Quem somos[email protected]

Search

Saúde: Frio não é desculpa para abandonar exercícios físicos; saiba como se manter motivado e praticar sem arriscar a saúde | 21/6

Frio

Frio

Aurélio Alfieri, profissional de Educação Física. Mais de um milhão de seguidores no Instagram

De acordo com o profissional de educação física Aurélio Alfieri, atividades internas são as mais recomendadas e há medidas que ajudam a reduzir o impacto do frio sobre o corpo

Quando as temperaturas caem entre o outono e o inverno, o ânimo para praticar exercícios físicos costuma acompanhar o movimento. Ainda assim, é preciso resistir à vontade de passar o friozinho debaixo das cobertas e mexer o corpo para se manter saudável física e mentalmente. “Fazer exercício no frio é tão importante quanto fazer exercício no calor. O nosso corpo precisa do movimento”, diz o profissional de educação física e influenciador Aurélio Alfieri.

Ele explica ainda que há questões específicas relacionadas a esta época que precisam ser consideradas, como o aumento do consumo de açúcares e gorduras. “No inverno, nosso corpo acaba pedindo alimentos mais calóricos. Se não fizermos exercícios físicos para queimar essas calorias, é bem provável que cheguemos ao verão com peso maior, colesterol e glicemia mais elevados, aumentando os riscos para a saúde e também trazendo problemas estéticos”, reforça.

Outro ponto é que o frio nos faz ficar mais parados e encolhidos, o que aumenta o risco de desenvolver dores no corpo. Assim, não só os exercícios, mas também os alongamentos tornam-se essenciais.

Para manter o hábito, a sugestão é ter uma meta realista. “Não é para dizer: ‘ah, vou fazer exercícios todos os dias às cinco horas da manhã’, porque é bem difícil manter essa meta. Fazer atividades três vezes por semana, meia hora cada uma das sessões, já ajuda bastante”, recomenda Alfieri. Ter companhia, principalmente uma mais disciplinada, também pode contribuir para manter o hábito, assim como optar por atividades internas nesse período.

Melhores práticas (e formas de praticar)

São as atividades internas, aliás, que são as mais indicadas para as estações mais frias. “Os exercícios mais indicados em dias muito frios realmente são aqueles que podem ser feitos em ambientes protegidos, que têm uma temperatura controlada, para deixar a atividade mais agradável e mais segura”, orienta o profissional.

Isso porque, além de desmotivar os praticantes, o frio pode representar risco à saúde. É preciso considerar, por exemplo, que o ar frio é mais seco, o que afeta mucosas e facilita a entrada de microrganismos no corpo a partir da respiração. Dependendo da temperatura, o corpo também pode não conseguir esquentar o ar inspirado adequadamente.

O influenciador orienta ainda evitar as práticas nos horários mais frios, como início da manhã, fim da tarde e à noite, e reforça ainda a importância do aquecimento antes da prática. “Precisamos realmente preparar a musculatura, lubrificar as articulações e preparar o corpo para essa atividade, devido ao risco de lesão. Então, o aquecimento é fundamental”, diz.

É preciso ainda usar roupas adequadas, resistentes ao vento e, se for o caso, à chuva, assim como proteger as vias aéreas com cachecóis ou outras peças para minimizar o efeito do ar frio. Outra orientação fundamental é manter-se hidratado: com o frio, a tendência é bebermos menos água, o que prejudica o funcionamento do organismo.

Aurélio Alfieri

Aurélio Alfieri é profissional de educação física e autor do livro Manual Prático para ser Jovem por Mais Tempo – A Roda da Juventude (Ed. Appris), que configurou entre os mais vendidos da Amazon em 2022. Possui especialização em Psicologia Corporal e já ministrou mais de 50 cursos e palestras no Brasil e no exterior. Desde 2016, produz vídeos semanais em seu canal no YouTube, que conquistou quase 2 milhões de inscritos, com treinos para o público com mais de 50 anos e para pessoas que precisam se exercitar sem impacto. No Instagram já possui mais de 1 milhão de seguidores. https://www.instagram.com/aurelioalfieri/

Frio

Editado por Don Oleari – [email protected] – https://twitter.com/donoleari

Programa brasileiro de doação de leite humano é referência internacional 21/6

Parkinson: 30% dos casos diagnosticados inicialmente como na verdade são outras doenças

 

Tags

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.