Redação Don Oleari
A morte recente do líder soviético Mikhail Gorbachev teve repercussão mundial, com a marca de sua postura contra o comunismo fechado e agressivo da União Soviética e destacando seus propósitos de abertura e diálogo com o Mundo Ocidental.
Seus discursos e seu pensamento foram compilados em obras editadas em grande número de países, entre eles o Brasil. Em 1988, a Editora Expressão e Cultura – Exped – sediada no Rio de Janeiro foi a responsáve pela edição brasileira.
Para isso, a missão foi delegada a um profissional da área, um jornalista que dirigia em Brasília a Agência Planalto de Notícias e os escritórios da Editora Expressão e Cultura, presidida por Ferdinando Bastos de Sousa e Ricardo Pamplona Vaz.
Vodca russa
Para cumprir sua missão, Rubens Pontes frequentou durante três meses a Embaixada da União Soviética, selecionando, dando forma, recolhendo subsídios e material pertinentes à edição.
Ygor Malakov, adido cultural da União Soviética, designado pelo Embaixador para acompanhar o trabalho editorial, deu-lhe natural e integral apoio, procedendo ao penoso trabalho de tradução. Algumas vezes Pontes almoçou, jantou e sorveu doses de vodka nacional – vodka russa, naturalmente – até altas madrugadas.
No seu livro de memórias profissionais, editado pelo Portal Don Oleari, o jornalista Rubens Pontes aborda o assunto num capítulo completo. Na primeira foto, o livro na inferneti; a segunda, o livro físico.
Foram cinco livros – 5 volumes – revisados, editados, impressos e distribuídos em cerca de 9 semanas.
E aí se pergunta: o que tem o Portal Don Oleari com a edição dos discursos do líder soviético recém-falecido?
Pois o executor do trabalho de compilação, produção e montagem da edição de Mikhail Gorbachev “A Proposta – A perestroika e o Processo de Democratização” é há um bom tempo nosso companheiro de redação, o jornalista Rubens Pontes, responsável pela coluna semanal AQUI RUBENS PONTES – MEU POEMA DE SÁBADO.
Para Rubens Pontes, dos cinco volumes de Denokratizatsiya de Mikhail Gorbachev ao Portal Don Oleari foi apenas uma questão de tempo e espaço.