Globo manda afiliada demitir
Globo manda afiliada demitir apresentadora Fabíola de Paula do Bom dia Espírito Santo. Trabalhava na TV Gazeta há 11 anos, segundo a nota
COLUNA MÍDIO AO MOLHO | TODAS AS MÍDIAS
DA REDAÇÃO DON OLEARI
A jornalista Fabíola de Paula, um dos principais nomes da TV Gazeta, foi demitida nesta segunda-feira (16).
A jornalista, que era âncora do Bom dia Espírito Santo desde 2021, foi dispensada da emissora diante de uma ordem dada da alta cúpula da Globo no Rio de Janeiro.
Fabíola de Paula no Bom dia Espírito Santo de 10 de junho: demitida por violar princípios editoriais (foto: Reprodução/TV Gazeta)
Uma denúncia anônima fez com que a diretoria da rede descobrisse que a apresentadora, que dava expediente na afiliada há 11 anos, era uma contumaz infratora dos princípios editoriais do conglomerado, que também devem ser seguidos pelas empresas parceiras, e não apenas por canais próprios da Globo.
A reportagem do TV Pop apurou que a comunicadora usava corriqueiramente suas redes sociais, em especial o Instagram, para fazer ações publicitárias, além de usar a plataforma para divulgar seus serviços como mestre de cerimônias e consultora de oratória.
Os dois últimos tópicos até são tolerados pela Globo, apesar de também serem vetados pelas normas editoriais da empresa.
Ela, porém, não conseguiu justificar a razão pela qual vinha fazendo sistematicamente publicidade nas redes sociais. A jornalista não era nenhuma novata, e tinha plena ciência das normas da rede.
Diferentemente de outras afiliadas da Globo, a TV Gazeta do Espírito Santo tem uma relação próxima com a cúpula da rede.
Fabíola de Paula não é a primeira âncora de telejornal a ser demitida por violação dos princípios editoriais da matriz.
Há pouco mais de dois anos, em fevereiro de 2023, a afiliada também dispensou os serviços de Carol Monteiro, que comandava a edição regional do então chamado ES1 (atualmente Gazeta Meio-Dia), por ter atuado como mestre de cerimônias de um evento do Grupo Buaiz, conglomerado que controla a afiliada da Record no estado.
A situação da agora ex-apresentadora do Bom dia, Espírito Santo ficou ainda mais complicada por ela ter um relacionamento com Mário Bonella, um dos medalhões do telejornalismo da afiliada (os dois inclusive formavam uma dupla no noticioso matinal).
O fato dela ter uma relação com um profissional ainda mais experiente — e por isso teoricamente conhecedor nato das normas que são impostas pela Globo — transformou a violação aos princípios editoriais do conglomerado em algo totalmente inaceitável.
Fabíola de Paula já estava afastada do comando do Bom dia, Espírito Santo desde 10 de junho, quando apresentou o noticioso pela última vez.
Na ocasião, ela se despediu com um “até amanhã” que nunca aconteceu.
Bonella continuou no ar por mais dois dias, até o dia 12, dividindo o comando do matinal com a repórter Vanessa Calmon — ela comandou o noticiário na sexta-feira (13) com o também repórter Elton Ribeiro.
Na manhã desta segunda-feira, seu par na apresentação foi Aurélio de Freitas, âncora titular do Gazeta Meio-Dia para o interior.
O TV Pop teve acesso ao memorando interno enviado por Bruno Dalvi, editor-chefe de Jornalismo, aos demais funcionários da TV Gazeta:
COMUNICADO
Nossa colega Fabíola de Paula foi desligada da Rede Gazeta, nesta segunda-feira. A empresa agradece pelos onze anos de trabalho no jornalismo.
Em breve, anunciaremos quem vai compor a apresentação.
Blog do Álvaro
https://blogdoalvaro.blogspot.com/
Globo manda afiliada demitir
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias
https://www.instagram.com/donolearinoticias/
Seguralta quer chegar a 2.300 lojas em 2025 e vender R$ 1,2 bilhão em 2026