outubro, são gratuitas e buscam conectar o público infantil com a cultura musical capixaba.
O Festival Vila Musical tem inscrições gratuitas até 27 de setembro, para oficinas infantis de percussão e canto. Serão apresentados para as crianças instrumentos de batucada e ritmos voltados para a cultura capixaba. As atividades, que acontecem nos dias 02 e 03 de outubro, serão online.
São 15 vagas para cada oficina e inscrições no site do Festival Vila Musical : https://linktr.ee/
As atividades, ministradas pelos professores Eduardo Ojú e Yuri Guijansque, buscam incentivar a representatividade afro-capixaba e a cultura do interior do ES para o público infantil da cidade de Vitória, a capital.
Na primeira oficina, marcada para o dia 02 de outubro, o escritor e compositor Eduardo Ojú apresentará aos pequenos variadas práticas de percussão e suas representatividades. Ao final, as crianças, com o acompanhamento dos pais, vão realizar um grande cortejo musical com um instrumento produzido com material de casa, como baldes, panelas, cabos de vassoura e outros.
No segundo dia (3), o músico, compositor e professor de música Yuri Guijansque será o responsável pela aula de canto, onde ele, num momento lúdico com as crianças, irá explorar ritmos e repertórios voltados para a cultura popular e a cultura da infância na perspectiva de cidades do interior.As atividades vão acontecer via plataforma de videoconferência.
O Festival
As oficinas fazem parte do Festival Vila Musical que será realizado nos dias 11 e 12 de outubro, em comemoração da semana da criança.
O Festival será uma grande vila brincante — em formato virtual — em que tudo vira música. As transmissões serão no Canal do Youtube do festival com apresentações de bandas e grupos de manifestações tradicionais capixabas.
Tudo isso guiado por três personagens: Catarina, Juvenal e Bartolomeu! O projeto é uma realização da Expurgação, EXP Filmes e Tangerinas e foi aprovado em edital setorial de Música 033/2019 da Secult/ES e recebe recursos do Funcultura.
Acesse o canal do Festival: https://linktr.ee/
Serviço:
OFICINA DE CORTEJO PERCUSSÃO AFRO CAPIXABADIA
2/10
HORÁRIO: 10 às 11H30m
VAGAS: 15
Público-Alvo: Crianças até 12 anos
Professor Eduardo Ojú
Escritor e compositor popular, propôs os projetos culturais A Porta do Tapete Voador (2011), Música de Mangueio (2013), Marujada de Cabôco (2011, 2015) e #tambordialético | QUILOMBO (2017). C
Como ceramista registrado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (2018) participou da Bienal Naifs do Brasil do Sesc Piracicaba (2020) com a obra Igreja Velha. Atualmente reside em São Mateus, ES, e coordena o projeto e pesquisa #tambordialético | o barro pensa, a forma o tempo é quem dá, sobre Educação do Campo e Filosofia Africana no contexto das brincadeiras em devoção a São Benedito das Piabas e Caboclo Bernardo.
OFICINA DE CANTODIA:
3/10
HORÁRIO: 14 às 15h30m
VAGAS: 15
Público-Alvo: Crianças até 12 anos
Professor Yuri Guijansque
Yuri é músico, compositor e professor de música licenciado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Como professor, Yuri trabalha com musicalização infantil em escolas regulares e projetos sociais desde 2015 atuando com ensino de canto, violão, flauta, teoria musical, harmonia entre outros.
Como músico e compositor atua em diversos projetos como o grupo capixaba de música autoral “Pó de Ser Emoriô”. É solista da Orquestra Pop&Jazz do Instituto Federal do Espírito Santo, além de ter seu projeto solo como compositor e intérprete.
Inscrições gratuitas pelo site: https://linktr.ee/
Edição: Don Oleari
Com Honório Rocha Filho
(27) 997075501https: //linktr.ee/