Frio declina
Frio declina massa de ar polar com mínimas abaixo de 4 °C no Sul; áreas do Norte e Nordeste entram em alerta para chuvas fortes e temporais
ESPECIAL TEMPO TEMPO
DA REDAÇÃO DON OLEARI PN
Sul
O frio perde força, mas a geada persiste nas serras. O amanhecer desta sexta-feira ainda será gelado na região Sul.
Temperaturas ficam abaixo de 4 °C em áreas de serra no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além de pontos do planalto catarinense, onde há condição para geada.
Com o afastamento do sistema de alta pressão associado ao ar frio para alto-mar ao longo do fim de semana, as temperaturas tendem a subir gradualmente, principalmente durante a tarde.
No litoral do Paraná, a infiltração marítima provoca chuva moderada, enquanto o tempo firme predomina nas demais áreas do estado e nas capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
Sudeste
Chuvas ganham força no Rio de Janeiro e Espírito Santo. O transporte de umidade do oceano para o continente, aliado ao reforço de um cavado meteorológico, aumenta a frequência de chuvas desde o litoral de São Paulo até o Espírito Santo.
Há previsão de acumulados significativos ao longo do dia, principalmente no Rio de Janeiro e no litoral do ES.
Na cidade de São Paulo, o dia começa gelado e nublado, com possibilidade de garoa pela manhã. À tarde, o sol aparece entre nuvens e as condições de chuva diminuem.
O mar segue agitado na costa do Sudeste, mas sem alerta de ressaca emitido pela Marinha do Brasil.
Centro-Oeste
Frio dá trégua e tempo seco predomina. Na região Centro-Oeste, as temperaturas permanecem amenas pela manhã, mas o frio intenso perde força, especialmente no sul de Mato Grosso do Sul.
A tarde será mais ensolarada, com elevação gradativa das máximas ao longo dos próximos dias. Não há previsão de chuva em nenhuma área, e o tempo seco predomina.
]A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% entre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, exigindo atenção para riscos à saúde e à produção agropecuária.
Norte e Nordeste
Temporais preocupam Amazonas, Roraima e litoral baiano. No Norte, o calor e a alta umidade mantêm as condições para temporais no norte do Amazonas, em Roraima e no noroeste do Pará.
No Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua provocando pancadas de chuva moderadas a fortes e temporais localizados.
No Nordeste, a infiltração marítima aumenta as chuvas no litoral da Bahia, com alerta para temporais entre Ilhéus e Salvador.
De Sergipe até o Rio Grande do Norte, as pancadas podem variar de moderadas a fortes.
Frio declina
Fonte: https://www.canalrural.com.br/
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias