Gol
COLUNA CALHAMBEQUE
O grande sucesso da Volkswagen, o Gol, teve a última unidade feita na fábrica de Taubaté (SP) em 23 de dezembro de 2022, 42 anos anos depois do primeiro.
A fábrica está sendo atualizada para produzir o Polo Track, que a famosa marca alemã pretende que seja o sucessor com o mesmo sucesso do Gol.
Fim de linha para o famoso Gol, depois de 42 anos de grande sucesso de vendas.
Ficha técnica do último Gol feito em Taubaté: PT108470; rodas de aço de 14 polegadas; maçanetas e retrovisores pretos; volante multifuncional. A VW informou que o modelo mais simples, de entrada, tem preço a partir de R$ 79.770,00.
Campeão
Segundo informe da VW, “o Gol foi o carro mais produzido e exportado do Brasil, com mais de 8 milhões de unidades em 42 anos”. Durante 27 anos seguidos, foi o mais vendido do Brasil – de 1987 a 2014.
Fábrica atualizada
A fábrica de Taubaté paralisou seus trabalhos no dia 24 de dezembro, voltando no começo de janeiro em dois turnos. O novo popular da VW o Polo Track começa a ser fabricado neste dia 9 de janeiro.
Vale lembrar que a fábrica já havia sido modernizada para fazer a plataforma modular MQB. Ou seja, a base da qual o Polo deriva, assim como o sedã Virtus e os SUVs compactos Nivus e T-Cross. No total, a planta agregou cerca de 80 robôs, além de novo maquinário. Como resultado, a capacidade de produção foi ampliada em cerca de 33%.
Novo Track
Segundo o Jornal do Carro, suplemento do Estadão “o Polo Track é uma versão simplificada do hatch, atualizada recentemente”.
Ele chega ao mercado com a mesma tabela do último Gol, isto é, a partir de R$ 79.990. A Volkswagen escala o Polo Track para competir com o Onix, da Chevrolet, e com o HB20, da Hyundai.
Ficha técnica: Polo Track, motor 1.0 MPI flex; 3-cilindros de 12 válvulas gera 84 cv de potência e 10,3 mkgf de torque. O câmbio é de cinco marchas, manual.
https://jornaldocarro.estadao.com.br/
,